Whatsapp

Impressionismo

Artes

PUBLICIDADE

Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do movimento.

Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia.

Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

____________________

*Crédito da imagem: IgorGolovniov / shutterstock

Por Tiago Dantas

“Mulheres no Jardim” de Claude Monet.
“Mulheres no Jardim” de Claude Monet.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Impressionismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/impressionismo.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba quem foi Anita Malfatti, considerada precursora do modernismo no Brasil. Conheça seu estilo artístico e sua importância. Confira quais são suas obras.
Entenda o que é o expressionismo e o contexto histórico em que ele surgiu. Conheça também alguns de seus autores mais importantes.
Saiba tudo sobre o futurismo, a vanguarda da aceleração e da velocidade, das novas invenções e maquinários. Veja também os principais artistas futuristas.
Saiba mais detalhes sobre a vida e a obra do pintor Salvador Dalí. Considerado o mestre do Surrealismo, o espanhol é uma das figuras mais importantes da História da Arte. Também foi escritor, desenhou joias e participou de filmes, entre outras atividades.
Saiba detalhes da vida e da obra do holandês Vincent Van Gogh, um dos pintores mais famosos de todos os tempos.