Fagocitose

A fagocitose é um processo em que moléculas sólidas e grandes são capturadas e digeridas pela célula.

Diversas substâncias entram e saem da célula pelos processos de difusão e transporte ativo. Algumas partículas, no entanto, são muito grandes e necessitam de outros processos para que ocorra o transporte do meio extra para o intracelular e vice-versa.

A ingestão celular de partículas é um processo conhecido como endocitose. Esse processo tem por função garantir a nutrição, defesa e a manutenção das atividades celulares. O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose. A fagocitose relaciona-se com o englobamento de partículas sólidas e grandes, enquanto a pinocitose relaciona-se com partículas líquidas e pequenas.

A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula e com a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.

Depois de formado, o fagossomo funde-se com lisossomos, e enzimas digestivas são lançadas no seu interior. Forma-se nesse momento um vacúolo digestório e inicia-se a digestão da partícula. O que não foi digerido recebe a denominação de corpos residuais e são posteriormente excretados pela célula. O acúmulo de resíduos na célula pode desencadear o envelhecimento dela.


Analise atentamente as etapas da fagocitose.

Resumidamente, podemos dividir a fagocitose em quatro etapas:

Adesão = Partículas que serão ingeridas são marcadas por anticorpos.

Englobamento = Ocorre a formação dos pseudópodes.

Fusão com vesículas ricas em enzimas = Fusão com lisossomos.

Degradação = Realização do processo de digestão intracelular.


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fagocitose.htm