PUBLICIDADE
Você quer saber quais são os temas que mais aparecem na prova de Espanhol do Enem? Então este texto é para você.
O Espanhol é a língua estrangeira mais escolhida por quem vai fazer o Enem. A prova conta com cinco questões, as quais avaliam a compreensão de leitura de diferentes gêneros textuais. Isso significa que, além de conhecimentos gramaticais, é necessário entender estratégias de leitura, estruturas de gêneros textuais, intencionalidade discursiva e, no caso de língua espanhola, conhecimentos relacionados ao universo cultural dos países hispanofalantes. Portanto, não espere questões que te peçam para identificar modos verbais ou classes gramaticais. Você deve focar em técnicas de interpretação de texto e ter um bom nível de leitura em espanhol.
Entre as habilidades e competências mais cobradas, estão:
-
associação entre tema e título, com base na compreensão global da proposta;
-
identificação de informações expressas;
-
reconhecimento da intenção do texto ou do gênero.
Segundo os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep, 2016), 62% dos estudantes que prestam o Enem escolhem o Espanhol devido à sua suposta facilidade, mas apenas 34% acertam todas as questões. Isso acontece porque, apesar de ser uma língua irmã do português (ambas vieram do latim), o espanhol funciona com uma estrutura distinta, e essa proximidade pode se converter em uma dificuldade se o estudante não se dedicar ao estudo e apoiar-se apenas nas semelhanças.
Pensando nisso, preparamos um apanhado de temas que são mais abordados na prova de Espanhol no Enem. Em cada um deles, analisaremos questões de provas anteriores, que você pode acessar neste link. Vamos lá? ¡Échale ganas!
Leia também: Seis maneiras de estudar para o Enem pela internet
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo de temas de Espanhol mais cobrados na prova do Enem
- 2 - Entendendo melhor a prova de Espanhol no Enem
- 3 - O que é mais cobrado na prova de Espanhol do Enem?
- 4 - Videoaula sobre como estudar Espanhol para o Enem
- 5 - Elementos linguísticos importantes de serem estudados
Resumo de temas de Espanhol mais cobrados na prova do Enem
-
O Espanhol e o Inglês são as duas línguas estrangeiras oferecidas no Enem.
-
O/a estudante seleciona a língua no ato de inscrição.
-
Há cinco questões de língua estrangeira.
-
O foco é a interpretação de texto.
-
Apesar das semelhanças, espanhol e português são línguas diferentes. Portanto, deve-se focar na estrutura e compreender a organização dessa língua.
-
As alusões culturais têm um papel essencial na prova de Espanhol.
-
Os textos estão em língua estrangeira, enquanto as questões estão em língua portuguesa.
-
Os gêneros mais comuns na prova são a notícia, os quadrinhos, as charges, os poemas, os fragmentos de romances e publicidades.
Entendendo melhor a prova de Espanhol no Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, um dos principais meios de acesso à universidade no Brasil. Realizada anualmente, essa prova reúne milhares de jovens que, durante dois dias, respondem a 180 questões, divididas equanimemente por área de conhecimento, e elaboram uma redação argumentativa.
A língua estrangeira também faz parte do Enem e está contemplada na área de Linguagens e suas Tecnologias. O estudante pode escolher entre duas opções no ato de inscrição: Espanhol ou Inglês. No dia da prova, as questões relativas às duas línguas estarão no caderno de questões, mas o estudante deve responder apenas aquelas relacionadas à língua selecionada previamente.
O que se espera de maneira geral é que o/a estudante:
-
conheça a língua espanhola e a use como instrumento de acesso à informação e a outras culturas e grupos sociais;
-
associe vocábulos e expressões de um texto em espanhol ao seu tema;
-
utilize os conhecimentos de espanhol e de seus mecanismos como forma de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas;
-
relacione um texto em espanhol a suas estruturas linguísticas, sua função e seu uso social;
-
reconheça a importância da produção cultural em língua espanhola como representação da diversidade cultural e linguística.
De maneira mais específica, o que se cobra com frequência é:
-
associação entre tema e título com base na compreensão global da proposta;
-
identificação de informações expressas;
- reconhecimento da intenção do texto ou do gênero.
IMPORTANTE: as questões não privilegiam domínio sobre gramática e léxico de forma descontextualizada. Estas sempre estão a serviço da compreensão global do texto.
Essas habilidades e competências são abordadas em diferentes gêneros textuais, sendo os mais comuns notícia, quadrinhos, charge, poema, publicidade e fragmentos de romances.
Leia também: Temas que mais caem no Enem
O que é mais cobrado na prova de Espanhol do Enem?
-
Associação entre tema e título com base na compreensão global da proposta
Nesses tipos de questão, é importante entender que o título é uma forma de afunilar o conteúdo que será tratado no texto. Por sua vez, o tema será o assunto do texto.
Observe a seguinte questão do Enem de 2010:
Dejar de fumar engorda, pero seguir haciéndolo, también. Esa es la conclusión a la que han llegado investigadores de la Universidad de Navarra que han hecho un seguimiento de 7.565 personas durante 50 meses. Los datos “se han ajustado por edad, sexo, índice de masa corporal inicial y estilo de vida”, ha explicado el director del ensayo, Javier Basterra-Gortari, por lo que “el único factor que queda es el tabaquismo”. El estudio se ha publicado en la Revista Española de Cardiología.
“El tabaco es un anorexígeno [quita el apetito], y por eso las personas que dejan de fumar engordan”, añade Basterra-Gortari. Eso hace mucho más relevante el hallazgo del estudio. Puesto en orden, los que más peso ganan son los que dejan de fumar, luego, los que siguen haciéndolo, y, por último, los que nunca han fumado, indica el investigador. “Por eso lo mejor para mantener una vida saludable es no fumar nunca”, añade.
BENITO, E. Disponível em: http://www.elpais.com/articulo/sociedad. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).
O texto jornalístico caracteriza-se basicamente por apresentar informações a respeito dos mais variados assuntos, e seu título antecipa o tema que será tratado. Tomando como base o fragmento, qual proposição identifica o tema central e poderia ser usada como título?
a) Estilo de vida interfere no ganho de peso.
b) Estudo mostra expectativa de vida dos fumantes.
c) Pessoas que fumam podem se tornar anoréxicas.
d) Fumantes engordam mais que não fumantes.
e) Tabagismo como fator de emagrecimento.
Solução
A questão pede que o/a estudante crie uma relação entre o tema do texto e o título proposto nas alternativas. No decorrer do texto, chega-se à conclusão de que ex-fumantes são aqueles que mais engordam, seguidos daqueles que continuam fumando e pelos que nunca fumaram. Portanto, a alternativa correta é a letra D.
-
Identificação de informações expressas
Espera-se que o/a estudante encontre informações pontuais no texto. Vejamos a seguinte questão, também do Enem de 2010:
El sistema que se ha estado utilizando es el de urna electrónica con teclado numérico para la emisión del voto. Tiene botones especiales de confirmación e impresión de acta inicial con activación por clave. La caja de balotas electrónicas es una computadora personal con un uso específico que tiene las siguientes características: resistente, pequeña en dimensión, liviana, con fuentes autónomas de energía y recursos de seguridad. La característica más destacable del sistema brasileño reside en que permite unificar el registro y verificación de la identidad del elector, la emisión y el escrutinio de voto en una misma máquina.
Voto electrónico en Brasil. Disponível em: http://www.votoelectronico.info/blog. Acesso em: 12 abr. 2009 (adaptado).
Pela observação da imagem e leitura do texto a respeito da votação eletrônica no Brasil, identifica-se como tema
a) a funcionalidade dos computadores, por meio das palavras-chave teclado, botones, impresión, electrónicas e computadora.
b) a evolução das máquinas modernas, por meio das palavras-chave teclado, botones, electrónicas, energia e máquina.
c) a segurança da informação, por meio das palavras-chave electrónica, clave, seguridad, verificación e identidad.
d) o sistema brasileiro de votação eletrônica, por meio das palavras-chave urna, teclado, voto, botones e elector.
e) a linguagem matemática, por meio das palavras-chave numérico, clave, pequeña, dimensión e energía.
Solução
O texto tem uma função informativa, focada em explicar como funciona o sistema de votação brasileiro. Portanto, o tema de qual trata está expresso na letra D.
-
Reconhecimento da intenção do texto ou do gênero
Este tópico é mais presente em questões com gêneros da esfera argumentativa ou em publicidades. Analisemos três questões. A primeira é do Enem de 2011:
Questão 1
‘Desmachupizar’ el turismo
Es ya un lugar común escuchar aquello de que hay que desmachupizar el turismo en Perú y buscar visitantes en las demás atracciones (y son muchas) que tiene el país, naturales y arqueológicas, pero la ciudadela inca tiene un imán innegable. La Cámara Nacional de Turismo considera que Machu Picchu significa el 70% de los ingresos por turismo en Perú, ya que cada turista que tiene como primer destino la ciudadela inca visita entre tres y cinco lugares más (la ciudad de Cuzco, la de Arequipa, las líneas de Nazca, el Lago Titicaca y la selva) y deja en el país un promedio de 2 200 dólares (unos 1 538 euros).
Carlos Canales, presidente de Canatur, señaló que la ciudadela tiene capacidad para recibir más visitantes que en la actualidad (un máximo de 3 000) con un sistema planificado de horarios y rutas, pero no quiso avanzar una cifra. Sin embargo, la Unesco ha advertido en varias ocasiones que el monumento se encuentra cercano al punto de saturación y el Gobierno no debe emprender ninguna política de captación de nuevos visitantes, algo con lo que coincide el viceministro Roca Rey.
Disponível em: http://www.elpais.com. Acesso em: 21 jun. 2011.
A reportagem do jornal espanhol mostra a preocupação diante de um problema no Peru, que pode ser resumido pelo vocábulo “desmachupizar”, referindo-se
a) à escassez de turistas no país.
b) ao difícil acesso ao lago Titicaca.
c) à destruição da arqueologia no país.
d) ao excesso de turistas na terra dos incas.
e) à falta de atrativos turísticos em Arequipa.
Solução
Uma reportagem tem função informativa e, muitas vezes, opinativa também. Apesar da tentativa de manter certa neutralidade discursiva, esse gênero pode, por meio de dados ou estratégias discursivas, expor certos pontos de vista. No caso dessa reportagem, a resposta da questão está no primeiro parágrafo, no qual se adverte que “desmachupizar” o turismo no Peru é um assunto recorrente. O texto usa termos sinônimos para o lugar: “ciudadela inca”, o que nos leva diretamente à resposta correta, ou seja, a letra C.
A próxima questão é do Enem de 2019:
Questão 2
Millennials: así es la generación que ya no recuerda cómo era el mundo sin internet
Algunos los llaman generación Y, otros ‘Millennials’, generación del milenio o incluso ‘Echo Boomers’.
Nacieron entre los años 80 y la pasada década, crecieron en una era de rápido desarrollo de las nuevas tecnologías, y casi no recuerdan cómo era el mundo sin Internet.
Son idealistas, impacientes y están bien preparados académicamente. Muchos de ellos han tenido oportunidad de viajar por el mundo a una edad temprana, de estudiar en las mejores universidades y de trabajar en empresas multinacionales y extranjeras.
Los investigadores destacan entre sus características la falta de madurez, el individualismo, unas altas expectativas, la confianza en sí mismos, una autoestima inflada y la necesidad de comodidad. Pero al mismo tiempo, también subrayan rasgos como la capacidad de adaptarse a nuevas condiciones y cambiar de hábitat y de trabajo, así como la de crecer rápidamente y resolver varios problemas simultáneamente.
La generación Y se compone de este tipo de personas que quieren todo a la vez. No están dispuestos a soportar un trabajo poco interesante y rutinario, no quieren dejar las cosas buenas para luego. Lo que sí quieren es dejar su huella en la historia, vivir una vida interesante, formar parte de algo grande, crecer y desarrollarse, cambiar el mundo que les rodea, y no solo ganar dinero.
Disponível em: https://actualidad.rt.com. Acesso em: 4 dez. 2018.
O texto aponta as características e interesses da “Geração Y”. Nele, a expressão dejar su huella refere-se a um dos desejos dessa geração, que é de
a) conhecer diferentes lugares.
b) fazer a diferença no mundo.
c) aproveitar todas as oportunidades.
d) obter uma formação acadêmica de excelência.
e) conquistar boas colocações no mundo de trabalho.
Solução
A expressão dejar su huella significa deixar sua marca/digital. O objetivo do texto é definir e analisar como é a geração de Millenials, uma geração cujo principal interesse é fazer a diferença no mundo, o que está explícito no último parágrafo, onde a expressão é usada. Portanto, a resposta correta é a letra C.
Por último, analisemos uma questão com texto publicitário, do Enem de 2015:
Questão 3
A acessibilidade é um tema de relevância tanto na esfera pública quanto na esfera privada. No cartaz, a exploração desse tema destaca a importância de se
a) estimular os cadeirantes na superação de barreiras.
b) respeitar o estacionamento destinado a cadeirantes.
c) identificar as vagas reservadas a cadeirantes.
d) eliminar os obstáculos para o trânsito de cadeirantes.
e) facilitar a locomoção de cadeirantes em estacionamentos.
Solução
O texto publicitário faz uso constante da função injuntiva, ou seja, tenta conduzir o leitor a adotar determinado comportamento. O cartaz busca claramente fazer uma crítica a pessoas sem deficiência que usam as vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência (PcD). De acordo com o expresso no cartaz, essas vagas, cuja função é facilitar a locomoção de PcDs, costumam ser usadas ilegalmente por pessoas que não precisam delas. Esse mau uso pode parecer inocente, mas o que acontece na prática é o aumento de barreiras de mobilidade daquelas pessoas. Por isso, a afirmação do cartaz é bastante incisiva, fazendo uso do modo imperativo: “Se você ficar com minha vaga de estacionamento, fique também com minha deficiência. Não aumente minhas barreiras.” Como o objetivo é a conscientização, a alternativa correta é a letra B.
-
Culturas de língua espanhola
A prova de língua espanhola traz um importante apanhado de elementos culturais, principalmente aqueles relacionados à América Latina e, mais recentemente, à imigração hispânica nos Estados Unidos. Nesse sentido, analisam-se com frequência fragmentos literários, poemas, letras de música e charges. Analisemos duas questões. A primeira é do Enem de 2012.
Questão 1
Obituario*
Lo enterraron en el corazón de un bosque de pinos
y sin embargo
el ataúd de pino fue importado de Ohio;
lo enterraron al borde de una mina de hierro
y sin embargo
los clavos de su ataúd y el hierro de la pala
fueron importados de Pittsburg;
lo enterraron junto al mejor pasto de ovejas del mundo
y sin embargo
las lanas de los festones del ataúd eran de California.
Lo enterraron con un traje de New York,
un par de zapatos de Boston,
una camisa de Cincinatti
y unos calcetines de Chicago.
Guatemala no facilitó nada al funeral,
excepto el cadáver.
* Paráfrasis de un famoso texto norteamericano.
NOGUERAS, L. R. Las quince mil vidas del caminante. La Habana: Unea,1977.
O texto de Luis Rogelio Nogueras faz uma crítica
a) à dependência de produtos estrangeiros por uma nação.
b) ao comércio desigual entre Guatemala e Estados Unidos.
c) à má qualidade das mercadorias guatemaltecas.
d) às dificuldades para a realização de um funeral.
e) à ausência de recursos naturais na Guatemala.
Solução
O poema de Nogueras fala de uma pessoa que morreu e vai ser enterrada na Guatemala. Não se sabe quem é essa pessoa, apenas que se trata de um sujeito masculino, expresso pelo pronome complemento lo. Isso acontece porque o foco do poema não é a identidade do morto, e sim os elementos usados no velório. A intenção é fazer uma crítica à Guatemala, que, apesar de ter a matéria-prima para a produção dos artefatos citados no poema (caixão, meias, camisa, sapatos), exporta-os. Nesse sentido, a alternativa correta é a letra A.
A próxima questão é do Enem de 2017.
Questão 2
Aquí estoy establecido,
En los Estados Unidos,
Diez años pasaron ya,
En que crucé de mojado,
Papeles no he arreglado,
Sigo siendo un ilegal.
Tengo mi esposa y mis hijos,
Que me los traje muy chicos,
Y se han olvidado ya,
De mi México querido,
Del que yo nunca me olvido,
Y no puedo regresar.
[...]
Mis hijos no hablan conmigo,
Otro idioma han aprendido,
Y olvidado el español,
Piensan como americanos,
Niegan que son mexicanos,
Aunque tengan mi color.
LOS TIGRES DEL NORTE. Jaula de oro. Woodland Hills, Califórnia: Fonovisa, 1986 (fragmento).
A letra de canção coloca em cena um dilema por vezes vivenciado por imigrantes. Esse dilema se configura no sentimento do pai em relação ao(à)
a) diluição de sua identidade latino-americana, advinda do contato cotidiano com o outro.
b) distanciamento dos filhos, gerado pela apropriação da língua e da cultura do outro.
c) preconceito étnico-racial sofrido pelos imigrantes mexicanos no novo país.
d) desejo de se integrar à nova cultura e de se comunicar na outra língua.
e) vergonha perante os filhos de viver ilegalmente em outro país.
Solução
A questão trata de um tema comum à vida de imigrantes com filhos/as que crescem nos Estados Unidos: a formação e identificação identitária. A preocupação do eu lírico reside no fato de seus filhos negarem a própria origem — mexicanos — e não quererem aprender a língua espanhola. Nesse sentido, há um afastamento que leva à negação da cultura em favor da cultura do outro. Sendo assim, a alternativa correta é a letra B.
Videoaula sobre como estudar Espanhol para o Enem
Elementos linguísticos importantes de serem estudados
Por fim, foque naqueles temas linguísticos que podem ser um pouco difíceis para estudantes brasileiros/as, como
b) Pretérito perfecto compuesto
d) Organizadores discursivos (ou conjunciones)
Procure também ler textos em espanhol. Alguns sites são:
Créditos da imagem
[1] Julio Ricco / Shutterstock.com
Por Renata Martins Gornattes
Professora de Espanhol