Topo
pesquisar

Natureza de uma onda

Física

Quanto à sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica e eletromagnética. Quanto à sua propagação, ela pode ser classificada em uni, bi e tridimensional.
As ondas, ao se quebraram na superfície do mar, trazem grande quantidade de energia
As ondas, ao se quebraram na superfície do mar, trazem grande quantidade de energia
PUBLICIDADE

Para começar o estudo de uma onda, é bom lembrar a definição básica de uma onda: denomina-se onda a propagação de energia de um ponto a outro, sem que haja transporte de matéria entre eles.

Vimos também que, quanto à direção de propagação de uma onda, existem três tipos de onda: unidimensional, que nada mais é do que uma onda que se propaga em uma única dimensão; bidimensional, onda que se propaga em duas dimensões, ou seja, se propaga em um plano; e, por fim, tridimensional, que é uma onda que se propaga em três dimensões.

Quanto à natureza, podemos classificar as ondas da seguinte maneira:

Ondas mecânicas

Quanto à natureza de uma onda mecânica, sua principal característica é que ela só se propaga em meios elásticos, entre partículas interligadas. Esse fenômeno ocorre apenas em meios materiais, pois a onda mecânica necessita de um meio material para se propagar. Isso significa que ela nunca se propaga no vácuo.

A propagação de uma onda mecânica através de um meio material envolve o transporte de energia cinética e de energia potencial e depende de dois fatores: a inércia e a elasticidade do meio. Como exemplo de ondas mecânicas temos as ondas que se propagam em cordas ou molas esticadas e as ondas que se propagam em superfícies de líquidos e sons.

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são formadas por campos elétricos e magnéticos

Ondas eletromagnéticas são ondas que não precisam de um meio de propagação. São constituídas por dois campos oscilantes, um de característica elétrica e outro de característica magnética. Essa propagação pode ocorrer tanto no vácuo como em alguns meios materiais. Como exemplos desse tipo de onda temos as ondas de raios X, as ondas luminosas, micro-ondas etc.

Todas as ondas eletromagnéticas têm em comum a velocidade de propagação. Para uma onda eletromagnética, sua velocidade de propagação depende do meio material em que ela se encontra e também da frequência da fonte emissora.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Natureza de uma onda"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/natureza-uma-onda.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA