Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Beribéri

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

O beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1, também chamada de tiamina. Essa vitamina está relacionada, entre outras funções, com o metabolismo de carboidratos, condução de impulsos nervosos e metabolismo aeróbico. As necessidades dessa vitamina são supridas por meio da alimentação, estando a vitamina presente, por exemplo, em leguminosas, cereais e carne de porco e de vaca.

As deficiências de vitamina B1 podem ocorrer devido a uma alimentação inadequada e doenças que aumentam a necessidade dessa vitamina. O beribéri pode causar comprometimento de nervos, gerando problemas de sensibilidade e redução da força muscular. Em formas mais graves, pode causar também:

  • insuficiência cardíaca,

  • encefalopatia,

  • distúrbios neuropsiquiátricos.

Apesar de ser uma doença de fácil tratamento, o beribéri pode causar a morte.

Leia também: Hipovitaminoses – doenças causadas pela falta de vitaminas no organismo

A vitamina B1 e o beribéri

Beribéri é o nome dado a uma doença desencadeada pela deficiência de vitamina B1, uma vitamina que não apresenta reserva duradoura em nosso corpo, devendo, portanto, ser ingerida diariamente. Em cerca de dois a três meses, caso não haja a ingestão diária adequada da vitamina, os primeiros sintomas da deficiência começam a aparecer. De acordo com o “Guia de Consulta para Vigilância Epidemiológica, Assistência e Atenção Nutricional dos Casos de Beribéri”:

“a necessidade diária de tiamina é de 1,1 e 1,2mg/dia para adolescentes e adultos do sexo feminino e masculino, respectivamente e de 1,4 e 1,5mg/dia para gestantes e nutrizes, respectivamente”.

Uma alimentação rica em vitamina B1 evita o desenvolvimento do beribéri.
Uma alimentação rica em vitamina B1 evita o desenvolvimento do beribéri.

O beribéri apresenta relação direta com uma alimentação deficiente em vitamina B1, entretanto, outras situações podem desencadear o problema. Pessoas que ingerem grande quantidade de álcool, por exemplo, também podem apresentar deficiência dessa vitamina, uma vez que, geralmente, alimentam-se de forma pouco saudável. Além disso, o álcool aumenta a demanda de vitaminas do complexo B e influencia no processo de absorção dessa vitamina e seu metabolismo.

Outras situações que podem provocar a deficiência são a gravidez e lactação, certas doenças, como câncer, insuficiência hepática e problemas gastrointestinais e diálise.

Vale salientar que a doença não é amplamente difundida na população, sendo observados focos isolados ocasionalmente. De acordo com o Ministério da Saúde, em nosso país, desde 2006, têm sido identificados casos de beribéri nos estados do Maranhão, Tocantins e Roraima. Diante desses casos, uma série de ações foram desenvolvidas para acompanhar e prevenir a doença nesses locais.

Leia também: Quais são os riscos do consumo de bebidas alcoólicas?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sinais e sintomas do beribéri

A deficiência de vitamina B1 pode causar comprometimento cardiovascular e da função neural. Dentre as manifestações do beribéri, podemos citar:

  • fraqueza nos membros inferiores,

  • desconforto abdominal,

  • mal-estar geral,

  • anorexia,

  • parestesia,

  • edema,

  • neuropatia periférica,

  • insuficiência cardíaca.

As formas clínicas do beribéri são:

  • Beribéri seco: o beribéri seco caracteriza-se por afetar predominantemente os membros inferiores, provocando formigamento e perda de sensibilidade, dores nas pernas, desgaste muscular com perda da função e paralisia das extremidades inferiores.

  • Beribéri úmido: no beribéri úmido, observa-se o surgimento de edema e manifestações importantes no sistema cardiovascular, sendo essa forma clínica caracterizada por insuficiência cardíaca de alto débito.

  • Beribéri Shoshin: no beribéri Shoshin, observam-se também manifestações no sistema cardiovascular, sendo essa forma caracterizada pela insuficiência cardíaca fulminante de início súbito.

  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff: essa forma ocorre primariamente em alcoólatras e combina a encefalopatia de Wernicke com a síndrome de Korsakoff, um distúrbio neuropsiquiátrico.

O alcoolismo está relacionado com o desenvolvimento de beribéri.
O alcoolismo está relacionado com o desenvolvimento de beribéri.

Diagnóstico e tratamento do beribéri

O diagnóstico do beribéri é clínico, analisando-se os sinais e sintomas do paciente. Entretanto, exames laboratoriais podem ser solicitados, como a medida da tiamina sérica e excreção urinária de tiamina.

O tratamento do beribéri é feito com a reposição de vitamina B1, sendo observada uma resposta rápida do paciente ao tratamento. É importante também que o paciente adote uma alimentação mais saudável com a inclusão de alimentos que contenham a vitamina.

Prevenção do beribéri

Como vimos ao longo do texto, o beribéri é provocado pela deficiência de vitamina B1. Portanto, é possível prevenir-se mantendo os níveis adequados dessa vitamina no corpo por meio de uma alimentação saudável.

A vitamina B1 é encontrada em grãos, nozes, cereais, legumes e carnes. Vale salientar ainda que se deve evitar o consumo de bebidas que atrapalham a absorção dessa vitamina, como bebidas alcoólicas e café.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Beribéri"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/beriberi.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça mais sobre a anemia, uma situação comum em várias doenças. Neste texto entenderemos o que é anemia e conheceremos seus principais tipos.
Devido à falta de vitamina C, o escorbuto pode causar até perda dos dentes. Clique aqui e compreenda melhor o que é essa doença e como a prevenir.
Entenda o que são hipovitaminoses, bem como a importância das vitaminas para o corpo.
Clique aqui e conheça a importância das vitaminas para a saúde do nosso corpo. Nesse texto, abordaremos benefícios e consequências da deficiência desses nutrientes.
Clique aqui e descubra os riscos do consumo de bebidas alcoólicas para a saúde.
Amplie seus conhecimentos sobre as vitaminas do complexo B. Neste texto explicaremos algumas funções desempenhadas por elas e citaremos suas fontes alimentares.