Topo
pesquisar

Nécton

Biologia

Nécton é o nome dado ao conjunto de organismos aquáticos que possuem um movimento ativo, ou seja, que são capazes de nadar contra a correnteza.
PUBLICIDADE

Os néctons são organismos aquáticos que se destacam por sua capacidade de vencer a força da correnteza. São seres vivos, portanto, que apresentam capacidade de deslocamento e natação. Como exemplo dos néctons podemos citar os peixes, alguns grandes insetos aquáticos, moluscos, anfíbios, répteis e até mesmo algumas aves. Vale destacar que os peixes constituem o maior grupo de organismos presentes no nécton, sendo os peixes ósseos os com maior número de espécies e indivíduos.

As aves que são incluídas no nécton são aquelas que passam grande parte do tempo na água e também retiram seu alimento dela. Além disso, apresentam adaptações importantes para a vida no ambiente aquático, apesar de passarem longos períodos no ambiente terrestre para se reproduzir e também descansar. Um exemplo de ave nectônica são os pinguins.

O ambiente nectônico

Diferentemente do ambiente bentônico, o ambiente nectônico caracteriza-se por não apresentar nenhum substrato sólido. Nessa região os organismos se movem no ambiente aquático sustentados em razão da densidade da água e suas características anatômicas. Os peixes, por exemplo, apresentam um corpo hidrodinâmico e nadadeiras que garantem sua locomoção e propulsão pelo ambiente.

Nécton pelágico e nécton demersal

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O nécton pode ser classificado em dois tipos: pelágico e demersal.

  • Pelágico: Os organismos do nécton que vivem na coluna de água e se locomovem nadando nas correntezas e contra elas são chamados de pelágicos. Como nécton pelágico podemos citar a baleia.

  • Demersal: O nécton dermersal é formado por organismos móveis com capacidade de deslocar contra a correnteza, porém que vivem próximo ou sobre o fundo do ambiente aquático. Como exemplo podemos citar o linguado.

Importância do nécton

O nécton, assim como os outros grupos de organismos do ambiente aquático, possuem papel fundamental na cadeia alimentar, servindo de alimento e também atuando como predadores. Além disso, os seres do nécton garantem o fluxo de energia e nutrientes em diferentes ambientes, pois são capazes de se deslocar a longas distâncias, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

Economicamente, o nécton também é extremamente importante, servindo de fonte de renda para várias pessoas. Além de nos alimentarmos do nécton, muitos organismos desse grupo são utilizados como animais de estimação, sendo esse o caso dos peixes que apresentam cores exuberantes, como o peixe palhaço e o beta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os peixes são animais que apresentam capacidade de nadar contra a correnteza
Os peixes são animais que apresentam capacidade de nadar contra a correnteza

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Nécton"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/necton.htm. Acesso em 08 de abril de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

De acordo com a capacidade de deslocamento dos organismos marinhos, podemos classificá-los em três categorias distintas. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define nécton.

a) Conjunto de organismos que vivem no fundo do mar associados ao substrato.

b) Conjunto de organismos fotossintetizantes que são levados pela correnteza de maneira passiva.

c) Conjunto de organismos heterotróficos que são levados pela correnteza de maneira passiva.

d) Conjunto de animais sésseis que vivem nos recifes de corais.

e) Conjunto de organismos que apresentam capacidade de vencer a correnteza e, portanto, capacidade de deslocamento e natação.

Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica um exemplo de nécton:

a) Algas

b) Fitoplâncton

c) Lagosta

d) Estrela-do-mar

e) Baleia

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola