Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

5 coisas que você precisa saber sobre ondas

A Ondulatória estuda todos os fenômenos que envolvem ondas de qualquer natureza. Existem 5 coisas sobre as ondas que você precisa saber!

Existem algumas características das ondas que você não pode deixar de saber!
Existem algumas características das ondas que você não pode deixar de saber!
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Ondulatória é o ramo da Física que estuda todos os fenômenos relacionados com os diversos tipos de ondas existentes na natureza. Cotidianamente estamos cercados de tecnologias cujo princípio de funcionamento são as ondas. Telefones celulares, internet sem fio, diagnóstico por ultrassom, satélites meteorológicos e comunicação via rádio são alguns exemplos de aplicações da Ondulatória.

Confira agora uma lista com cinco coisas que você precisa saber sobre as ondas:

I. Existe uma distância mínima para ocorrer o eco

A chamada persistência sonora é o intervalo de tempo mínimo necessário para que o ouvido humano faça a distinção entre dois sons. Caso dois ruídos diferentes cheguem ao aparelho auditivo humano em um tempo inferior a 0,1s não serão interpretados como dois, mas apenas como um único som. Ao compreender isso, podemos fazer a distinção entre eco e reverberação:

  • Eco: Ocorre eco quando o som produzido por uma fonte é refletido por um obstáculo e o som refletido chega ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s.

  • Reverberação: Ocorre reverberação quando o som produzido por uma fonte é refletido por um obstáculo e o som refletido chega ao emissor em um tempo inferior a 0,1 s.

Sendo 0,1 s o tempo mínimo para a ocorrência do eco e 340 m/s a velocidade do som no ar, podemos determinar a mínima distância em que o emissor deve estar do obstáculo para que ocorra eco.

Sabendo que a velocidade é definida como a razão entre a distância percorrida por um móvel (d) e o tempo gasto (t), podemos escrever:

v = d ÷ t

Como para a ocorrência do eco o som deve sair e retornar ao emissor, a distância deve ser dobrada:

v = 2.d ÷ t

v . t = 2.d

340 . 0,1 = 2.d

34 = 2.d

d = 17 m

Concluímos que, para a ocorrência do eco, o obstáculo que refletirá o som deve estar a, no mínimo, 17 m da fonte emissora.

II. A frequência não muda quando ocorre refração

Ocorre refração quando uma onda muda seu meio de propagação. Esse fenômeno é caracterizado por uma alteração na velocidade da onda, que apresentará valores diferentes para diferentes meios de propagação. Um aspecto muito importante da refração é que as ondas que mudam de meio de propagação não têm a sua frequência alterada, pois a frequência de uma onda depende da fonte e só será alterada caso a própria fonte aumente ou diminua a sua oscilação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

III. O som é mais rápido nos sólidos

O som é uma onda mecânica e, como tal, precisa de um meio de propagação. Não existirá som caso não existam as moléculas de um meio de propagação, por isso, sempre ouvimos que o som não se propaga no vácuo, pois no vácuo há falta total de moléculas, impedindo a propagação de ondas mecânicas.

Quanto maior for a proximidade das moléculas que compõem um meio, melhor será a propagação das ondas sonoras. Sendo assim, podemos concluir que o som se propagará mais rapidamente nos sólidos por conta da proximidade das moléculas.

VSOM (S) > VSOM (L) > VSOM (G)

A tabela a seguir indica os valores da velocidade de propagação do som para diferentes meios.

IV. A velocidade é uma característica do meio de propagação.

Imagine que as ondas geradas em uma corda propaguem-se com uma velocidade V qualquer quando a fonte mantém uma determinada frequência. Caso a fonte aumente ou diminua a frequência de vibração, os comprimentos de onda serão tais que o valor da velocidade de propagação das ondas na corda serão sempre mantidos. A velocidade das ondas é uma característica do meio de propagação e não será alterada mesmo com a mudança da frequência gerada pela fonte.

V. O azul é a cor mais quente!

O senso comum nos diz que a cor azul está relacionada sempre com o frio e a cor vermelha está relacionada sempre com o calor, mas o espectro eletromagnético nos mostra justamente o contrário! Quanto maior for a frequência associada a uma onda, maior será a sua energia. Quanto mais próximo das cores azul e violeta, maiores são as frequências de radiação, portanto, maior é a energia liberada. A radiação emitida por um corpo negro a 1000 K (1273 °C) é avermelhada. Já a radiação emitida pelo mesmo corpo a 4000 K (4273 °C) é predominantemente azul.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "5 coisas que você precisa saber sobre ondas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-ondas.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(IFRS) O som é a propagação de uma onda mecânica longitudinal que se propaga apenas em meios materiais. O som possui qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir. Associe corretamente as qualidades fisiológicas do som apresentadas a seguir com as situações apresentadas logo abaixo.

Qualidades fisiológicas

(1) Intensidade

(2) Timbre

(3) Frequência

Situações

(  ) Abaixar o volume do rádio ou da televisão.

(  ) Distinguir uma voz aguda de mulher de uma voz grave de homem.

(  ) Distinguir sons de mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes.

(  ) Distinguir a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta.

(  ) Distinguir as notas musicais emitidas por um violão.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 1 – 2 – 3 – 3 – 2

b) 1 – 3 – 2 – 2 – 3

c) 2 – 3 – 2 – 2 – 1

d) 3 – 2 – 1 – 1 – 2

e) 3 – 2 – 2 – 1 – 1

Exercício 2

(Uece) Sobre as ondas sonoras, é correto afirmar que não se propagam:

a) na atmosfera.

b) na água.

c) no vácuo.

d) nos meios metálicos.

Artigos Relacionados


A física e as ondas no mar

Veja aqui como são formadas as ondas no mar e veja também como a física está presente nas ondas.
Física

Classificação das ondas

Você sabe classificar uma onda? Para uma onda ser corretamente classificada, devemos considerar sua natureza, direção de propagação e direção de vibração. Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional, e elas podem propagar-se em até três direções do espaço.
Física

Difração de ondas

Tomando como base o princípio de Huygens, podemos explicar o fenômeno ondulatório conhecido como difração de ondas. Veja mais!
Física

Interferência de ondas

Veja aqui mais sobre a interferência de ondas, que acontece quando dois pulsos de ondas se cruzam em um mesmo meio no caminho de sua propagação.
Física

Ondas eletromagnéticas

Você sabe o que são ondas eletromagnéticas? Confira quais são as características desse tipo de onda e descubra sua presença em nosso dia a dia.
Física

Ondas estacionárias

Descubra o que é a onda estacionária. Veja também como ela funciona e como calculá-la.
Física

Ondas gravitacionais

Clique para saber tudo sobre as ondas gravitacionais. Confira quais são as suas características, quando foram detectadas, e como se formam.
Física

Ondas sonoras

Qual é a intensidade do som gerado por uma mosca? Qual é a intensidade sonora de uma dor de ouvido? Clique aqui e entenda um pouco mais sobre as ondas sonoras!
Física

Polarização de ondas

Observe a conceituação de polarização das ondas, fenômeno exclusivo das ondas transversais.
Física