Topo
pesquisar

Tsunamis no Brasil: possibilidade ou lenda?

Geografia

A possibilidade de tsunamis no Brasil é muito discutida. Infelizmente, muitas teorias fantasiosas são difundidas na internet e atrapalham o entendimento do assunto.
PUBLICIDADE

Os tsunamis são grandes ondas oceânicas que atingem a costa litorânea de uma área continental e provocam fortes estragos, principalmente quando atingem áreas povoadas. Na história recente, várias tragédias foram ocasionadas pela manifestação de tsunamis ao redor do planeta, com destaque para o que atingiu o Japão em 2011 e provocou um grave incidente na usina nuclear de Fukushima.

Diante desse cenário, é normal que muitas pessoas realizem o seguinte questionamento: é possível haver tsunamis no Brasil?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender quais são as causas dos tsunamis, com destaque para aquelas que são mais comuns. No geral, as ondas gigantescas formam-se, resumidamente, por:

– fortes terremotos no assoalho oceânico, que “sacodem” as águas;

– erupções vulcânicas de grandes proporções no mar ou com grande derramamento de material sólido no oceano;

– impacto de asteroides ou casos semelhantes no oceano.

De todas essas causas possíveis, a mais comum delas é a resultante dos terremotos, responsáveis por mais de 99% dos casos registrados. Diante disso, podemos dizer que é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil, haja vista que o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no interior geográfico de uma placa tectônica. Nesse tipo de área, os terremotos podem até ocorrer, mas sem as proporções necessárias para acarretarem grandiosos desastres.

A única possibilidade de tsunami no Brasil, ainda que muito remota, é uma suposta erupção do vulcão “Cumbre Vieja”, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias. Nessa hipótese, tal erupção seria forte a ponto de danificar grave e abruptamente a ilha em que ele se encontra e lançar mais de 500 toneladas de terra no Oceano Atlântico, provocando fortes ondas que, entre outros lugares, atingiriam o Brasil.


Vista da Ilha de Palma, nas Ilhas Canárias, onde se encontra o Cumbre Vieja

Nesse cenário, se um tsunami atingisse o Brasil, ele ocorreria em estados da região Norte e Nordeste do país, principalmente nos estados do Amapá e do Pará. No entanto, o seu impacto dependeria da força, quantidade e intensidade dos efeitos gerados pela suposta erupção, o que torna essa hipótese ainda menos precisa.

Além disso, existem muitas discordâncias no meio científico sobre o assunto, e o tema complica-se pela grande quantidade de teorias conspiratórias sem fundamento ou com falsas informações que circulam pela internet. Alguns geólogos e oceanógrafos até acreditam nessa possibilidade de tsunami, mas muitos deles alertam que os efeitos no Brasil seriam muito pequenos em razão da grande distância em que o vulcão Cumbre Vieja encontra-se (mais de 4 mil km). Outros afirmam que o tsunami não ocorreria. Para aumentar o ceticismo quanto ao assunto, muitas análises datam a próxima erupção do megavulcão para daqui a 10.000 anos, sem ser possível precisar a sua intensidade.

Portanto, não é preciso muito alarde sobre a suposta ocorrência de um tsunami no Brasil. A possibilidade, embora exista, é praticamente nula e não deve ser motivo principal de preocupação para o país.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Tsunamis no Brasil: possibilidade ou lenda?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/tsunamis-no-brasil-possibilidade-ou-lenda.htm>. Acesso em 23 de maio de 2017.

Tsunamis são gigantescas ondas
Geografia Tsunami
O Brasil não está isento de terremotos, mesmo com sua localização ao centro da placa sul-americana.
Geografia do Brasil Terremotos no Brasil
Destruição causada por um terremoto
Geografia Terremotos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA