Topo
pesquisar

Anistia Internacional

Geografia

A Anistia Internacional é uma organização criada em 1961 que luta pelos direitos humanos.
PUBLICIDADE

Criada em 1961, pelo advogado britânico Peter Benenson – revoltado com a prisão de estudantes portugueses pelo simples fato de mostrarem um cartaz contendo a palavra liberdade –, a Anistia Internacional é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua em mais de 150 países e possui mais de 2,2 milhões de membros e ativistas. O principal foco de atuação dessa organização é a luta pelo respeito aos direitos humanos, de forma que todas as pessoas, independentemente do país, possam desfrutar dos direitos estabelecidos na Declaração Internacional dos Direitos Humanos. Em 1997 a organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Diferentemente de outras ONG’s, a Anistia Internacional não aceita nenhum tipo de doação oriunda de instituições públicas. Ela atua através de ajudas financeiras de seus próprios membros e simpatizantes, além de campanhas para a arrecadação de verbas. Essa posição da organização garante autonomia na realização das investigações, de forma totalmente independente e sem nenhuma imposição estatal.

A Anistia Internacional promove campanhas para a libertação dos presos de consciência: pessoas detidas por causa de convicções, religião, composição étnica, idioma, sexo ou opção sexual que não tenham feito uso da violência. Atua também em defesa de julgamentos rápidos e justos aos presos políticos, combate ao tratamento cruel de prisioneiros, à tortura, aos maus tratos, aos “desaparecimentos”, às execuções extrajudiciais, assistência médica e a abolição da pena de morte, que, em 2008, foi realizada em 24 países, executando 2.390 pessoas.

Nesse sentido, a Anistia Internacional realiza trabalhos de investigação a violações e abusos dos direitos humanos, e divulga publicamente os resultados, de forma a promover mudanças que melhorem a situação das vítimas. Os seus trabalhos são apresentados aos governos, organizações intergovernamentais, empresas e instituições não estatais. Promove manifestações públicas como forma de pressão contra a violação dos direitos humanos universais.

Até 2010, os trabalhos da Anistia Internacional conseguiu garantir os direitos de mais de 50 mil prisioneiros de consciência em várias partes do mundo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola
 

Organização que luta pelos direitos humanos
Organização que luta pelos direitos humanos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Anistia Internacional "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/anistia-internacional.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola