Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Variante Eris

A Variante Eris é o apelido dado para a nova cepa identificada de Sars-CoV-2. Ela possui alta transmissibilidade e maior capacidade de escape das defesas imunológicas.

Representação da variante Eris em fundo vermelho; abaixo, o nome científico da variante: “EG.5”.
EG.5 é o nome científico da Variante Eris.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Variante Eris é o apelido dado a EG.5, nova variante do Sars-CoV-2 monitorada pela Organização Mundial da Saúde. Ela pertence à linhagem Ômicron e apresenta mutações no aminoácido da proteína spike que a diferenciam das demais cepas. Essas mutações têm contribuído significativamente para sua alta transmissibilidade e habilidade de escapar do sistema imunológico.

Atualmente, essa variante tem prevalecido nos Estados Unidos e Japão, levando as autoridades de saúde a enfatizarem a importância de manter as vacinas em dia, usar máscaras em ambientes fechados e em aglomerações, além de realizar testes ao manifestar sintomas gripais. No cenário brasileiro, até o momento, apenas um caso dessa nova variante foi registrado.

Leia também: 5 mitos sobre vacinas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Variante Eris

  • EG.5 é o nome científico da Variante Eris, uma nova cepa do Sars-CoV-2.
  • Pertencente à linhagem Ômicron, a EG.5 apresenta mutações na proteína spike que a distinguem de outras cepas.
  • Suas mutações contribuem para uma alta capacidade de transmissão do vírus.
  • As mutações também possibilitam que a EG.5 escape com maior facilidade das defesas do sistema imunológico.
  • As autoridades de saúde recomendam manter a vacinação atualizada, uso de máscaras em ambientes fechados e aglomerações, e realização de testes em casos de sintomas gripais para se proteger contra a nova variante.

O que é a Variante Eris da covid-19?

A Variante Eris é uma denominação atribuída à mais recente variante identificada do Sars-CoV-2, com sua nomenclatura científica sendo EG.5. Essa nova cepa deriva do ramo XXB, que engloba as variantes de disseminação mais rápida do Sars-CoV-2, pertencentes à linhagem Ômicron.

Uma das distinções da Variante Eris em relação à Ômicron é a presença de uma mutação adicional nos aminoácidos da proteína spike. Essa proteína desempenha um papel crucial, permitindo que o vírus se anexe aos receptores da proteína ACE2 presentes nas células humanas, viabilizando, dessa forma, sua entrada nas vias nasais e nos pulmões.

Representação das mutações presentes na variante Eris e como ela se liga à célula humana.
A EG.5 apresenta novas mutações na proteína spike.

A primeira detecção da Variante Eris ocorreu em 17 de fevereiro de 2023, na Indonésia. Desde o dia 19 de julho de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificá-la como uma variante sob monitoramento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas da Variante Eris

A Variante Eris exibe sintomas semelhantes aos de outras variantes da covid-19, incluindo:

  • febre;
  • dor de garganta;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • perda de olfato e paladar;
  • tosse.

É importante destacar que esses sintomas podem variar em intensidade de pessoa para pessoa. Portanto, é necessário permanecer atento a qualquer sinal desses sintomas e buscar orientação médica, especialmente se houver suspeita de exposição ao vírus.

Leia também: Quais as diferenças entre covid-19, gripe e resfriado?

A Variante Eris é perigosa?

Embora seja mais transmissível e tenha maior capacidade de escapar da imunidade, a OMS adverte que a Eris não parece, por ora, causar quadros mais graves. Entretanto, devido às suas características, ela pode aumentar a incidência de casos da doença e se tornar a cepa dominante, o que a torna uma variante importante para se monitorar.

Efetividade da vacina contra a Variante Eris

As mutações presentes na proteína spike da EG.5 favorecem uma evasão do sistema imune, mesmo em casos de infecção prévia ou vacinação. Ainda assim, as autoridades globais de saúde ressaltam a importância e orientam a busca pelas vacinas, uma vez que estas continuam a oferecer proteção contra casos graves e mortes.

Variante Eris e o uso das máscaras

O uso de máscaras é recomendado para evitar o contágio pela nova variante, principalmente entre os grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, imunossuprimidos e população indígena), assim como em ambientes fechados e situações de aglomeração.

Como se proteger da Variante Eris?

Enfermeiro limpando braço de paciente para aplicação de vacina, ambos de máscaras.
A vacinação e o uso de máscaras são medidas preventivas para evitar o contágio e casos graves da Variante Eris.

Para se proteger da Variante Eris, é recomendado:

    • Manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado.
    • Utilizar máscaras, especialmente em ambientes fechados, situações de aglomeração e na presença de sintomas gripais.
    • Realizar testes em indivíduos que apresentem sintomas gripais.

Casos da Variante Eris no mundo

Atualmente, a EG.5 está presente em 51 países, predominando nos EUA e Japão. Até agosto de 2023, foram enviadas 7.354 sequências genéticas, principalmente da China (30,6%), EUA (18,4%) e Coreia do Sul (14,1%). A prevalência da EG.5 cresceu de 7,6% para 17% entre junho e julho. Nos EUA, representa 17,3% dos casos; no Reino Unido, 25,7% das amostras.

O verão no Hemisfério Norte, com altas temperaturas que contribuíram para as pessoas se aglomerarem em ambientes fechados com ar-condicionado, pode ter facilitado a disseminação rápida da nova variante.

Casos da Variante Eris no Brasil

Até 21 de agosto de 2023, foi registrado um caso da variante no estado de São Paulo, em uma paciente do sexo feminino de 71 anos, que se recuperou satisfatoriamente. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) informa que, atualmente, a situação no Brasil encontra-se estável e não há motivo para alarme. No entanto, a SBI destaca a importância de manter o calendário vacinal completo como medida preventiva.

Fontes

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5 no Brasil e reforça vacinação como principal medida de proteção. In: Gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/ministerio-da-saude-confirma-caso-da-variante-eg-5-no-brasil-e-reforca-vacinacao-como-principal-medida-de-protecao.

REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. O que se sabe sobre a Eris, nova variante da Covid-19? In: NatGeo Brasil. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/08/o-que-se-sabe-sobre-a-eris-nova-variante-da-covid-19.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. EG.5 Initial Risk Evaluation, 9 August 2023.   In: who.org. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/09082023eg.5_ire_final.pdf?sfvrsn=2aa2daee_1. Acesso em: 20 ago. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Tracking SARS-CoV-2 variants.  In: who.org. Disponível em: https://www.who.int/activities/tracking-SARS-CoV-2-variants. Acesso em: 20 ago. 2023.

Escritor do artigo
Escrito por: Heloísa Fernandes Flores Bacharela, licenciada e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda em Entomologia e cursa uma especialização em Gestão Escolar na mesma instituição. Desenvolve pesquisas com análise de conteúdo de livro didático e evolução de insetos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FLORES, Heloísa Fernandes. "Variante Eris"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/variante-eris.htm. Acesso em 23 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Coronavírus

Entenda o que são os coronavírus, o que eles causam no homem, quais são as formas de tratamento e como se prevenir!
Doenças e patologias

Coronavírus (COVID-19)

Saiba mais sobre a COVID-19 clicando aqui. Confira as principais informações sobre a mais recente pandemia do século.
Doenças e patologias

Grandes epidemias da história

Acesse e veja detalhes sobre as grandes epidemias que aconteceram na história da humanidade. Veja detalhes de epidemias que atingiram sociedades em diferentes períodos.
Curiosidades

Importância da vacinação

Conheça a importância da vacinação e entenda melhor como o organismo consegue prevenir-se de doenças pela utilização de vacinas.
Saúde na escola

OMS decreta fim da emergência global da Covid-19 após três anos

A OMS declarou hoje o fim da emergência mundial da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde fez o anúncio após mais de três anos do surgimento da doença.
Notícias

Pandemia

Você sabe o que é uma pandemia? Descubra o que significa esse termo e algumas das principais pandemias que marcaram a nossa história.
Doenças e patologias

Pandemia de covid-19

Acesse nosso texto e entenda o que é a pandemia da covid-19. Saiba como se deu o rápido avanço dessa doença pelo mundo. Veja os números da covid-19 no Brasil.
Geografia

Uso de máscara de proteção e sua eficácia

As máscaras de proteção são importantes para proteger as vias aéreas. Clique aqui e entenda a diferença entre as máscaras e quando e como elas devem ser usadas.
Curiosidades