PUBLICIDADE
As propriedades físicas dos materiais são aquelas que são observadas ou medidas sem haver alteração na composição do material e podem ser gerais ou específicas. Veja cada caso:
- Propriedades físicas gerais:
São aquelas que não são exclusivas de um material, que são gerais de toda matéria. A massa e o volume são propriedades gerais, pois não servem para identificar uma substância, uma vez que toda matéria tem massa e volume.
Para entender, pense no caso de precisarmos identificar certo líquido incolor. Não bastaria medir o seu volume, pois 1 litro, por exemplo, pode representar o volume de diversos materiais, poderia ser 1 litro de água, 1 litro de álcool ou 1 litro de vários líquidos letais que possuem a mesma aparência da água.
Fazendo uma analogia, um documento de identificação, como a cédula de identidade, não usa características tais como altura e massa corpórea para identificar uma pessoa, pois vários indivíduos podem ter a mesma altura de 1,70 e massa de 65 kg, sendo que essas características são consideradas propriedades físicas gerais.
- Propriedades físicas específicas:
É um conjunto de propriedades exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los. Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.
Por exemplo, a água é a única substância que possui densidade igual a 1,0 g/cm3, congela em 0ºC, ferve em 100 ºC, em condições normais de temperatura e pressão.
Veja na tabela a seguir essas propriedades específicas para várias substâncias puras:
Voltando à analogia da cédula de identidade, uma das propriedades específicas usadas para identificar uma pessoa é a digital, pois cada pessoa possui uma, é uma propriedade exclusiva, particular.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química