close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Podemos beber a água do mar?

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

Podemos beber a água do mar sem que ela nos faça mal?
Podemos beber a água do mar sem que ela nos faça mal?
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A água salgada representa cerca de 97,5% de toda a água do planeta. Apesar de sua grande disponibilidade, ela não é usada para consumo humano e muitas pessoas acreditam que estamos desperdiçando uma importante fonte desse recurso natural. Mas, afinal, podemos ou não beber a água encontrada nos mares e oceanos?

A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação. Estima-se que a concentração de sais em uma água potável seja cerca de sete vezes menor do que a água de mares e oceanos.

Em razão da desidratação provocada pela ingestão de água salgada, a pessoa começa a sentir cada vez mais sede. Estima-se que, para cada litro ingerido de água salgada, dois litros de água doce são necessários para dissolver toda a quantidade de sal. Percebe-se, portanto, que, quando existe a escassez de água doce potável, a ingestão de água salgada pode desencadear o agravamento do quadro de sede.

Além desse problema, a água do mar possui alguns outros sais que provocam irritação intestinal. Essa irritação pode desencadear quadros de diarreia e, consequentemente, levar à perda de uma maior quantidade de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, existem técnicas modernas que permitem que a população faça uso da água do mar. O processo conhecido como dessalinização da água já é realizado em várias partes do mundo e pode ser uma alternativa quando a escassez de água tomar proporções alarmantes.

A dessalinização da água, que aos olhos de muitos é um grande avanço diante da atual crise hídrica, apresenta um grande problema: o custo. A criação das usinas e o alto consumo de energia elétrica são dois fatores que encarecem a produção de água potável a partir da água do mar.

Apesar de ser uma grande fonte de água, os oceanos e mares ainda não constituem uma boa alternativa no que diz respeito ao consumo humano. Além de não podermos consumir a água sem tratamento, o custo para torná-la potável é, muitas vezes, inviável. Sendo assim, a dessalinização deve ser um recurso utilizado apenas em último caso, quando as reservas de água doce não estiverem mais disponíveis.

Diante da crise de água que enfrentamos, a principal solução é que a população faça um consumo consciente, reutilize a água e aproveite ao máximo a água das chuvas. O uso sustentável dos recursos hídricos é a forma mais eficaz de evitar racionamentos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Podemos beber a água do mar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/podemos-beber-agua-mar.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Cacteristics sugiram em cada grupo, cada vez mais adaptados as diferentes regiões do grand canyon

Por Matheus free fire
Responder
Ver respostas

Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Estude agora


Textos de divulgação científica

Uma das mais importantes ferramentas para o crescimento da ciência é a sua divulgação. Pode-se dizer que a ciência...

Funções orgânicas: aminas

Nesta videoaula, você aprenderá tudo a respeito das aminas, que são funções orgânicas nitrogenadas. Esses...