Em nosso cotidiano, a palavra trabalho está relacionada com alguma atividade ou serviço desempenhado por um indivíduo que exige ou não esforço físico. Em Física, esse termo está relacionado com a energia transferida por meio da aplicação de uma força que é capaz de gerar deslocamento.
Imagine que você precise empurrar um carro que está enguiçado. Ao fazer força sobre o veículo, este adquire energia cinética. Assim sendo, entendemos que a energia que se manifesta foi transferida ao veículo por meio da aplicação de uma força, portanto, dizemos que um trabalho foi realizado. O trabalho pode ser entendido como a energia que foi utilizada na realização de uma atividade.
Formas de determinação do trabalho (w):
1.1 O trabalho pode ser determinado pelo produto da força feita sobre um objeto pelo deslocamento gerado por essa força, de modo que:
w = FR.d
-
W é o trabalho de uma força, definido em Joules;
-
FR é a força resultante aplicada sobre o corpo;
-
d é o deslocamento feito pelo corpo enquanto a força F estava sendo aplicada sobre ele.
1.2 O trabalho pode ser determinado pela área abaixo da linha de um gráfico de força e deslocamento. Dizemos que o trabalho é numericamente igual à área do gráfico F x d.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
1.3 A determinação do trabalho pode ser feita pelo teorema do trabalho e energia cinética (EC). Nesse teorema, a variação da energia cinética é exatamente igual ao valor do trabalho realizado sobre um o corpo.
w = ΔEC
1.4 Se o trabalho for fruto da atuação da força peso (dada pelo produto da massa pela gravidade), a sua determinação será feita por meio da seguinte equação:
w = m.g.h
1.5 O trabalho realizado por uma força elástica é determinado por meio da energia potencial elástica armazenada na mola em razão de sua deformação. Sendo assim, a energia armazenada na mola que é liberada quando ela se solta pode ser dada por:
w = ½ K.XFINAL2 - ½ K.XINICIAL2
Unidade de medida:
Como o trabalho designa quantidade de energia, a sua unidade de medida, de acordo com Sistema Internacional de Unidades (SI), é o joule (J).
Por Joab Silas
Graduado em Física