Topo
pesquisar

Caminhada

Educação Física

PUBLICIDADE

Andar é uma técnica corporal desenvolvida a partir da necessidade de locomoção do homem. Compreende-se técnica corporal a partir da classificação proposta pelo antropólogo Marcel Mauss, já que o homem se utiliza dessa técnica para se movimentar de um local a outro, e essa técnica é tradicional (passada entre gerações), eficaz e se diferencia de sociedade para sociedade.

Você pode estar se perguntando: tanto aqui no Brasil quanto no Japão, por exemplo, todas as pessoas andam. Então, como o andar se diferencia entre as sociedades? Mauss mostra que é o modo como as pessoas caminham que varia entre as sociedades. Ora, imagine aqui no Brasil: o modo de andar de uma moça criada no campo é bastante diferente do modo de uma moça criada na cidade. Aliás, um bom exemplo é pensar no andar da Gisele Bündchen: ela ficou muito famosa como modelo porque, além de seus outros atributos, o seu modo de andar com salto se destacava na passarela. Desde então, outras modelos copiam o seu modo de andar nas passarelas. Assim, percebemos que as pessoas não andam todas iguais, embora tenham a mesma intenção de se locomoverem, e fazem isso a partir de movimentos com as pernas.

A caminhada consiste na utilização desse andar enquanto prática de atividade física. Isso significa que, se realizada de modo apropriado, essa locomoção que o homem pratica há milhares de anos tornou-se um meio de manutenção de sua saúde. Mas por que, então, a caminhada virou moda na atualidade? Ora, uma das respostas certamente é o sedentarismo causado pela vida moderna. Muitas pessoas levantam de manhã, pegam o seu carro e vão ao trabalho, onde passam sentadas durante o dia inteiro. Então voltam para casa, sentam em frente à TV até a hora de dormir. Essas pessoas sofrem para andar dois ou três quarteirões, e sofrem muito mais para subir um lance de escada.

Se você se encaixa nesse caso, ou está próximo dele, é hora de começar a se movimentar. E a caminhada é certamente uma excelente prática para isso. Voltando ao que define a caminhada: ato de andar sem interrupções, de modo que a intensidade desse andar deva ser de intensidade moderada a forte. É importante ressaltar que a intensidade moderada não é a mesma para todas as pessoas. Você percebe que está caminhando em intensidade moderada quando não está passeando e nem andando tão rápido, ao ponto de se cansar logo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante atentar para o fato de que a caminhada deve ser feita sem interrupções: ou seja, não adianta ir andando até a padaria, parar, comprar o pãozinho e voltar para a sua casa. É preciso que se caminhe sem fazer paradas. Isso porque, para que a caminhada tenha função ativa na saúde do praticante, ela deve ser feita durante, no mínimo, 40 minutos. Lembrando que a queima de gordura corporal ocorre após 30 minutos de atividade física. Além disso, a prática também deve ser constante: no mínimo três vezes por semana.

Assim como a prática regular é importante na caminhada, o descanso também precisa ser levado a sério: para quem está começando, intervalo da atividade duas vezes por semana, e para quem já está em período mais avançado de treino, o intervalo mínimo é de uma vez por semana. Outro tipo de descanso fundamental para o corpo é o sono: em geral, a média de horas de sono por indivíduo é de oito horas/noite (com variações de pessoa para pessoa), e sempre deve ser respeitada.

Os benefícios da caminhada são muitos: sensação de melhora de autoestima; manutenção da massa corporal; controle do diabetes; controle da pressão arterial; sensação de bem-estar em geral. O melhor de tudo é que para desfrutar desses benefícios, basta vestir uma roupa confortável, um tênis com amortecimento, colocar um relógio para controlar o tempo e começar!

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Caminhada: ato de andar sem interrupções
Caminhada: ato de andar sem interrupções

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Caminhada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/caminhada.htm. Acesso em 18 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola