PUBLICIDADE
O Alabama é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos, com capital na cidade de Montgomery. Localizado no sul do país, o Alabama apresenta clima temperado e terrenos aplainados recobertos por uma extensa floresta. Além disso, o estado é drenado por longos cursos d’água que são muito utilizados como hidrovias. Mais de cinco milhões de pessoas vivem no Alabama, e atualmente a economia desse estado é baseada na indústria manufatureira e na exploração de recursos naturais.
O Alabama foi o 22º estado a ser incorporado na União, em 1819. Um século mais tarde, ele seria o centro de importantes protestos que fizeram parte da luta da população afro-americana pela garantia dos seus direitos civis.
Leia também: Kansas — o primeiro estado a assegurar o direito das mulheres ao voto
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Alabama
- 2 - Dados gerais do Alabama
- 3 - Mapa do Alabama
- 4 - Geografia do Alabama
- 5 - Demografia do Alabama
- 6 - Economia do Alabama
- 7 - Infraestrutura do Alabama
- 8 - Governo do Alabama
- 9 - Origem do nome Alabama
- 10 - Qual é a cultura do Alabama?
- 11 - História do Alabama
- 12 - Curiosidades sobre o Alabama
Resumo sobre o Alabama
-
O Alabama é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.
-
Foi o 22º estado a ser incorporado na União, em 14 de dezembro de 1819.
-
Sua capital é a cidade de Montgomery.
-
Possui clima temperado, e seus terrenos são planálticos e montanhosos, ao norte, e com planícies, ao sul, sendo recobertos por florestas temperadas.
-
Sua população é de 5.024.356 habitantes, dos quais 57,7% vivem nas cidades. A maior delas é Huntsville, com 215 mil habitantes.
-
Tem uma das menores rendas per capita dos Estados Unidos.
-
Sua economia é baseada na indústria manufatureira e na exploração de recursos naturais, como madeira e minérios.
-
Fica nele a segunda maior usina nuclear dos Estados Unidos. Apesar disso, sua principal fonte de geração de energia é o gás natural.
-
Sua história ficou marcada pela importante luta pelos direitos civis da comunidade afro-americana dos Estados Unidos na segunda metade do século XX.
Dados gerais do Alabama
-
Nome oficial: Estado do Alabama
-
Gentílico: alabamiense
-
Extensão territorial: 135.765 km2
-
Localização: sudeste dos Estados Unidos
-
Capital: Montgomery
-
Maior cidade: Huntsville
-
Menor cidade: McMullen
-
Clima: temperado
-
Governo: democrático representativo
-
Divisão administrativa: 67 condados
-
Idioma: inglês
-
Religiões:
-
protestantismo;
-
catolicismo;
-
mormonismo;
-
testemunha de Jeová;
-
ortodoxia oriental;
-
judaísmo.
-
-
População: 5.024.356 habitantes
-
Densidade demográfica: 37 hab./km²
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,881
-
Moeda: Dólar estadunidense
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 277,81 bilhões
-
PIB per capita: US$ 54.753
-
Gini: 0,474
-
Fuso horário: GMT–5 e GMT–6
Mapa do Alabama
Geografia do Alabama
O Alabama é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Montgomery. O Alabama se estende por 135,7 mil km² e fica no sul do país, onde possui um estreito litoral banhado pelas águas do golfo do México. Seu território estabelece fronteira terrestre com outros quatro estados norte-americanos:
- Tennessee, ao norte;
- Geórgia, a leste;
- Flórida, ao sul;
- Mississippi, a oeste.
→ Clima do Alabama
O estado do Alabama apresenta clima temperado, que pode ser identificado também como subtropical. Os verões são quentes, com médias térmicas de 26 ºC, enquanto os invernos são mais frescos e podem registrar temperaturas de até 9 ºC. As condições em áreas mais elevadas tendem a ser mais amenas, com temperaturas médias anuais de 16 ºC. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e acumulam até 1450 mm.
→ Relevo do Alabama
O Alabama tem uma paisagem natural bastante heterogênea, aspecto esse que se deve, em parte, pelo relevo. No norte predominam terrenos planálticos e montanhosos, com destaque para a presença de um trecho dos montes Apalaches. O relevo se torna menos acidentado e as elevações diminuem à medida que se caminha para o sul do estado, onde ficam as planícies.
A altitude média do Alabama é de 150 metros, enquanto seu ponto mais elevado fica na montanha Cheaha, a 735 metros de altitude.
→ Vegetação do Alabama
As florestas temperadas recobrem 71,3% da superfície do Alabama, colocando o estado como o quinto com a maior área florestada dos Estados Unidos. Nas florestas se identifica a presença de árvores como os pinheiros e os carvalhos, além de espécies nativas norte-americanas, como a nogueira-preta.
→ Hidrografia do Alabama
A rede de drenagem do Alabama se divide entre a região norte do país, banhada principalmente pelo rio Tennessee, e a região centro-sul, por onde correm importantes rios, como o Tallapoosa e o Coosa, que confluem próximo da capital e dão origem ao rio Alabama.
Veja também: Montana — outro estado cuja paisagem é marcada por florestas, planícies e montanhas
Demografia do Alabama
O Alabama tem uma população de 5.024.356 pessoas, ficando na 24ª posição entre os estados mais populosos dos Estados Unidos. Essa informação é do censo demográfico realizado no país em 2020. As estimativas indicam que a população do Alabama aumentou em 50 mil habitantes nos últimos dois anos, diferindo de parte significativa dos estados norte-americanos, que viram sua população reduzir.
A parcela central do Alabama concentra a maior parte da população do país, indicando uma distribuição populacional bastante desigual. Em números, pode-se dizer que o Alabama é pouco povoado, com densidade demográfica de 37 hab./km². Além disso, o estado é o oitavo menos urbanizado do país: 57,7% da população do Alabama vivem nas cidades, enquanto 42,3% vivem no campo.
A seguir, confira quais são as maiores cidades do Alabama:
- Huntsville: 215.006 habitantes;
- Birmingham: 200.733 habitantes;
- Montgomery: 200.603 habitantes;
- Mobile: 187.041 habitantes;
- Tuscaloosa: 99.600 habitantes.
Economia do Alabama
O Alabama tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 277 bilhões de dólares que representa aproximadamente 1% da economia dos Estados Unidos. Na lista das economias estaduais, de acordo com o PIB, o Alabama ocupa a 27ª posição. O estado apresenta a terceira menor renda per capita do país que soma atualmente 54,7 mil dólares anuais. Além disso, o Alabama figura entre os estados com maior índice de pobreza dos Estados Unidos, chegando hoje a 16,1% de sua população.
A indústria manufatureira e o extrativismo são as duas principais atividades econômicas do Alabama. O estado detém grandes reservas de recursos minerais, como carvão mineral, calcário e minério de ferro, elementos retirados do solo e aproveitados no setor secundário. A indústria é grande produtora, ainda, de alimentos, tecidos, automóveis, aeronaves e veículos espaciais.
Além do extrativismo mineral, o Alabama é conhecido pela qualidade de sua madeira e pela indústria madeireira. Também no setor primário, o estado tem destaque na criação de animais e produção de elementos como carnes, ovos, leite e couro.
→ Turismo no Alabama
O turismo é uma atividade em expansão no Alabama, um dos estados que menos sofreram nesse setor durante a recessão econômica decorrente da pandemia de covid-19. Estima-se que quase 30 milhões de turistas visitem o Alabama todos os anos, atraídos pelas paisagens naturais e pelos museus, parques e centros científicos e culturais.
A seguir, confira alguns dos principais destinos turísticos do estado do Alabama.
- U.S. Space and Rocket Center, na cidade de Huntsville
- Distrito dos Direitos Civis, na cidade de Birmingham
- Gulf Shores, cidade no litoral do Alabama
Infraestrutura do Alabama
O estado do Alabama é detentor de uma das mais extensas redes hidroviárias dos Estados Unidos, com mais de 2100 quilômetros de rios navegáveis, utilizados para o transporte de pessoas e de cargas. No estreito litoral do país, fica o Porto de Mobile, que ganhou importância no cenário nacional por apresentar uma das maiores capacidades de carga entre os portos do país, chegando a quase sete milhões de toneladas.
O Alabama é um grande produtor de energia, destacando-se principalmente no que diz respeito à geração de energia elétrica por meio de fontes nucleares. A Usina Nuclear Browns Ferry, localizada na cidade de Athens e próxima do rio Tennessee, é a segunda maior usina do tipo no território estadunidense. Apesar da importância da energia nuclear para o estado, a principal fonte geradora de energia elétrica no Alabama são os combustíveis fósseis, em especial o gás natural e o carvão mineral.
Governo do Alabama
O sistema de governo do estado do Alabama é o democrático representativo, dividindo-se entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Executivo fica a cargo do governador e do tenente-governador, eleitos por meio do voto para exercerem um mandato de quatro anos. O Legislativo é de responsabilidade da Legislatura do Alabama, um órgão bicameral composto pelo Senado, que tem 35 parlamentares, e pela Câmara dos Representantes, que tem 105 parlamentares.
A Constituição do Estado do Alabama é a base legal desse estado e foi ratificada pela última vez no ano de 1901.
Origem do nome Alabama
O estado do Alabama recebeu o mesmo nome de uma das populações indígenas nativas dos Estados Unidos, os indígenas Alabama, que viviam na área por onde hoje se estende o território alabamiense e outros estados do sul.
Qual é a cultura do Alabama?
O estado do Alabama tem uma cultura muito rica e que apresenta elementos característicos da cultura estadunidense, com muitas influências dos povos nativos da região e também da população afro-americana. A narração e a contação de histórias são tradições muito enraizadas na cultura popular do Alabama, tanto que existe um festival na cidade de Athens (condado de Limestone) dedicado a essas práticas.
A música produzida no estado ganhou projeção nacional e mundial, destacando-se em estilos como o jazz, o ragtime e o country. No caso da música country, um dos seus principais nomes, o cantor e compositor Hank Williams, é natural do Alabama. O estado abriga, ainda, grandes centros científicos e culturais, bem como museus, teatros e cinemas, que servem tanto ao lazer da população local quanto aos turistas que visitam o Alabama. A gastronomia do Alabama é tradicional do sul dos Estados Unidos, e tem como pratos principais torta de noz-pecã e tomates verdes fritos.
Saiba mais: Segregação racial — fenômeno que atingiu o sul dos Estados Unidos, entre os séculos XIX e XX
História do Alabama
O povoamento do estado do Alabama começou há, pelo menos, 10 mil anos. Os primeiros habitantes desse estado se estabeleceram na região onde fica o Monumento Nacional de Russell Cave, e, milhares de anos mais tarde, uma série de povos indígenas passou a compor o quadro populacional de onde hoje fica o Alabama e outros estados do sul dos Estados Unidos. Dentre eles se destacam os povos Cherokee e Muskogee. Estima-se que 40 povos nativos viviam no Alabama, e alguns deles ainda mantêm viva a sua cultura no estado.
O explorador espanhol Alonso Álvarez de Pineda foi o primeiro estrangeiro a chegar ao Alabama no século XVI, e outros vieram, logo na sequência, em busca de metais preciosos. Foi somente no ano de 1702 que os franceses se estabeleceram naquela região, construindo o Fort Louis de La Louisiane, no condado de Mobile. Com a intensificação da imigração no século XVIII, Mobile passou a concentrar a maior parte dos europeus que se mudaram para o Alabama.
O Alabama foi uma colônia francesa até o ano de 1763, passando para o domínio britânico após a vitória dos ingleses na batalha que havia sido travada com os franceses nove anos antes, em 1754. Com a Guerra Anglo-Americana, que aconteceu no ano de 1812, os estadunidenses garantiram o domínio sobre o Alabama, que foi aceito como o 22º estado da União em 14 de dezembro de 1819.
→ O papel do Alabama no movimento pelos direitos civis
Cabe aqui destacar uma etapa importante da história do Alabama e dos Estados Unidos que foi a luta pela garantia dos direitos civis da população afro-americana.
Durante o século XIX, mais de metade da população do Alabama era composta por africanos que haviam sido escravizados. Após o fim da Guerra de Secessão, da qual o Alabama participou ao lado dos Estados Confederados, e a libertação dos escravizados, essa população se tornou marginalizada na sociedade.
O Alabama representou o centro do movimento pelos direitos civis dos negros entre 1954 e 1968. Importantes protestos pacíficos foram realizados no estado contra a legislação racista que estava em vigor, como o boicote aos ônibus iniciado pela comunidade afro-americana após a prisão de Rosa Parks (1913-2005) em 1955 e os protestos da Campanha de Birmingham, em 1963, que contaram com a participação e liderança de Martin Luther King Jr.,
Curiosidades sobre o Alabama
-
O Mardi Gras celebrado na cidade do Mobile é um dos mais antigos carnavais dos Estados Unidos, e acontece desde o século XVIII.
-
A inventora do limpador automático de para-brisa, Mary Anderson, era natural do Alabama.
-
O Alabama tem mais de quatro mil cavernas.
-
O foguete utilizado pela missão Apollo 11, da Nasa, foi produzido no Alabama.
-
A indústria aeroespacial de Huntsville desenvolveu alguns dos mais importantes veículos espaciais utilizados pela Nasa. Por isso, a cidade é conhecida como rocket city ou “cidade dos foguetes”.
Créditos das imagens
[3] Sutherland Boswell/ Shutterstock
Fontes
BUREAU of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.
CENSUS. United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html
DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.
EIA. State Profile and Energy Estimates: Alabama. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=AL.
GABRIELLE T. 50 Interesting & Fun Facts About Alabama State to Know. Destguides, 17 nov. 2022. Disponível em: https://www.destguides.com/united-states/alabama/alabama-facts.
GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.
GOMILLION, Charles Goode; NORREL, Robert. Alabama (state, United States). Encyclopaedia Britannica, [1999-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Alabama-state.
HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.
KIFFEL-ALCHEH, Jamie. Alabama. National Geographic Kids, [s.d.]. Disponível em: https://kids.nationalgeographic.com/geography/states/article/alabama.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Biologia