Topo
pesquisar

Kansas

Geografia

Kansas é um estado localizado no centro dos Estados Unidos da América.
PUBLICIDADE

Kansas é o Estado mais central dos Estados Unidos. Localizado em seu território, o Condado de Osborne é o centro geodésico da América do Norte, utilizado como ponto de referência para todos os mapas. O nome “kansas” , o mesmo de uma tribo de nativos que vivia na região anteriormente, significa "povo dos ventos do sul".

A maior parte do Kansas foi anexada pelos Estados Unidos, em 1803, com a Compra do Luisiana. Na verdade, a região compunha, ao lado dos Estados de Nebraska e Oklahoma, o chamado “Território Indígena”. Entretanto, o povoamento de brancos na região fez com que o governo dos Estados Unidos transformasse o Kansas em um Estado em 30 de maio de 1854, através do Ato de Kansas-Nebraska. Assim, a maioria dos nativos americanos foi levada para outras regiões, especialmente para o território do atual Estado de Oklahoma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Kansas limita-se ao norte com Nebraska, a leste com Missouri, ao sul com Oklahoma e a oeste com Colorado. O Estado é apelidado de The Sunflower State (O Estado Girassol), uma vez que enormes planícies em seu território são cobertas por essas espécies de plantas. O mesmo possui um clima temperado, com invernos frios (média de -1ºC) e verões quentes (média de 26ºC).

O Estado se destaca na agropecuária: é o maior produtor de trigo dos Estados Unidos, além de ter um dos maiores rebanhos bovinos do país. Kansas também é um dos líderes nacionais na exploração de petróleo e gás natural. Podemos destacar a prestação de serviços comunitários e pessoais como outro setor de destaque.

A cidade mais importante do Kansas é Kansas City, a qual concentra a maior parte dos serviços e do comércio do Estado.

Kansas City
Kansas City

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Kansas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/kansas.htm. Acesso em 23 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola