Topo
pesquisar

Bentos

Biologia

Os bentos são seres vivos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, podendo ser classificados em zoobentos (heterotróficos) e fitobentos (autotróficos).
PUBLICIDADE

Bentos (de origem grega, benthos = profundidade) são organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos, vivendo nele ou dependendo de seus recursos. Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.

As espécies bentônicas variam bastante de uma área para outra, sendo influenciadas por uma série de fatores ambientais, como, por exemplo, a natureza do fundo do mar. Em substratos não consolidados, como aqueles formados por areia, é possível observar uma maior presença de organismos escavadores, enquanto que em rochas (substratos consolidados) observamos organismos fixados, como esponjas e cracas. Dentre as principais comunidades bentônicas podemos citar os costões rochosos, os estuários, os mangues, o recifes de coral e o oceano profundo.

Os organismos bentônicos que se enterram no substrato, através da criação de túneis e galerias, por exemplo, são chamados de infauna, enquanto aqueles que vivem sobre a superfície do substrato são denominados de epifauna. Os organismos da epifauna podem estar agarrados ao fundo ou então movendo-se sobre ele.

Classificação e exemplos de organismos bentônicos

Os organismos bentônicos podem ser classificados em dois grupos:

  • Zoobentos: Os seres que compõem o zoobentos são organismos heterotróficos, ou seja, que não produzem seu próprio alimento. Como exemplo desse grupo podemos citar os animais que vivem no fundo do mar, como os caranguejos. De acordo com suas dimensões, o zoobentos pode ser classificado em microbentos, mesobentos e macrobentos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fitobentos: Denomina-se de fitobentos os vegetais e algas que vivem no fundo do ambiente aquático, ou seja, os organismos autotróficos. Esses organismos dependem de luz, portanto, vivem em locais rasos e de águas claras.

Importância dos Bentos

Os organismos bentônicos são extremamente importantes para o ambiente aquático. Os fitobentos relacionam-se, dentre outras funções, com a distribuição de oxigênio e nutrientes, enquanto os zoobentos possuem papel importante no processo de decomposição de matéria orgânica e disponibilização de nutrientes. Além disso, todos os organismos bentônicos participam da cadeia alimentar aquática e alguns são responsáveis pelo revolvimento do sedimento no fundo.

Além da importância ecológica, os bentos são utilizados com importantes bioindicadores da qualidade do ambiente. Isso se deve ao fato de que muitas espécies são sedentárias, locomovendo-se pouco no ambiente e, consequentemente, sofrendo mais impacto das alterações ambientais que outras espécies capazes de nadar ativamente. Esse mesmo fator também contribui para uma maior facilidade de coleta, o que auxilia nos estudos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os organismos que são encontrados fixos no fundo do mar são exemplos de bentos
Os organismos que são encontrados fixos no fundo do mar são exemplos de bentos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bentos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bentos.htm. Acesso em 08 de abril de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

Quando falamos em ambientes aquáticos, podemos classificar os organismos que neles vivem de acordo com a capacidade de deslocamento desses seres. Os bentos, por exemplo, são

a) organismos que flutuam sobre a água.

b) organismos que são levados pela correnteza de água.

c) seres que são capazes de vencer a força da coluna de água ativamente.

d) seres que são capazes apenas de subir e descer na coluna de água.

e) organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos.

Questão 2

Todos os animais abaixo são exemplos de organismos bentônicos, exceto:

a) Estrela-do-mar

b) Lagosta

c) Golfinho

d) Macroalgas

e) Caranguejo

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola