Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é densidade?

O que é Química?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
PUBLICIDADE

Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.

Essa relação pode ser expressa pela fórmula:

d = m
      V 

No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL.

A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias. Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/cm3, o que quer dizer que em 1 cm3 ou em 1 mL, há 1,0 g de água.

Já a densidade de uma mistura varia de acordo com as quantidades das substâncias envolvidas. Um exemplo é se prepararmos meio litro de uma solução, misturando 50 gramas de um sal em 500 g de água. A densidade dessa solução será dada por:

d = m
      v

d = 550 g → (massa do sal + massa da água)
      500 mL

d = 1,1 g/mL

A densidade também varia conforme a temperatura. Por exemplo, ao se tornar gelo a uma temperatura abaixo de 0ºC, a densidade da água fica menor do que no estado líquido, passando para 0,92 g/cm3. É inclusive por isso que o gelo flutua na água, pois ele é menos denso. Já no álcool, o gelo afunda, pois a densidade do etanol é menor que a do gelo (0,79 g/cm3).

Densidade do gelo em comparação com a da água e do etanol
Densidade do gelo em comparação com a da água e do etanol

O conceito de densidade é muito importante no cotidiano. Um exemplo disso é que por meio dela é possível verificar se houve alguma adulteração em determinados produtos que são comercializados. Isso acontece com o leite e com o etanol combustível, em que a adulteração mais frequente é a adição de água, e também com a gasolina, quando é adicionado mais etanol do que o permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é de 25% em volume.

O uso de um aparelho, denominado densímetro, permite verificar se a densidade dos líquidos mudou em razão da adição de algum produto diferente.

O densímetro é usado para medir densidade de líquidos
O densímetro é usado para medir densidade de líquidos


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é densidade?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-densidade.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA