PUBLICIDADE
A palavra empreendedor (entrepreneur), originada do francês, é usada para descrever uma pessoa que tem, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas. Os conceitos de administração normalmente estão associados às organizações, ao contrário do conceito de empreendedorismo, que sempre se associa à pessoa que faz acontecer.
Porém, realizar "coisas novas" não é algo simples e que acontece todos os dias, pois exige algumas características que precisam ser desenvolvidas por meio da busca de conhecimento, ou seja, estudando muito sobre o assunto e trocando informações para validar as ideias. Vamos apresentar alguns pontos que entendemos ser fundamentais para o crescimento do empreendedorismo jovem.
Tópicos deste artigo
5 características fundamentais para jovens empreendedores
1. Percepção para oportunidades
Um empreendedor precisa ter uma percepção aguçada e observar recursos escassos na sua região, que não estejam sendo devidamente explorados ou até mesmo que não tenham sido alvo da atenção de ninguém. Dessa forma, ele cria uma boa fonte de oportunidade de negócio. Criar o novo é entender o que já existe e o que pode melhorar.
Leia também: 5 formas de entender o empreendedorismo para jovens
2. Comprometimento
Para criar o seu novo negócio, é importante ser responsável e totalmente comprometido com seus ideais, é necessário acreditar que sua empresa vai ter muito sucesso, portanto fazer sacrifício pessoal ou esforço extraordinário para completar uma tarefa; manter os clientes satisfeitos e colocar a manutenção do cliente a longo prazo acima do lucro a curto prazo são fundamentais para alcançar esse perfil.
3. Busca de informações
Ninguém no mundo tem todas as informações ou é dono do conhecimento supremo, portanto estudar e compartilhar ideias é uma necessidade. Empreendedores correm atrás de como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultam especialistas para obter assessoria técnica ou comercial, investigam informações sobre os clientes, fornecedores e concorrentes. Frequentam também eventos e cursos para melhorar seu potencial intelectual e seu networking.
4. Estabelecem metas
Definir aonde queremos chegar dentro de um espaço de tempo pode mostrar claramente se estamos indo na direção correta. Todos os empreendedores têm metas de longo prazo, normalmente os sonhos mais complexos e de significado pessoal, mas estabelecer as metas de curto prazo facilita na correção do trajeto longo ou nas alterações necessárias para o desenvolvimento do produto ou serviço. É importante ser objetivo para ter sucesso.
Leia também: 5 termos importantes para jovens empreendedores
5. Tomar boas decisões
Qualquer modelo de negócio exige tomada de decisões, desde o momento que a ideia nasce até os primeiros clientes cadastrados. Escolher o que deve ser realizado traz diversos riscos, mas precisa acontecer para a criação das "coisas novas".
Um estudo realizado a respeito do processo de tomada de decisão concluiu que os empreendedores decidem com base em expectativas, mais do que em fatos reais. Esse fator explica o motivo pelo qual o empreendedor decide criar uma empresa ou uma inovação tecnológica em que, muitas vezes, é difícil definir o mercado e efetuar estimativas razoáveis de vendas. Portanto, você pode ser jovem, escolher um caminho diferente de todos e, mesmo assim, acertar.
Por Nova Educa