Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Comunidades Marinhas

Os organismos planctônicos, nectônicos e bentônicos do ambiente aquático
Os organismos planctônicos, nectônicos e bentônicos do ambiente aquático
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os organismos aquáticos pertencentes tanto do talassociclo (conjunto de todos os ecossistemas marinho), como do liminociclo (conjunto de todos os ecossistemas ducicolas lóticos ou lênticos), podem ser divididos, de acordo com a capacidade de deslocamento, em três categorias: plâncton, nécton e bentons.

O plâncton (plankton = errante) é formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Apesar de muitos possuírem movimentos próprios, os seres planctônicos são fracos demais para vencer a força da correnteza e das ondas.

Esses organismos distinguem-se com base na cadeia alimentar marinha em: o fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos).

Os principais organismos planctônicos são: as algas microscópicas, os protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos (copépodos, ostrácodas e o Krill), larvas de vários animais e as medusas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O nécton (necto = aquele que nada) inclui os seres dotados de movimento ativo, capaz de nadar e vencer as correntes. É o caso dos peixes e dos mamíferos aquáticos.

O bentons (bentos = profundidade) é formado pelos seres que vivem no leito do mar. Alguns são fixos (sésseis), como as algas macroscópicas, as esponjas, as ostras, as cracas e as anêmonas; outros se locomovem pelo fundo (no substrato), como as estrelas-do-mar, os caranguejos, os siris e os caramujos.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Comunidades Marinhas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/comunidades-marinhas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

No meio aquático, é possível observar micro-organismos heterotróficos que vivem dispersos na coluna d'água, sendo normalmente levados pelas correntes em virtude da pouca mobilidade. De acordo com as características apresentadas, o micro-organismo em questão é um:

a) bento.

b) nécton.

c) zooplâncton.

d) fitoplâncton.

Exercício 2

O fitoplâncton é formado por organismos microscópicos autotróficos que vivem em suspensão no ambiente aquático. Marque a alternativa que explica corretamente por que esses organismos são encontrados apenas na zona eufótica em ambientes marinhos.

a) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois é a única região em que há as correntes de água.

b) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois é essa a região onde ele consegue capturar seu alimento.

c) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois nesse local a pressão permite que ele mantenha-se em suspensão.

d) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois nessa área ele possui disponibilidade de luz.

e) O fitoplâncton só ocorre na zona eufótica, pois nessa área não existem predadores naturais.