Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é energia cinética?

O que é Física?

O que é energia cinética? Essa energia está associada à velocidade, e a sua determinação é feita a partir da massa e da velocidade de um objeto qualquer.
A energia cinética está associada à velocidade de um corpo
A energia cinética está associada à velocidade de um corpo
PUBLICIDADE

A energia cinética é a energia associada à velocidade de um corpo. Se existe velocidade, certamente haverá esse tipo de energia. Para objetos que estão em repouso, a energia cinética é nula, pois a velocidade de tais corpos é zero.

Determinação da energia cinética

A energia cinética é determinada em função da massa do corpo em movimento, que é medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, que é determinada em metros por segundo (m/s).

A unidade de medida adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) para a energia cinética é o joule (J). Essa unidade é uma homenagem ao físico inglês James Prescott Joule por suas contribuições para os estudos referentes ao calor e à energia. Veja a correspondência entre as unidades joule (J) e caloria (cal):

1 cal = 4,2 J

Relação entre energia cinética e trabalho

Trabalho é a quantidade de energia gasta na execução de determinada atividade e é definido, de modo geral, como o produto da força aplicada sobre um objeto e o deslocamento sofrido por ele. Quando uma força for aplicada a favor do movimento de um objeto, haverá aumento de velocidade e consequente aumento de energia cinética, portanto, podemos estabelecer uma relação entre energia cinética e trabalho. O chamado Teorema da Energia Cinética mostra que o trabalho realizado sobre um objeto é justamente igual à variação da energia cinética sofrida por ele.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é energia cinética?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-energia-cinetica.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA