Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 ações importantes para lidar com a crise

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Você é um jovem empreendedor cheio de planos audaciosos e procurando o sucesso. Agora imagine começar um negócio, entender que não é tão fácil gerenciar uma empresa e aparecer uma crise que impacta seu financeiro e todo o seu planejamento anual.

 São nesses momentos que surgem os grandes líderes e os visionários, pois, na dificuldade, percebemos o verdadeiro valor das pessoas. Para exemplificar isso melhor, vamos compartilhar algumas ações importantes para se manter focado.

Os momentos de crise costumam desestruturar a sociedade em geral, porém é importante saber lidar com esse tipo de contexto.
Os momentos de crise costumam desestruturar a sociedade em geral, porém é importante saber lidar com esse tipo de contexto.

5 ações importantes para lidar com a crise

1. Entenda mais sobre empreendedorismo

Aprofundar-se é fundamental, portanto busque cursos de gestão, investimentos, liderança, etc. Faça uma autoanálise sobre sua empresa ou projeto, buscando identificar pontos positivos e negativos. Com os novos conhecimentos, identifique novas necessidades de seu público-alvo e melhore seus produtos ou serviços. A grande dica é procurar conteúdo on-line. Antes de pagar, veja o que existe de gratuito, mas não deixe de se aprimorar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Desenvolva um planejamento financeiro

Praticar o empreendedorismo não é tarefa fácil. Para que seu negócio sobreviva em momentos de crise, fique pronto para trabalhar muitas horas por dia e programe-se financeiramente. O seu tempo de sobrevivência na vida pessoal vai determinar bastante quanto sua empresa tem de fôlego para continuar atuando, ou seja, se o capital que entra pode ser reinvestido em vez de pagar suas contas. Isso ajuda muito a manter fluxo de caixa, portanto entenda desse assunto.

Leia também: 5 termos importantes para jovens empreendedores

3. Posicione-se como um líder

Liderar exige hábitos a serem aprendidos, e não apenas um dom natural. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens específicas, ou seja, motivação e gestão não são frases prontas. Liderança exige customização contínua e, mais importante, precisa de ser exemplo. Líderes no momento de crise precisam comandar, envolver-se e mostrar que estão no mesmo barco da equipe, pois só assim uma empresa sobrevive.

4. Encoraje o empreendedorismo interno

Em situações difíceis, vá além das suas próprias soluções. Líderes eficientes devem buscar por talentos e relacionar-se com pessoas extraordinárias que acreditem em seus projetos, metas e estratégias. Com esse tipo de perfil ao seu lado, ofereça oportunidades para que eles apresentem novas soluções. Escute para aprender com aqueles que também queiram salvar seu negócio.

Veja também: 5 características fundamentais para jovens empreendedores

5. Cuide de seus clientes

Não é simples conquistar novos clientes – na dificuldade, o mais importante é não perdê-los. Respeite seu consumidor, mantenha um bom relacionamento e satisfaça todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço. Não aumente valores ou prejudique os laços criados entre vocês, meu conselho é até oferecer serviços gratuitos para buscar fidelidade.



Por Nova Educa  

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.