close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Acróstico

Acróstico pode ser compreendido como uma composição poética e/ou gênero textual em que se formam palavras e frases com base em determinado tema.

Imagem de um acróstico com a palavra acróstico.
O acróstico é um recurso poético muito utilizado, mas pouco reconhecido pelo seu nome.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O acróstico pode ser compreendido como um recurso poético em que uma letra de cada verso forma, na vertical, um ou mais nomes de dado conceito, máxima etc. Ele pode ser classificado em três tipos: o propriamente dito, o mesóstico e o teléstico.

Saiba mais: Figuras de linguagem — as palavras ou expressões cujo sentido ultrapassa a linguagem comum

Tópicos deste artigo

Resumo sobre acróstico

  • O acróstico pode ser considerado uma composição poética e/ou gênero textual que consiste na formação de palavras ou frases com base em um tema definido por outra palavra.

  • Existem três tipos de acrósticos: o construído com letras iniciais — o propriamente dito —, o construído com letras intermediárias — mesóstico —, e o construído com letras finais — teléstico.

  • Para construir um acróstico, é importante definir seu tipo e o tema. Em seguida, o poeta deve dispor o seu texto de acordo com o modelo escolhido.

  • Acrônimo não é a mesma coisa que um acróstico. Um acrônimo é quando uma sigla pode ser pronunciada. As palavras Nasa e MEC são exemplos de acrônimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um acróstico?

O acróstico é uma composição poética em que uma letra de cada verso forma, na vertical, outra palavra, podendo ser, entre outras coisas, outro nome, máxima ou conceito. Para alguns autores, o acróstico também pode ser considerado um gênero textual poético, envolvendo a associação de letras a palavras ou frases.

Assim, normalmente a letra utilizada no acróstico é a que inicia determinada palavra, mas essa não é uma regra, de modo que é possível que o acróstico utilize a última ou a do meio, sendo tipificado dessa forma.

Quais são os tipos de acróstico?

O acróstico é classificado de acordo com a posição das letras utilizadas. Vejamos a seguir.

→ Acróstico propriamente dito

A coluna do acróstico é construída partindo da primeira letra de cada verso. O poeta deve, portanto, atribuir as relações de significância utilizando sempre as letras iniciais ao começar os versos.

→ Acróstico mesóstico

A palavra fica no meio do poema. Apesar de ser um pouco mais difícil estabelecer as relações, a lógica é a mesma do anterior, mudando apenas o posicionamento da palavra secreta a ser relevada na vertical, de modo que ocorre com letras intermediárias.

→ Acróstico teléstico

A coluna do acróstico é construída partindo da última letra de cada verso. Desse modo, o poeta deve atribuir as relações de significância utilizando sempre a últimas letras de cada verso.

Exemplos de acróstico

Conforme vimos, o acróstico pode ser classificado de acordo com o seu posicionamento no poema. Vejamos alguns exemplos que ilustram cada um dos tipos apresentados.

→ Acróstico propriamente dito

Amada

Nobre

Amiga

No exemplo, temos um acróstico formado com as letras iniciais. A palavra formada, na vertical, é o nome ANA. Partindo de cada inicial (a, n e a), tem-se outras palavras que caracterizam Ana (amada, nobre e amiga).

→ Acróstico mesóstico

        Folha

      fOlha

     foLha

    folHa

   folhA

Neste exemplo, a palavra FOLHA é formada verticalmente e encontra-se no meio do texto. O acróstico com letras intermediárias também pode ser chamado de acróstico mesóstico.

→ Acróstico teléstico

Musa encantada, a mim amaM

Unida em belos versos soU

Livre deusa, impenetráveL

Humana você não fada detH

Encantos dessa seiva docE

Rosas odores subtis, amoR

(poema “Mulher”, de Arlete Louro)

Esse poema é um exemplo de acróstico com letras finais formando a palavra MULHER. Ele também é chamado de acróstico teléstico.

Leia também: Rima — a associação entre os fonemas das palavras dos textos estruturados em versos

Como se faz um acróstico?

  • Definição do tema: são várias possibilidades nesse sentido. Alguns exemplos são o nome de uma pessoa, objeto ou ideia.

  • Determinação do tipo: a decisão entre acróstico propriamente dito, acróstico mesóstico ou acróstico teléstico é importante para que você possa posicionar o seu acróstico antes de fazer as devidas associações.

  • Escrita dos termos associativos seguindo a lógica estabelecida: quando você estabelece a lógica de qual acróstico fará, é importante escolher palavras que o mantenham adequadamente.

  • Destaque das letras da palavra formada verticalmente: isso precisa ser feito para que o leitor identifique seu acróstico.

O que é acrônimo?

Apesar de serem termos que se assemelham na escrita e na pronúncia, acróstico e acrônimo são completamente distintos. Enquanto o acróstico é uma composição poética, o acrônimo é um conjunto de siglas que podem ser pronunciadas como se fossem palavras. Por exemplo, National Aeronautics and Space Administration pode ser pronunciado como Nasa, e Ministério da Educação pode ser pronunciado como MEC. Nasa e MEC são, portanto, acrônimos.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação  

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Acróstico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/acrostico.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Quimiossíntese

Alguns organismos, principalmente bactérias, produzem energia a fim de produzir compostos orgânicos via processo de...

O que é distopia?

Você sabe o que é distopia? Não? Talvez? Até sabe, mas não sabe explicar? Sabe, mas quer saber mais? Então...