Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira de Gana

A bandeira de Gana é o símbolo máximo dessa nação da costa africana. A estrela na cor preta situada no centro da bandeira representa a liberdade da população africana.

Bandeira de Gana.
Bandeira de Gana.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira de Gana é composta por três listras horizontais nas cores vermelha, amarela e verde, além de uma estrela preta. A história da bandeira de Gana está vinculada ao processo de independência do país. Ela representa a luta dos africanos pela sua liberdade, com destaque para suas cores, que simbolizam o pan-africanismo. A estrela preta da bandeira de Gana também indica a luta pela liberdade empreendida pela população local. A República de Gana é um importante país da África Ocidental e um grande produtor mundial de minérios, madeira e cacau.

Leia também: Bandeira do México — uma bandeira que representa a união do povo e a independência do país

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira de Gana

  • O atual desenho da bandeira de Gana foi concretizado por uma professora, Theodosia Okoh, no ano de 1957.

  • A bandeira de Gana é formada por três listras horizontais, todas da mesma proporção, nas cores vermelha, amarela e verde.

  • O único símbolo da bandeira de Gana é uma estrela de cinco pontas, situada na porção central e desenhada na cor preta.

  • As cores da bandeira de Gana, assim como de vários outros países africanos, representam o movimento do pan-africanismo.

  • A estrela é um símbolo do processo de libertação da população africana.

  • A República de Gana é um país localizado na África, mais precisamente na África Ocidental, banhado pelo oceano Atlântico.

História da bandeira de Gana

A história da bandeira de Gana está relacionada ao processo pós-independência do país. Nesse contexto, foi criada em 1957, o símbolo máximo dos ganeses, com destaque para as cores do pan-africanismo (vermelho, amarelo e verde), que simbolizam a união dos povos africanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira de Gana

A bandeira de Gana é formada por três listras horizontais, todas na mesma proporção, nas cores vermelha, amarela e verde. Na porção central dela, há uma estrela de cinco pontas na cor preta.

Significado das cores da bandeira de Gana

A bandeira de Gana, assim como a de vários outros países africanos, adota as cores tradicionais do pan-africanismo, movimento político e cultural que defende a união das nações africanas.

Ademais, no caso específico de Gana, as cores da bandeira nacional remetem às questões locais bastante representativas para a população do país. Nesse sentido, destaca-se que:

  • Cor vermelha: representa o sangue derramado pelos ganeses ao longo do seu processo de independência.

  • Cor amarela: indica as riquezas minerais do território ganês.

  • Cor verde: simboliza as riquezas florestais de Gana.

Significado dos símbolos da bandeira de Gana

A bandeira de Gana conta com um único símbolo, uma estrela de cinco pontas na cor preta, situada na porção central da representação. Essa estrela tem como significado a liberdade da população africana, especialmente em relação aos colonizadores europeus.

Veja também: Bandeira da Argentina — uma bandeira que traz o símbolo da independência do país

Principais caraterísticas de Gana

A República de Gana é um país localizado na África, mais precisamente na África Ocidental, nas proximidades do golfo da Guiné. O território de Gana é banhado pelo oceano Atlântico. O nome do país, em línguas nativas locais, significa “guerreiro”.

Geograficamente, essa nação possui clima e vegetação tropical. Há diversas reservas de recursos minerais e vegetais em Gana. O território ganês é dividido em 10 regiões. A República de Gana foi explorada e colonizada por diversas nações europeias, com destaque para o Reino Unido, país do qual Gana conquistou a sua independência em 1957.

Monumento da Independência, na cidade de Acra, capital de Gana, onde bandeiras do país são hasteadas.
A cidade de Acra é a capital de Gana. [1]

O território ganês é relativamente populoso e povoado. A capital do país é a cidade de Acra. A República de Gana possui certo protagonismo regional em termos diplomáticos. Economicamente, destaca-se a produção de bens primários, como madeira, cacau e minérios. Já em termos culturais, Gana é um país muito diversificado, com grande tradição na produção de artesanatos.

Curiosidades sobre a bandeira de Gana

  • A bandeira de Gana foi desenhada pela professora ganesa Theodosia Okoh após a independência do país, em 1957.

  • Assim como Gana, diversos países africanos possuem bandeiras com as cores do pan-africanismo, como Togo, Guiné e Senegal.

Créditos de imagem

[1] Truba7113 / Shutterstock

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia  

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira de Gana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-de-gana.htm. Acesso em 17 de junho de 2024.

De estudante para estudante