Topo
pesquisar

Cerrado: a caixa d'água do Brasil

Geografia do Brasil

O Cerrado, que é considerado a caixa d'água do Brasil, abriga o berço de vários importantes rios brasileiros, abastecendo um total de oito bacias hidrográficas.
O Cerrado é o berço das águas no Brasil
O Cerrado é o berço das águas no Brasil
PUBLICIDADE

O Cerrado – bioma e também domínio morfoclimático – é conhecido por muitos como a “caixa d'água do Brasil”. E esse apelido não é ocasional, pois a sua área abriga nascentes ou leitos de rios de oito bacias hidrográficas dentre as doze que existem no país, o que revela a importância socioambiental de suas composições.

Dois grandes fatores geográficos contribuem para que o Cerrado apresente essa importância ambiental: posição e relevo. O bioma encontra-se em uma região central do território brasileiro, o que contribuiu para que boa parte das bacias hidrográficas do país estivesse concentrada nele. Além disso, as altitudes presentes e o grande número de nascentes fazem com que haja um bom escoamento das águas para outras regiões, auxiliando na distribuição dos recursos hídricos.

O Rio São Francisco, por exemplo, possui mais de 90% de suas nascentes situadas no Cerrado, embora quase 55% das águas desse rio encontrem-se fora desse bioma. A bacia dos rios Paraná e Paraguai também possui suas origens situadas majoritariamente nas áreas desse importante domínio natural, que envia águas até mesmo para a Bacia Amazônica.

 

Confira, a seguir, a lista dos mais importantes rios que possuem nascentes no Cerrado:

- Rio Xingu (Bacia Amazônica)

- Rio Tocantins (Bacia do Tocantins-Araguaia)

- Rio Araguaia (Bacia do Tocantins-Araguaia)

- Rio São Francisco (Bacia do São Francisco)

- Rio Parnaíba (Bacia do Parnaíba)

- Rio Gurupi (Bacia Atlântico leste ocidental)

- Rio Jequitinhonha (Bacia do Atlântico leste)

- Rio Paraná (Bacia do Paraná)

- Rio Paraguai (Bacia do Paraguai) – lembrando que a bacia do Paraguai une-se à do Paraná e forma a Bacia do Rio da Prata ou Bacia Platina, abrangendo também o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.

 

As águas do Cerrado são importantes também para o abastecimento de aquíferos, principalmente o Aquífero guarani, que possui uma vasta área na América do Sul e com boa parte situada na área do domínio morfoclimático em questão. Por isso, a manutenção dessa importante reserva hídrica subterrânea depende da sustentabilidade desse bioma. Além disso, é válido mencionar que as águas do Pantanal também são altamente dependentes do Cerrado.

Segundo a WWF Brasil, nove em cada dez brasileiros consomem eletricidade gerada por águas do Cerrado, ressaltando que até a hidrelétrica de Itaipu não existiria sem as nascentes existentes na região do Planalto Central. Assim, mais do que um importante conjunto de recursos hídricos, esse domínio também garante boa parte do potencial hidrelétrico do país.

Portanto, é impossível elaborar qualquer tipo de plano de conservação dos recursos hídricos do Brasil sem estabelecer um plano de preservação do bioma Cerrado, um dos mais degradados do país. Ao todo, milhares e milhares de hectares foram devastados, principalmente ao longo do século XX, o que vem comprometendo a continuidade da vazão dos principais rios do Brasil.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Cerrado: a caixa d'água do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado-caixa-dagua-brasil.htm>. Acesso em 25 de abril de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA