Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Holanda (Países Baixos)

A bandeira da Holanda é composta por três faixas horizontais nas cores vermelho, branco e azul. Ela representa a independência e a liberdade e reconta a história do país.

Bandeira da Holanda (Países Baixos) hasteada.
A atual bandeira tricolor dos Países Baixos foi oficializada em 1937.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Holanda (Países Baixos) é um símbolo do país, e representa a sua história e independência. Inicialmente nas cores laranja, branco e azul, a origem da bandeira neerlandesa está associada a William I, Príncipe de Orange, que liderou a luta pela independência do país no século XVI. Com o passar dos anos, a cor laranja foi gradualmente sendo alterada, e o vermelho foi oficializado como uma das cores da bandeira dos Países Baixos ao final da década de 1930, lembrando que a Holanda adotou oficialmente o nome Países Baixos em 2020.

Leia também: Bandeira da Alemanha — uma bandeira que representa a unidade, a liberdade e a democracia

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Holanda (Países Baixos)

  • A bandeira da Holanda (Países Baixos) é formada por três faixas horizontais de mesma espessura nas cores vermelho vibrante, branco e azul-cobalto.

  • Não há nenhum símbolo estampado na bandeira neerlandesa.

  • Ela representa a liberdade e a independência.

  • Suas cores estão associadas a William I, Príncipe de Orange, que liderou o movimento de independência dos Países Baixos em relação à Espanha.

  • Inspirou outras bandeiras europeias, como a bandeira da França.

  • A bandeira neerlandesa era composta, inicialmente, pelas cores laranja, branco e azul. Com o passar do tempo, o vermelho passou a ser utilizado no lugar do laranja.

  • As cores da bandeira dos Países Baixos foram oficializadas pela Coroa neerlandesa no ano de 1937.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Holanda

A bandeira da Holanda (agora, oficialmente, Países Baixos) é um dos símbolos que representam o país. De formato retangular, ela é formada por três faixas horizontais de mesma espessura nas cores vermelho, branco e azul. Inicialmente adotada no século XVI, embora com o laranja no lugar do vermelho, a bandeira dos Países Baixos representa a luta pela independência do país e a liberdade.

Significado das cores da bandeira da Holanda

Bandeira da Holanda (Países Baixos).
As cores da bandeira neerlandesa são o vermelho, o branco e o azul, conforme instituído oficialmente em 1937.

As cores vermelho, branco e azul estão presentes na bandeira neerlandesa, e são associadas ao Príncipe de Orange William I. Elas estão presentes em diversas outras bandeiras europeias, principalmente, e acredita-se que algumas delas tenham buscado inspiração na história da bandeira dos Países Baixos para a sua adoção.

Embora não haja um significado oficial para cada uma das cores individualmente, existem algumas interpretações para explicá-las.

  • Vermelho: compõe a faixa superior da bandeira neerlandesa. É a cor mais recente a ser introduzida, tendo em vista que o laranja inicial foi sendo alterado até chegar à tonalidade de vermelho vibrante, como é oficialmente descrito. Acredita-se que o vermelho representa a força e a bravura.

  • Branco: compõe a faixa central da bandeira dos Países Baixos. Tradicionalmente, essa é a cor que representa a paz.

  • Azul: compõe a faixa inferior da bandeira, e é oficialmente descrito como azul-cobalto. Representa a justiça e a perseverança.

História da bandeira da Holanda

A bandeira dos Países Baixos remonta à Guerra dos Oitenta Anos, uma disputa que se estendeu de 1568 até 1648 e que pode ser descrita como a luta neerlandesa em prol da sua independência da Espanha. Um dos principais nomes desse conflito foi o de William I, Príncipe de Orange, a quem a composição da bandeira do país é atribuída.

O brasão de armas utilizado pelo Príncipe de Orange possuía as cores laranja, branco e azul, que passaram a ser adotadas pelos soldados e pelas frotas de navios para indicar a sua origem. O laranja, no entanto, foi sendo alterado ao longo dos anos, com a sua tonalidade saindo dos tons alaranjados para o vermelho.

Por um tempo, ambas as cores eram utilizadas nas bandeiras, o que mudou definitivamente a partir da década de 1930. Mediante um decreto real datado de 1937, o vermelho, o branco e o azul foram oficializados como as cores da bandeira dos Países Baixos.

Veja também: Bandeira de Gana — outra bandeira relacionada à independência de um país

Principais características da Holanda (Países Baixos)

A Holanda é um país localizado na região da Europa Ocidental, onde estabelece fronteira com a Bélgica e a Alemanha. Além do seu território continental europeu, apresenta seis territórios ultramarinos na região das Pequenas Antilhas, na América Central.

Banhado pelo mar do Norte, o território neerlandês dispõe de clima temperado oceânico com invernos frios e verões amenos e chuvas recorrentes durante todo o ano. Sua cobertura vegetal é constituída por diversas espécies típicas de áreas alagadas, como pântanos, além de bosques e campos. Já o relevo dos Países Baixos é formado essencialmente por planícies, com elevação média dos terrenos de apenas 30 metros de altitude.

Paisagem em Amsterdã, capital da Holanda (Países Baixos), onde são hasteadas muitas bandeiras do país.
Paisagem em Amsterdã, capital dos Países Baixos.

A população neerlandesa é atualmente de 17,1 milhões de habitantes, que formam um território densamente povoado cuja distribuição populacional é da ordem de 509 hab./km². A cidade de Amsterdã, a capital do país, consiste em seu maior centro urbano, com mais de 1 milhão de habitantes. No geral, mais de 90% das pessoas vivem nas cidades nos Países Baixos.

A economia neerlandesa se destaca pelo elevado grau de desenvolvimento e modernização, sendo ainda uma das maiores da União Europeia, bloco econômico do qual faz parte. A indústria e o comércio são os dois principais ramos da economia dos Países Baixos, sendo também uma referência no que diz respeito aos transportes. De acordo com IDH, hoje de 0,941, o país pode ser considerado ainda o 10º país do mundo em termos de desenvolvimento e qualidade de vida.

É importante ressaltar que a Holanda mudou oficialmente o seu nome para Países Baixos em 2020. Hoje a denominação Holanda compõe o nome de duas províncias do país: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Curiosidades sobre a bandeira da Holanda

Exemplo de uso da bandeira da Holanda (Países Baixos) com um pendente laranja no Dia do Rei, celebrado em 27 de abril.
Exemplo de uso da bandeira neerlandesa com um pendente laranja no Dia do Rei, celebrado em 27 de abril.
  • A bandeira da Holanda é considerada a bandeira tricolor mais antiga do mundo em termos de uso.

  • A bandeira da França, adotada durante a Revolução Francesa, tem como inspiração a bandeira da Holanda. O esquema tricolor vermelho-branco-azul foi compreendido pelos franceses como um símbolo de liberdade.

  • Os demais países pertencentes ao Reino dos Países Baixos, como Aruba, Curaçau e São Martinho, têm suas próprias bandeiras.

  • Em celebrações importantes da Família Real, como aniversários e no Dia do Rei, fica permitida a adição de um pendente com uma estreita faixa laranja ao mastro da bandeira, representando assim a Casa de Orange.

  • A sequência de cores da bandeira da Holanda é igual à de Luxemburgo. O que as diferencia é a tonalidade do azul, mais clara do pavilhão luxemburguês, e a largura do retângulo.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Holanda (Países Baixos)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-holanda-paises-baixos.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante