Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações de hidretos com a água

Química

As reações de hidretos na presença de água originam sempre uma base inorgânica e o gás hidrogênio.
PUBLICIDADE

Os hidretos (YH) são substâncias binárias que apresentam o hidrogênio como elemento químico mais eletronegativo. Podem fazer parte de sua composição os seguintes elementos:

  • IA (metais alcalinos);

  • IIA (metais alcalinoterrosos);

  • Alumínio;

  • Semimetais ou ametais menos eletronegativos que o hidrogênio.

Em relação à sua composição, os hidretos podem ser classificados em:

  • Hidretos iônicos (formados por metais representativos);

  • Hidretos moleculares (formados por semimetais ou ametais de baixa eletronegatividade);

  • Hidretos intersticiais (formados por metais de transição).

Conhecer a composição e a classificação de um hidreto é fundamental para determinar se ele é um composto capaz ou não de sofrer uma reação química. Sempre que um hidreto metálico é misturado com a água, os produtos originados por esse processo são uma base inorgânica e o gás hidrogênio (H2).

OBS.: A reação de hidreto com água só forma base inorgânica quando o hidreto apresenta um metal.

A equação química de uma reação de hidreto com água pode ser representada da seguinte forma:

YH + H2O → YOH + H2

A base inorgânica formada pela reação de um hidreto com a água depende do metal que faz parte da composição dele.

Veja alguns exemplos desse tipo de reação:

Exemplo 1: Hidreto de sódio (NaH)

NaH + H2O → ?

O hidreto de sódio apresenta metal alcalino sódio (NOX +1). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de sódio (NaOH).

A base formada terá a fórmula NaOH porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Todavia, como as cargas apresentam o mesmo valor numérico (1), nesse exemplo, o cruzamento não é realizado.

NaH + H2O → NaOH + H2

Nessa equação, não foi necessário realizar o balanceamento, pois as quantidades de Na, H e O nos reagentes e produtos já estavam iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 2: Hidreto de cálcio (CaH2)

CaH2 + H2O → ?

O hidreto de cálcio apresenta o metal alcalinoterroso cálcio (NOX +2). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de cálcio [Ca(OH)2].

A base formada terá a fórmula Ca(OH)2 porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Dessa forma, a carga do cálcio (+2) transforma-se na quantidade de hidroxilas (OH), e a carga do hidróxido (-1) transforma-se na quantidade de cálcio.

CaH2 + 2 H2O → Ca(OH)2 + 2 H2

Nessa equação, foi necessário realizar o balanceamento, pois as quantidades de Ca, H e O nos reagentes e produtos não estavam iguais. Para isso, colocamos o coeficiente 2 na fórmula da água e o coeficiente 2 na fórmula do H2, igualando, assim, as quantidades de Ca, H e O nos reagentes e produtos.

Exemplo 3: Hidreto de alumínio (AlH3)

AlH3 + H2O → ?

O hidreto de alumínio apresenta o metal alumínio, pertencente à família IIIA(NOX +3). Este, ao interagir com o hidróxido (OH-1) presente na água, forma o hidróxido de cálcio [Al(OH)3].

A base formada terá a fórmula Al(OH)3 porque, na construção da fórmula de um composto iônico, devemos efetuar o cruzamento das cargas do cátion e do ânion. Dessa forma, a carga do Alumínio (+3) transforma-se na quantidade de hidroxilas (OH), e a carga do hidróxido (-1) transforma-se na quantidade de Alumínio.

AlH3 + 3 H2O → Al(OH)3 + 3 H2

Nessa equação, foi necessário realizar o balanceamento. Para isso, colocamos o coeficiente 3 na fórmula da água e o coeficiente 3 na fórmula do H2, igualando, assim, as quantidades de Al, H e O nos reagentes e produtos.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O gás hidrogênio é originado em toda reação de hidretos
O gás hidrogênio é originado em toda reação de hidretos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações de hidretos com a água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-hidretos-com-agua.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Definição de base e as principais representantes.
Veja o que é a eletronegatividade, como ela é calculada pela escala de Pauling e como ela varia na Tabela Periódica.
Confira a definição das principais funções inorgânicas existentes, bem como exemplos e equações referentes a elas.
Conheça a função inorgânica dos hidretos e suas principais características e utilizações!
Nomenclatura das Bases, solução aquosa, dissociação iônica, Cátion, Ânion, Hidróxido de sódio, Hidróxido de alumínio, Hidróxido de ferro, Hidróxido de cobre, hidróxido férrico, Hidróxido de cálcio.
Conheça os tipos de reações que podem ocorrer entre substâncias inorgânicas.
Conheça as principais características das reações com óxidos duplos, além dos reagentes utilizados e dos produtos formados nesse tipo de reação química.