Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Volume Atômico

O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico.

O volume atômico corresponde ao volume ocupado por um conjunto com 6,02. 1023 átomos iguais
O volume atômico corresponde ao volume ocupado por um conjunto com 6,02. 1023 átomos iguais
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O volume atômico não é o volume que um átomo ocupa, mas refere-se ao volume ocupado por uma quantidade fixa de determinado número de átomos de um elemento químico.

No texto Elemento Químico, mostrou-se que um elemento corresponde a um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico, isto é, a mesma quantidade de prótons no núcleo. A quantidade que se estabeleceu para calcular o volume atômico é o valor da constante de Avogadro, que é igual a 6,02 . 1023 átomos, o que corresponde a 1 mol do elemento.

Assim, podemos dizer que o volume atômico é o volume que 1 mol de átomos (ou 6,02 . 1023 átomos) de um elemento ocupa.

Essa grandeza pode ser calculada se soubermos a densidade do elemento no estado sólido e a massa de 1 mol de átomos desse elemento. Por exemplo, considere que a densidade do sódio (Na) é igual a 0,97 g/cm3 e que 6,02 . 1023 átomos de sódio têm a massa igual a 23,0 g. Podemos, então, a partir da fórmula da densidade, chegar ao volume atômico do sódio. Veja como:

densidade = massa
                    volume

volume atômico = massa de 6,02 . 1023 átomos do elemento
                              densidade do elemento no estado sólido

Volume atômico do sódio = 23,0 g
                                                0,97 g/cm3

Volume atômico do sódio = 23,71 cm3

O valor do volume atômico envolve não só o tamanho dos átomos, mas também a distância entre eles. Portanto, visto que envolve também os espaços vazios, não podemos pegar o valor do volume atômico e dividir pela quantidade de átomos (6,02 . 1023) para descobrir o volume que cada átomo ocupa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante estudar o volume atômico porque ele é uma propriedade periódica, ou seja, varia conforme o número atômico do elemento. Observe a imagem logo mais a seguir. O volume atômico dos elementos cresce de cima para baixo, o que significa que, quando analisamos os elementos pertencentes a uma mesma família da Tabela Periódica, conforme o número atômico cresce, o volume atômico também cresce. Isso ocorre porque, nesse sentido, os períodos vão aumentando, o que quer dizer que as camadas eletrônicas dos átomos vão aumentando e, consequentemente, o volume ocupado por eles também. Esse é o mesmo sentido de crescimento do raio atômico.

Por outro lado, no sentido horizontal, vemos que o volume atômico aumenta do centro para as extremidades. Quando começamos da esquerda e vamos para a direita até o meio da Tabela Periódica, o volume atômico vai diminuindo porque o período é o mesmo, ou seja, os elementos de uma mesma linha possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, mas o número atômico vai aumentando. Isso quer dizer que a quantidade de elétrons aumenta nesse sentido, o que resulta em uma maior força de atração dos elétrons para com o núcleo do átomo, diminuindo seu raio atômico e, consequentemente, o volume atômico. Mas do centro para a direita, isso não continua acontecendo, porque, no caso dos elementos situados nessa região, principalmente no caso dos ametais, o espaçamento entre os seus átomos é relativamente grande, o que afeta o volume atômico, aumentando-o.

Variação do volume atômico na Tabela Periódica ao longo das famílias e períodos
Variação do volume atômico na Tabela Periódica ao longo das famílias e períodos


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Volume Atômico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/volume-atomico.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Amedeo Avogadro

Ele dedicou sua vida ao estudo dos gases.
Química

Determinação da constante de Avogadro

Veja algumas técnicas utilizadas por diversos cientistas ao longo do século XX a fim de determinar o valor da constante de Avogadro.
Química

Elemento químico

Visto que tudo no universo é composto por diferentes tipos de elementos químicos, é necessário saber o que eles são. Confira!
Química

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Entenda o que é a propriedade periódica da eletroafinidade e qual é o seu comportamento ao longo da Tabela Periódica.
Química

Eletronegatividade

Acesse o texto para saber o que é eletronegatividade, como ela varia na Tabela Periódica e como se difere da eletropositividade. Resolva alguns exercícios.
Química

Energia de Ionização

Entenda quais são os fatores envolvidos na energia que se precisa fornecer para retirar um elétron de um átomo isolado gasoso, que é denominada energia de ionização.
Química

Mol e número de Avogadro: qual a relação?

Aprenda como calcular a quantidade de átomos segundo Amedeo Avogadro.
Química

Propriedades periódicas

Conheça as principais propriedades periódicas dos elementos, como raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica. Depois, treine com exercícios.
Química

Propriedades periódicas e aperiódicas

Qual a diferença entre as propriedades que envolvem a Tabela Periódica.
Química

Variação do Raio Atômico em Ligações Químicas

O raio do cátion é sempre menor que o do átomo original, e o do ânion é sempre maior.
Química