Acróstico

Acróstico pode ser compreendido como uma composição poética e/ou gênero textual em que se formam palavras e frases com base em determinado tema.

O acróstico pode ser compreendido como um recurso poético em que uma letra de cada verso forma, na vertical, um ou mais nomes de dado conceito, máxima etc. Ele pode ser classificado em três tipos: o propriamente dito, o mesóstico e o teléstico.

Saiba mais: Figuras de linguagem — as palavras ou expressões cujo sentido ultrapassa a linguagem comum

Resumo sobre acróstico

O que é um acróstico?

O acróstico é uma composição poética em que uma letra de cada verso forma, na vertical, outra palavra, podendo ser, entre outras coisas, outro nome, máxima ou conceito. Para alguns autores, o acróstico também pode ser considerado um gênero textual poético, envolvendo a associação de letras a palavras ou frases.

Assim, normalmente a letra utilizada no acróstico é a que inicia determinada palavra, mas essa não é uma regra, de modo que é possível que o acróstico utilize a última ou a do meio, sendo tipificado dessa forma.

Quais são os tipos de acróstico?

O acróstico é classificado de acordo com a posição das letras utilizadas. Vejamos a seguir.

→ Acróstico propriamente dito

A coluna do acróstico é construída partindo da primeira letra de cada verso. O poeta deve, portanto, atribuir as relações de significância utilizando sempre as letras iniciais ao começar os versos.

→ Acróstico mesóstico

A palavra fica no meio do poema. Apesar de ser um pouco mais difícil estabelecer as relações, a lógica é a mesma do anterior, mudando apenas o posicionamento da palavra secreta a ser relevada na vertical, de modo que ocorre com letras intermediárias.

→ Acróstico teléstico

A coluna do acróstico é construída partindo da última letra de cada verso. Desse modo, o poeta deve atribuir as relações de significância utilizando sempre a últimas letras de cada verso.

Exemplos de acróstico

Conforme vimos, o acróstico pode ser classificado de acordo com o seu posicionamento no poema. Vejamos alguns exemplos que ilustram cada um dos tipos apresentados.

→ Acróstico propriamente dito

Amada

Nobre

Amiga

No exemplo, temos um acróstico formado com as letras iniciais. A palavra formada, na vertical, é o nome ANA. Partindo de cada inicial (a, n e a), tem-se outras palavras que caracterizam Ana (amada, nobre e amiga).

→ Acróstico mesóstico

        Folha

      fOlha

     foLha

    folHa

   folhA

Neste exemplo, a palavra FOLHA é formada verticalmente e encontra-se no meio do texto. O acróstico com letras intermediárias também pode ser chamado de acróstico mesóstico.

→ Acróstico teléstico

Musa encantada, a mim amaM

Unida em belos versos soU

Livre deusa, impenetráveL

Humana você não fada detH

Encantos dessa seiva docE

Rosas odores subtis, amoR

(poema “Mulher”, de Arlete Louro)

Esse poema é um exemplo de acróstico com letras finais formando a palavra MULHER. Ele também é chamado de acróstico teléstico.

Leia também: Rima — a associação entre os fonemas das palavras dos textos estruturados em versos

Como se faz um acróstico?

O que é acrônimo?

Apesar de serem termos que se assemelham na escrita e na pronúncia, acróstico e acrônimo são completamente distintos. Enquanto o acróstico é uma composição poética, o acrônimo é um conjunto de siglas que podem ser pronunciadas como se fossem palavras. Por exemplo, National Aeronautics and Space Administration pode ser pronunciado como Nasa, e Ministério da Educação pode ser pronunciado como MEC. Nasa e MEC são, portanto, acrônimos.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/acrostico.htm