Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ácaros

Biologia

PUBLICIDADE

Ácaros são animais que, assim como aranhas e escorpiões, encontram-se incluídos no grupo dos aracnídeos. Nesse grupo está um agrupamento chamado de Acari, no qual estão incluídos os carrapatos e os ácaros.

Os ácaros estão entre os menores aracnídeos existentes, uma vez que a maioria dos adultos apresenta cerca de 0,25 a 0,75 mm de comprimento. Na atualidade, são descritas cerca de 30.000 espécies diferentes de ácaros, entretanto é estimado que existam ainda milhares de espécies desconhecidas.

Leia também: Principais ordens de inseto de importância econômica

O que são ácaros?

Ácaros são animais que pertencem ao mesmo grupo que aranhas e escorpiões.
Ácaros são animais que pertencem ao mesmo grupo que aranhas e escorpiões.

Os ácaros são animais artrópodes do grupo dos aracnídeos, mais precisamente do agrupamento Acari. Eles apresentam quelíceras como peças bucais, não possuem antenas e contam com quatro pares de patas. Além disso, possuem um corpo indiviso, porém, para facilitar o estudo, pode ser dividido em dois tagmas (grupos de segmentos especializados) exclusivos: gnatossoma e idiossoma.

O gnatossoma é a parte mais anterior do corpo do animal e corresponde apenas ao ápice da cabeça, onde estão localizadas as peças bucais e a abertura bucal, enquanto o idiossoma é a região posterior e corresponde à maior parte do corpo do ácaro. O gnatossoma varia muito suas características a depender da dieta adotada pelo ácaro.

O corpo dos ácaros é recoberto por pelos, ou cerdas, sendo alguns desses pelos sensoriais. A disposição das cerdas pelo corpo desses animais é uma característica importante para a identificação da espécie.

Os ácaros são animais pequenos e isso garante um grande sucesso evolutivo. Suas pequenas dimensões permitem que eles colonizem micro-habitats, os quais não estão disponíveis para outras espécies maiores. Algumas espécies, por exemplo, são encontradas vivendo no interior de folículos pilosos de mamíferos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alimentação dos ácaros

Existem diferentes espécies de ácaros, as quais possuem uma alimentação bastante diversificada. As espécies herbívoras possuem quelíceras com formato de agulha, sendo essa estrutura capaz de penetrar o vegetal. As espécies terrestres de ácaros carnívoros que vivem no solo se alimentam de artrópodes pequenos e nematódeos. As espécies aquáticas se alimentam, em grande parte, de pequenos crustáceos. Alguns ácaros alimentam-se de detritos e carniça. Existem ainda espécies ectoparasitas e endoparasitas. Algumas espécies de ácaro também se alimentam de restos da pele humana.

Habitat dos ácaros

Os ácaros são um grupo bastante diverso. Muitas pessoas acreditam que todos os ácaros são animais parasitas, porém isso não é verdade, existindo muitas espécies de vida livre. Algumas das espécies de vida livre ocorrem em ambientes terrestres, sendo encontradas com frequência em plantas, folhas caídas, limo, húmus, solo e madeira podre. Outras espécies são aquáticas, sendo possível encontrar representantes em ambientes de água doce e água salgada. No que diz respeito aos ácaros parasitas, estes podem ser encontrados vivendo sobre ou dentro de vertebrados, invertebrados e plantas.

Importância dos ácaros

Muitas espécies de ácaros apresentam importância médica, sendo responsáveis por provocar  doenças em seres humanos. Os ácaros também provocam doenças em animais domésticos e são muito importantes para a agricultura, sendo inimigos naturais de algumas pragas agrícolas e também atuando como pragas.

Leia também: Doenças que ocorrem tanto em homens quanto em outros animais

Escabiose ou sarna

A escabiose, também conhecida como sarna, é uma parasitose provocada por uma espécie de ácaro, o Sarcoptes scabiei variedade hominis. Ela apresenta como principal sintoma a coceira na pele, a qual é intensificada durante a noite. Os ácaros provocam pequenas vesículas, as quais são visualizadas, principalmente, entre os dedos das mãos, axilas, punhos, cotovelos, nádegas, auréolas e região genital. A doença é transmitida por contato direto com outra pessoa que está com escabiose ou por contato com objetos e roupas contaminadas. Para saber mais, leia: Sarna.

Ácaros e a rinite alérgica

A rinite alérgica é uma doença crônica muito comum e provoca sintomas como obstrução nasal (nariz entupido), espirro, coriza e coceira no nariz. Ela pode ser desencadeada ou mesmo agravada pela exposição a aeroalérgenos, os quais podem se dispersar pelo ar e entrar em contato com o epitélio respiratório. Os ácaros da poeira domiciliar apresentam componentes alergênicos, e a principal fonte de aeroalérgeno desses animais são suas fezes.

Os ácaros podem se acumular em cortinas, tapetes, colchões e travesseiros, provocando alergias.
Os ácaros podem se acumular em cortinas, tapetes, colchões e travesseiros, provocando alergias.

As crises de rinite podem ser reduzidas se os ácaros em casa forem reduzidos. Esses animais vivem em ambientes escuros, úmidos e com substâncias orgânicas, das quais se alimentem. Nossos lençóis, travesseiros e colchões são os locais ideais para o desenvolvimento desses animais, pois o calor e a umidade liberada pelo nosso corpo, junto com a descamação de nossa pele, são tudo o que os ácaros precisam para se desenvolver.

Uma forma de diminuir a presença de ácaros nesses locais é cuidar da limpeza e trocar periodicamente colchões e travesseiros. Higienizar poltronas e sofás também é importante para reduzir os ácaros. Cuidado especial deve se ter também com bichos de pelúcia, cortinas, roupas de frio e cobertores, que passam muito tempo guardados em armários, acumulando ácaros, poeira e mofo. Espanadores e vassouras tendem a espalhar a poeira pelo ar, o que pode também fazer com que os ácaros se espalhem e provoquem alergias. O ideal, portanto, é a utilização de aspiradores com filtro.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ácaros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/acaro.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os ácaros são animais que pertencem ao grupo:

a) dos equinodermos.

b) dos protozoários.

c) dos artrópodes.

d) dos platelmintos.

e) dos cnidários.

Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o animal que possui maior grau de parentesco com o ácaro.

a) Carrapato.

b) Mosca.

c) Besouro.

d) Aranha.

e) Caranguejo.

Mais Questões
Artigos Relacionados
A classe das aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros e opiliões.
Medidas a serem ntomadas para evitar acidentes com aranhas e escorpiões.
Aprenda mais sobre os artrópodes. Neste texto falaremos a respeito das características gerais do grupo e sua classificação.
Conheça o subfilo crustacea, chelicerata e uniramia.
Doença Alérgica cujos sintomas são semelhantes aos do resfriado.
Entenda o que é a sarna e conheça os principais sintomas, tratamento e prevenção dessa doença de pele.