Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 empresas gigantes que começaram em uma garagem

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

A cultura empreendedora traz alguns fatos curiosos, como empresas que hoje são bilionárias, mas começaram dentro de uma garagem. E seus produtos ou serviços nasceram da cabeça de jovens estudantes que acreditavam em seus ideais e sonhos para construção do seu negócio.

Leia também: 5 características fundamentais para jovens empreendedores

Essa cultura tem muita relação com os Estados Unidos, primeiro pelos projetos arquitetônicos das casas, que tinham garagens de carro que pareciam um galpão, e segundo – e mais importante – porque nas regiões onde nasceram essas empresas, normalmente, existiam grandes universidades que davam suporte ao desenvolvimento do empreendedorismo. Em resumo, projetos de sucesso andam em conjunto com estudar e aprender. Acompanhe algumas destas histórias.

Muitas empresas gigantes iniciaram de forma discreta, dentro da garagem de casa.
Muitas empresas gigantes iniciaram de forma discreta, dentro da garagem de casa.

Cinco empresas gigantes que começaram em uma garagem

1. Amazon

Em 1994, Jeff Bezos já era um profissional de muito sucesso, quando decidiu entrar para o ramo de vendas on-line de livros. Mesmo rico, o fundador da Amazon começou em sua garagem. Hoje, mais de 20 anos depois, a loja on-line dele é a maior do mundo e muito reconhecida como marca de sucesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Apple

A história de Steve Jobs e Steve Wozniak é talvez a mais famosa envolvendo uma empresa que começou numa garagem. Foi no anexo da casa dos pais adotivos de Jobs que ele e Wozniak montaram os primeiros 50 computadores da Apple. Hoje, a Apple é a maior do mundo no setor de tecnologia e a segunda maior fabricante de celulares em termos globais.

Veja também: 5 formas de entender o empreendedorismo para jovens

3. Disney

Foi na garagem do tio que os irmãos Walt e Roy produziram a história Alice Comedies, que mais tarde inspirou a versão da Disney para Alice no País das Maravilhas. Em 2016, a casa de Mickey Mouse tornou-se um gigante conglomerado de mídia, que inclui canais de TV a cabo, produtoras de filmes e animações, editoras, selos musicais e divisões teatrais, além de possuir diversos parques temáticos.

4. Google

O Google teve início em 1998 como um motor de busca de internet criado por Larry Page e Sergey Brin, que se formaram na Universidade Stanford. Inicialmente, a companhia operou em uma garagem, mas, hoje em dia, é uma gigante da internet que desenvolve os mais variados serviços e tecnologias, de e-mail a carros autônomos.

Veja também: 5 termos importantes para jovens empreendedores

5. Microsoft

Foi em uma garagem em Albuquerque, Novo México, que as aventuras de Bill Gates e Paul Allen começaram, em 1975. Ali foi desenvolvido o programa DOS, que foi vendido para a IBM por meros US$ 80 mil. Hoje em dia, a Microsoft domina o ramo dos sistemas operacionais e lança seus tentáculos em divisões como as de softwares de escritório, servidores, nuvem, videogames e outras tecnologias.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.