PUBLICIDADE
As reações com peróxidos ocorrem em virtude do acentuado caráter básico dessas substâncias inorgânicas. Quando os peróxidos reagem, temos a formação de base ou sal em razão da presença de elementos com características metálicas (metais) em sua constituição.
Veja as principais características de cada tipo de reação com peróxidos.
a) Reações de peróxido com água
Quando um peróxido reage com água, sempre dá origem a uma base inorgânica (que contém o metal que estava presente no peróxido associado ao grupo OH) e a um peróxido de hidrogênio (H2O2), como podemos observar na equação abaixo:
YO2 + H2O → YOH + H2O2
Como o peróxido de hidrogênio é uma substância instável, logo após ser formado, sofre o processo de decomposição (processo representado pela equação abaixo), transformando-se em água (H2O) e gás oxigênio (O2).
H2O2 → O2 + ½ H2O
b) Reações de peróxidos com ácidos
Quando um peróxido reage com um ácido inorgânico, origina um sal (que contém o metal do peróxido e o ânion do ácido) e um peróxido de hidrogênio (H2O2), como podemos observar na equação abaixo:
YO2 + HX → YX + H2O2
Como o peróxido de hidrogênio formado está em um meio ácido, não sofre o processo de decomposição. Assim, não temos a formação de água e gás oxigênio como na reação de peróxido com água.
c) Exemplos de montagem de equações de reações com peróxidos
Exemplo 1: Reação entre o peróxido de potássio (K2O2) e água (H2O)
K2O2 + H2O →?
Como temos um peróxido reagindo com uma molécula de água, haverá formação de uma base e de peróxido de hidrogênio (H2O2). A base é formada pela ligação entre o potássio (que apresenta NOX +1 porque todo metal alcalino possui NOX +1) e a hidroxila (OH-1, que sempre apresenta carga -1) da água. Quando cruzamos as cargas dos íons, temos a formação do hidróxido de potássio (KOH).
K2O2 + H2O → KOH + H2O2
A equação deve ser balanceada porque a quantidade dos átomos dos elementos (potássio, hidrogênio e oxigênio) nos reagentes está diferente em relação aos produtos. Para balancear, basta colocar o coeficiente 2 na H2O do reagente e no KOH do produto.
1 K2O2 + 2 H2O → 2 KOH + 1 H2O2
OBS.: A água oxigenada decompõe-se (equação representada abaixo) logo após ser originada, o que resulta na formação de água (H2O) e gás oxigênio (O2):
H2O2 → H2O + ½ O2
A equação da reação do peróxido de potássio com água deve ser escrita da seguinte forma:
K2O2 + 2 H2O → 2 KOH + H2O + ½ O2
Exemplo 2: Reação entre o peróxido de magnésio (MgO2) e água (H2O)
MgO2 + H2O →
Como temos um peróxido reagindo com uma molécula de água, haverá formação de uma base e de peróxido de hidrogênio (H2O2). A base é formada pela ligação entre o magnésio (que apresenta NOX +2 por ser metal alcalinoterroso) e a hidroxila (OH-1) da água. Quando cruzamos as cargas dos íons, temos a formação do hidróxido de magnésio [Mg(OH)2].
MgO2 + H2O → Mg(OH)2 + H2O2
A equação deve ser balanceada porque a quantidade dos átomos dos elementos (hidrogênio e oxigênio) nos reagentes está diferente em relação aos produtos. Para balancear, basta colocar o coeficiente 2 na H2O do reagente.
1 MgO2 + 2 H2O → 1 Mg(OH)2 + 1 H2O2
A equação da reação do peróxido de magnésio com água deve ser escrita da seguinte forma:
1 MgO2 + 2 H2O → 1 Mg(OH)2 + H2O + ½ O2
Exemplo 3: Reação entre o peróxido de prata (Ag2O2) e ácido fosfórico (H3PO4)
Ag2O2 + H3PO4 → ?
Como temos um peróxido reagindo com um ácido, os produtos da reação são obrigatoriamente um sal e o peróxido de hidrogênio. O sal é formado pelo cátion Ag+1 (cuja carga é sempre fixa) do peróxido e o ânion PO4-3 do ácido (cuja carga também é sempre fixa).
Cruzando a carga +1 do cátion Ag+1 com a carga -3 do ânion PO4-3, temos a formação do sal Ag3PO4. Veja a equação que representa a reação entre o peróxido e o ácido:
Ag2O2 + H3PO4 → Ag3PO4 + H2O2
A equação deve ser balanceada porque a quantidade dos átomos dos elementos (prata e hidrogênio) nos reagentes está diferente em relação aos produtos. Para balancear, basta colocar os coeficientes 3 no Ag2O2 e 2 no H3PO4 do reagente e os coeficientes 2 no Ag3PO4 e 3 no H2O2 do produto.
3 Ag2O2 + 2 H3PO4 → 2 Ag3PO4 + 3 H2O2
Exemplo 4: Reação entre o peróxido de zinco (ZnO2) e ácido cianídrico (HCN)
ZnO2 + HCN → ?
Como temos um peróxido reagindo com um ácido, os produtos da reação são obrigatoriamente um sal e o peróxido de hidrogênio. O sal é formado pelo cátion Zn+2 (cuja carga é sempre fixa) do peróxido e o ânion CN-1 do ácido (cuja carga é sempre fixa).
Cruzando a carga +2 do cátion Zn+2 com a carga -1 do ânion CN-1, temos a formação do sal Zn(CN)2. Veja a equação que representa a reação entre o peróxido e o ácido:
ZnO2 + HCN → Zn(CN)2 + H2O2
A equação deve ser balanceada porque a quantidade dos átomos dos elementos (carbono, nitrogênio e hidrogênio) nos reagentes está diferente em relação aos produtos. Para balancear, basta colocar o coeficiente 2 no HCN do reagente.
1 ZnO2 + 2 HCN → 1 Zn(CN)2 + 1 H2O2
Por Me. Diogo Lopes Dias