Topo
pesquisar

Reações de hidretos com a água

Química

As reações de hidretos na presença de água originam sempre uma base inorgânica e o gás hidrogênio.
PUBLICIDADE

Os hidretos (YH) são substâncias binárias que apresentam o hidrogênio como elemento químico mais eletronegativo. Podem fazer parte de sua composição os seguintes elementos:

  • IA (metais alcalinos);

  • IIA (metais alcalinoterrosos);

  • Alumínio;

  • Semimetais ou ametais menos eletronegativos que o hidrogênio.

Em relação à sua composição, os hidretos podem ser classificados em:

  • Hidretos iônicos (formados por metais representativos);

  • Hidretos moleculares (formados por semimetais ou ametais de baixa eletronegatividade);

  • Hidretos intersticiais (formados por metais de transição).

Conhecer a composição e a classificação de um hidreto é fundamental para determinar se ele é um composto capaz ou não de sofrer uma reação química. Sempre que um hidreto metálico é misturado com a água, os produtos originados por esse processo são uma base inorgânica e o gás hidrogênio (H2).

OBS.: A reação de hidreto com água só forma base inorgânica quando o hidreto apresenta um metal.

A equação química de uma reação de hidreto com água pode ser representada da seguinte forma:

YH + H2O → YOH + H2

A base inorgânica formada pela reação de um hidreto com a água depende do metal que faz parte da composição dele.

Veja alguns exemplos desse tipo de reação:

Exemplo 1: Hidreto de sódio (NaH)

NaH + H2O → ?

O hidreto de sódio apresenta metal alcalino sódio (NOX +1). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de sódio (NaOH).

A base formada terá a fórmula NaOH porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Todavia, como as cargas apresentam o mesmo valor numérico (1), nesse exemplo, o cruzamento não é realizado.

NaH + H2O → NaOH + H2

Nessa equação, não foi necessário realizar o balanceamento, pois as quantidades de Na, H e O nos reagentes e produtos já estavam iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 2: Hidreto de cálcio (CaH2)

CaH2 + H2O → ?

O hidreto de cálcio apresenta o metal alcalinoterroso cálcio (NOX +2). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de cálcio [Ca(OH)2].

A base formada terá a fórmula Ca(OH)2 porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Dessa forma, a carga do cálcio (+2) transforma-se na quantidade de hidroxilas (OH), e a carga do hidróxido (-1) transforma-se na quantidade de cálcio.

CaH2 + 2 H2O → Ca(OH)2 + 2 H2

Nessa equação, foi necessário realizar o balanceamento, pois as quantidades de Ca, H e O nos reagentes e produtos não estavam iguais. Para isso, colocamos o coeficiente 2 na fórmula da água e o coeficiente 2 na fórmula do H2, igualando, assim, as quantidades de Ca, H e O nos reagentes e produtos.

Exemplo 3: Hidreto de alumínio (AlH3)

AlH3 + H2O → ?

O hidreto de alumínio apresenta o metal alumínio, pertencente à família IIIA(NOX +3). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de cálcio [Al(OH)3].

A base formada terá a fórmula Al(OH)3 porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Dessa forma, a carga do Alumínio (+3) transforma-se na quantidade de hidroxilas (OH), e a carga do hidróxido (-1) transforma-se na quantidade de Alumínio.

AlH3 + 3 H2O → Al(OH)3 + 3 H2

Nessa equação, foi necessário realizar o balanceamento. Para isso, colocamos o coeficiente 3 na fórmula da água e o coeficiente 3 na fórmula do H2, igualando, assim, as quantidades de Al, H e O nos reagentes e produtos.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O gás hidrogênio é originado em toda reação de hidretos
O gás hidrogênio é originado em toda reação de hidretos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações de hidretos com a água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-hidretos-com-agua.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola