Editorial é um texto de cunho jornalístico e opinativo que serve para apresentar o posicionamento crítico de determinado grupo (empresa, jornal ou direção) sobre os principais assuntos do momento da publicação. Possui uma linguagem formal e padronizada na norma culta, com argumentação impessoal. Sua estrutura se compõe na apresentação do tema, discussão, fundamentação e conclusão, sendo comumente indicada no topo ou canto da página com algum indicativo como “carta ao leitor”.
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O editorial é um gênero textual de cunho jornalístico, opinativo e argumentativo que apresenta a opinião ou o posicionamento crítico da empresa, do jornal ou da direção a respeito dos temas mais patentes no momento da publicação. Desse modo, é um texto que sintetiza, em certa medida, a leitura geral do momento no qual o jornal será publicado, ao mesmo tempo em que apresenta o posicionamento da equipe.
Por ser um texto profissional e direcionado a amplo público, o trato com a linguagem é exigente e padronizado, buscando garantir, com isso, uma identidade do texto jornalístico, bem como a impessoalidade e a acessibilidade à leitura, tendo em vista a diversidade de tipos de leitores que podem se dedicar ao texto.
Nesse sentido, é essencial que se utilize a língua na norma culta, evitando, contudo, palavras e expressões muito específicas ou arcaicas, pois podem dificultar a inteligibilidade do texto. Ainda é comum uma estrutura sintática na voz passiva, com verbos na terceira pessoa do presente do infinitivo. Além disso, por ser um texto que representa um coletivo de pessoas, é escrito conjuntamente e não apresenta assinatura individual. Comumente aparece nos jornais como “carta ao leitor”.
O editorial se divide em três partes principais:
introdução;
desenvolvimento;
conclusão.
Cada uma dessas partes cumpre uma função importante para garantir ao texto sua unidade de sentido. Abaixo segue uma breve explicação do que deve conter em cada uma das partes.
Introdução: deve apresentar uma contextualização do tema, situando, assim, o leitor dentro do cenário no qual se insere o ponto de vista apresentado. Por isso, ela deve trabalhar com as informações mais conhecidas para dar um ponto de partida para a seguinte discussão. Nesse sentido, também é comum que os editoriais apresentem uma tese a respeito dos problemas ou questões levantadas.
Desenvolvimento: aprofunda os tópicos indicados na introdução, contextualizando o tema por meio de novas informações, apresentando suas teses com fundamentação e embasamento, principalmente com o uso de dados concretos e/ou reais.
Conclusão: faz uma síntese do que foi dito anteriormente, apresentando, em certa medida, um resumo geral do que se pretendeu afirmar com o texto. É também comum uma reafirmação da tese apresentada, bem como a retomada de informações-chaves, além de indicações de possíveis caminhos para o enfrentamento das questões.
Os editoriais possuem uma estrutura bem semelhante, entretanto é comum, em alguns jornais, que o editorial venha por setor, ou seja, para cada grande área (economia, esporte, educação, segurança, etc.), há um editorial. Sendo assim, apesar de não falarmos de tipos em termos de estrutura, é preciso observar as variações temáticas.
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Antes de realizar a escrita, é importante reunir o grupo responsável pelo editorial, a fim de se debater os assuntos do momento, indicar posicionamentos e ideias, para que, após um primeiro consenso, o texto possa ser iniciado de fato na escrita. A tarefa de escrita e revisão do texto pode ser dividida de diferentes modos, a depender do jornal e da equipe envolvida.
Em relação à estrutura, é importante definir qual tese será defendida sobre o momento, identificar as informações que já são conhecidas e desconhecidas ao grande público, pesquisar informações e dados que contribuam na defesa do ponto de vista, para organizar o material dentro da estrutura do editorial.
É pertinente que o texto se inicie com o que é mais conhecido ao leitor, apontando para problemas que indicarão a sua tese. Em seguida, no desenvolvimento, aproveitar para aprofundar o assunto, apresentar outras leituras, colocar os argumentos, fundamentar as defesas, tudo em direção ao convencimento do leitor. Na conclusão, propor um desfecho crítico ou propositivo para o assunto.
Por Talliandre Matos
Professora de Redação
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-editorial.htm