PUBLICIDADE
A bandeira de Gana é composta por três listras horizontais nas cores vermelha, amarela e verde, além de uma estrela preta. A história da bandeira de Gana está vinculada ao processo de independência do país. Ela representa a luta dos africanos pela sua liberdade, com destaque para suas cores, que simbolizam o pan-africanismo. A estrela preta da bandeira de Gana também indica a luta pela liberdade empreendida pela população local. A República de Gana é um importante país da África Ocidental e um grande produtor mundial de minérios, madeira e cacau.
Leia também: Bandeira do México — uma bandeira que representa a união do povo e a independência do país
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre bandeira de Gana
- 2 - História da bandeira de Gana
- 3 - Significado da bandeira de Gana
- 4 - Principais caraterísticas de Gana
Resumo sobre bandeira de Gana
-
O atual desenho da bandeira de Gana foi concretizado por uma professora, Theodosia Okoh, no ano de 1957.
-
A bandeira de Gana é formada por três listras horizontais, todas da mesma proporção, nas cores vermelha, amarela e verde.
-
O único símbolo da bandeira de Gana é uma estrela de cinco pontas, situada na porção central e desenhada na cor preta.
-
As cores da bandeira de Gana, assim como de vários outros países africanos, representam o movimento do pan-africanismo.
-
A estrela é um símbolo do processo de libertação da população africana.
-
A República de Gana é um país localizado na África, mais precisamente na África Ocidental, banhado pelo oceano Atlântico.
História da bandeira de Gana
A história da bandeira de Gana está relacionada ao processo pós-independência do país. Nesse contexto, foi criada em 1957, o símbolo máximo dos ganeses, com destaque para as cores do pan-africanismo (vermelho, amarelo e verde), que simbolizam a união dos povos africanos.
Significado da bandeira de Gana
A bandeira de Gana é formada por três listras horizontais, todas na mesma proporção, nas cores vermelha, amarela e verde. Na porção central dela, há uma estrela de cinco pontas na cor preta.
→ Significado das cores da bandeira de Gana
A bandeira de Gana, assim como a de vários outros países africanos, adota as cores tradicionais do pan-africanismo, movimento político e cultural que defende a união das nações africanas.
Ademais, no caso específico de Gana, as cores da bandeira nacional remetem às questões locais bastante representativas para a população do país. Nesse sentido, destaca-se que:
-
Cor vermelha: representa o sangue derramado pelos ganeses ao longo do seu processo de independência.
-
Cor amarela: indica as riquezas minerais do território ganês.
-
Cor verde: simboliza as riquezas florestais de Gana.
→ Significado dos símbolos da bandeira de Gana
A bandeira de Gana conta com um único símbolo, uma estrela de cinco pontas na cor preta, situada na porção central da representação. Essa estrela tem como significado a liberdade da população africana, especialmente em relação aos colonizadores europeus.
Veja também: Bandeira da Argentina — uma bandeira que traz o símbolo da independência do país
Principais caraterísticas de Gana
A República de Gana é um país localizado na África, mais precisamente na África Ocidental, nas proximidades do golfo da Guiné. O território de Gana é banhado pelo oceano Atlântico. O nome do país, em línguas nativas locais, significa “guerreiro”.
Geograficamente, essa nação possui clima e vegetação tropical. Há diversas reservas de recursos minerais e vegetais em Gana. O território ganês é dividido em 10 regiões. A República de Gana foi explorada e colonizada por diversas nações europeias, com destaque para o Reino Unido, país do qual Gana conquistou a sua independência em 1957.
O território ganês é relativamente populoso e povoado. A capital do país é a cidade de Acra. A República de Gana possui certo protagonismo regional em termos diplomáticos. Economicamente, destaca-se a produção de bens primários, como madeira, cacau e minérios. Já em termos culturais, Gana é um país muito diversificado, com grande tradição na produção de artesanatos.
Curiosidades sobre a bandeira de Gana
-
A bandeira de Gana foi desenhada pela professora ganesa Theodosia Okoh após a independência do país, em 1957.
-
Assim como Gana, diversos países africanos possuem bandeiras com as cores do pan-africanismo, como Togo, Guiné e Senegal.
Créditos de imagem
[1] Truba7113 / Shutterstock
Por Mateus Campos
Professor de Geografia