Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Propriedades Gerais e Específicas

As propriedades físicas são classificadas em gerais (que toda matéria possui) e específicas (exclusivas e particulares para cada substância pura).

As propriedades específicas, tais como densidade e os pontos de fusão e ebulição, são usadas na identificação de substâncias puras
As propriedades específicas, tais como densidade e os pontos de fusão e ebulição, são usadas na identificação de substâncias puras
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As propriedades físicas dos materiais são aquelas que são observadas ou medidas sem haver alteração na composição do material e podem ser gerais ou específicas. Veja cada caso:

  • Propriedades físicas gerais:

São aquelas que não são exclusivas de um material, que são gerais de toda matéria. A massa e o volume são propriedades gerais, pois não servem para identificar uma substância, uma vez que toda matéria tem massa e volume.

Para entender, pense no caso de precisarmos identificar certo líquido incolor. Não bastaria medir o seu volume, pois 1 litro, por exemplo, pode representar o volume de diversos materiais, poderia ser 1 litro de água, 1 litro de álcool ou 1 litro de vários líquidos letais que possuem a mesma aparência da água.

A massa e o volume são propriedades gerais

Fazendo uma analogia, um documento de identificação, como a cédula de identidade, não usa características tais como altura e massa corpórea para identificar uma pessoa, pois vários indivíduos podem ter a mesma altura de 1,70 e massa de 65 kg, sendo que essas características são consideradas propriedades físicas gerais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Propriedades físicas específicas:

É um conjunto de propriedades exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los. Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

Por exemplo, a água é a única substância que possui densidade igual a 1,0 g/cm3, congela em 0ºC, ferve em 100 ºC, em condições normais de temperatura e pressão.

Veja na tabela a seguir essas propriedades específicas para várias substâncias puras:

Propriedades específicas de algumas substâncias

Voltando à analogia da cédula de identidade, uma das propriedades específicas usadas para identificar uma pessoa é a digital, pois cada pessoa possui uma, é uma propriedade exclusiva, particular.

A digital é como as propriedades específicas, são exclusivas


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Propriedades Gerais e Específicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-gerais-especificas.htm. Acesso em 01 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Qual das propriedades físicas abaixo é específica da matéria?

  1. Cor

  2. Massa

  3. Volume

  4. Ponto de Fusão

  1. Temperatura

Exercício 2

Em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100 °C. Podemos afirmar que esta é uma propriedade:

a) específica

b) genérica

c) funcional

d) geral

e) organoléptica.

Artigos Relacionados


Comparação entre pontos de ebulição das substâncias

Descubra como as interações intermoleculares e as massas molares das substâncias interferem nos seus respectivos pontos de ebulição.
Química

Constituição química da matéria viva

Certas moléculas e íons são essenciais para a origem e manutenção da vida. Descubra quais são esses componentes principais da constituição química da matéria viva.
Química

Densidade

Veja qual é o conceito de densidade e para que essa propriedade serve. Confira os exemplos de densidade de alguns materiais e resolva os exercícios sobre o tema.
Química

Propriedades da matéria

Clique e conheça, por meio de exemplos simples, as particularidades das principais propriedades da matéria!
Química

Propriedades dos Compostos Covalentes e Moleculares

Conheça a diferença entre compostos covalentes e substâncias moleculares e veja as principais propriedades desses materiais que os distinguem dos compostos iônicos.
Química

Substâncias simples e compostas

Conheça as principais características que distinguem as substâncias simples das compostas.
Química

Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos

Quais fatores influem no ponto de ebulição?
Química

Tipos de Misturas

Clique e conheça os diferentes tipos de misturas e aprenda a distingui-las por meio de alguns exemplos!
Química

Unidades de medida

Veja quais são as principais unidades de medida utilizadas no estudo da Química e como fazer para realizar suas conversões!
Química