Whatsapp

O átomo de Bohr

Química

PUBLICIDADE

O dinamarquês especialista em física atômica Niels Bohr, nasceu em 1885, e faleceu em 1962. No ano de 1913, estabeleceu um modelo atômico que é usado até os dias atuais.

Bohr chegou a esse modelo de átomo refletindo sobre o dilema do átomo estável. Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos. Esses princípios ainda eram desconhecidos e graças a esse físico passaram a ser usados.

Tudo começou com Bohr admitindo que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava nele. Isso se explica pelo fato de que os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Com isso, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia. Mas se um átomo absorve energia de uma descarga elétrica, alguns de seus elétrons ganham energia e passam para um nível de energia maior, nesse caso o átomo está em estado excitado.
Com essas constatações Bohr aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford conhecido como modelo do sistema planetário, onde os elétrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas. Vejamos os postulados de Bohr:

Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

O modelo atômico de Bohr lembra a órbita de um planeta daí o nome: sistema planetário.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Niels Bohr (1885-1962)
Niels Bohr (1885-1962)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O átomo de Bohr"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-atomo-bohr.htm. Acesso em 01 de março de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Böhr estabeleceu em sua teoria atômica que os elétrons giram em 7 órbitas circulares denominadas níveis ou camadas ao redor do núcleo, como mostra a seguinte ilustração:

Segundo Böhr, o átomo pode ter no máximo 7 camadas. Qual delas é a mais energética?

a) camada K

b) camada L

c) camada N

d) camada P

e) camada Q

Questão 2

Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as questões relacionadas ao átomo de Böhr:

I. Quando o elétron recebe energia, salta para um nível mais energético.

II. Quando o núcleo recebe energia, salta para um nível mais externo.

III. Se um elétron passa do estado A para o estado B, recebendo X unidades de energia, quando voltar de B para A devolverá X unidades de energia na forma de ondas eletromagnéticas.

IV. Quando um elétron passa de um estado menos energético para outro mais energético, devolve energia na forma de ondas eletromagnéticas.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique e conheça as principais características do modelo atômico de Rutherford e o experimento que possibilitou a sua formulação.
Saiba quais são as principais características, os problemas e a partir de quais aspectos foi proposto o modelo atômico de Thomson!
Conheça os modelos atômicos, importantes teorias que ajudaram na compreensão da composição de tudo no universo!
Conheça a história de vida de uns dos principais cientistas da história da Química e da Física: John Dalton. Foi ele que deu origem à primeira teoria atômica.
Veja a biografia de Niels Böhr, um dos gigantes da ciência, conhecido principalmente por seu modelo atômico que explicava o espectro eletromagnético.
Conheça mais sobre os elétrons, a primeira partícula subatômica a ser descoberta, e veja como suas propriedades são importantes para nossa vida.
Saiba mais sobre a estrutura do átomo e suas principais partículas constituintes: prótons, nêutrons e elétrons.
Aprenda a realizar distribuições eletrônicas por meio do diagrama de Linus Pauling.
Clique e conheça, por meio de exemplos práticos, como deve ser realizada a distribuição eletrônica em camadas.