Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é óxido básico?

O que é óxido básico? Trata-se de uma substância binária formada pela ligação química entre o oxigênio e alguns metais.

A Magnesita, quando aquecida, produz o óxido (básico) de magnésio
A Magnesita, quando aquecida, produz o óxido (básico) de magnésio
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os óxidos básicos são compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos) que apresentam o oxigênio com NOX igual a -2 ligado a um metal* com NOX igual a +1, +2 ou +3 ou ainda a alguns semimetais.

*OBS.: O metal deve pertencer às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos, do Boro ou ser algum elemento de transição.

Os elementos químicos que podem apresentar NOX +1, +2 ou + 3 que não formam óxidos básicos são:

  • Zinco (Zn)

  • Crômio (Cr): apenas de NOX +3

  • Ferro (Fe): apenas de NOX +3

  • Chumbo II (Pb): apenas de NOX +2

  • Alumínio (Al)

  • Estanho (Sn)

  • Arsênio (As)

  • Berílio (Be)

  • Antimônio (Sb)

  • Manganês (Mn): apenas de NOX +3

  • Bismuto (Bi)

  • Nomenclatura

A regra de nomenclatura aplicada aos óxidos básicos é a seguinte:

Óxido + de + nome do elemento

OBS.: Caso o metal não pertença à família dos alcalinos, alcalinoterrosos ou do Boro, devemos indicar o NOX do elemento por meio de um algarismo romano no final do nome.

Veja alguns exemplos:

  • CaO

Esse óxido apresenta o elemento cálcio, que pertence à família dos alcalinoterrosos. Isso indica que não precisamos indicar o NOX no nome. Assim, o nome desse óxido é:

Óxido de cálcio

  • FeO

Esse óxido apresenta o elemento ferro, que não pertence às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos e do Boro. Assim, devemos indicar o número de oxidação no nome do óxido.

Como não há nenhum índice (número) na fórmula, isso indica que a carga do ferro apresenta o mesmo número da carga do oxigênio (-2), mas com sinal contrário. Logo, seu NOX é +2. Por isso, o nome desse óxido é:

Óxido de ferro II

  • Ag2O

Esse óxido apresenta o elemento prata, que é um elemento de transição, mas, de acordo com a regra IUPAC, não necessita de indicação do seu número de oxidação no nome do óxido. Assim, o nome desse óxido é:

Óxido de prata

  • K2O

Esse óxido apresenta o elemento potássio, que pertence à família dos alcalinos, o que nos impede de escrever qualquer algarismo romano no nome. Assim, o nome desse óxido é:

Óxido de potássio

  • Au2O

Esse óxido apresenta o elemento ouro, que não pertence às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos e do Boro. Por essa razão, devemos indicar o número de oxidação desse elemento no nome do óxido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como temos o índice 2 no metal, que provém do cruzamento da carga do oxigênio, automaticamente o índice 1 que está na frente do oxigênio provém do cruzamento do metal. Por isso, seu NOX é +1. Assim, o nome desse óxido é:

Óxido de ouro I

  • Ga2O3

Esse óxido apresenta o elemento gálio, que pertence à família do Boro. Isso indica que não devemos escrever seu número de oxidação no nome. Assim, o nome desse óxido é:

Óxido de gálio

Características dos óxidos básicos

Como os óxidos básicos apresentam metais e o oxigênio na sua constituição, são denominados de compostos iônicos, ou seja, são formados por ligações iônicas. Como apresentam esse tipo de ligação química, possuem as seguintes características:

  • São sólidos em temperatura ambiente;

  • Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição;

  • Somente os que apresentam metais alcalinos e alcalinoterrosos possuem boa solubilidade em água.

  • Propriedade química, isto é, podem transformar-se em outras substâncias de acordo com o reagente com o qual forem misturados. Veja dois exemplos:

1º) Exemplo: Quando são misturados com a água, sofrem reação química e formam uma base inorgânica, como descrito na equação abaixo:

MeO + H2O → MeOH

Veja a reação entre o óxido de bismuto III e a água:

Bi2O3 + 3 H2O → 2 Bi(OH)3

O Bismuto (de carga +3) interage com a hidroxila (de carga -1), formando o hidróxido de bismuto III [Bi(OH)3], que possui o índice 3 por causa do cruzamento de cargas. Como temos 2 bismutos no reagente, é necessário colocar o coeficiente 2 na base (hidróxido de bismuto) e o coeficiente 3 no H2O para igualar a quantidade de hidrogênios e oxigênios nos reagentes e produto.

2º) Exemplo: Quando esse tipo de óxido é misturado com um ácido, sofre uma reação química, formando um sal inorgânico e água, como descrito na equação abaixo:

MeO + HX → MeX + H2O

Veja a reação entre o óxido de cálcio e o ácido clorídrico:

CaO + 2 HCl → CaCl2 + H2O

O cálcio (cátion que apresenta NOX +2) interage com o cloro (ânion que apresenta NOX -1), formando o sal CaCl2 (o índice 2 resulta do cruzamento de cargas) e água. Como temos dois cloros e dois hidrogênios no produto, é necessário colocar o coeficiente 2 no HCl do reagente.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é óxido básico?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-oxido-basico.htm. Acesso em 28 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que é óxido?

Acesse este link e passe a saber o que é um óxido, a forma utilizada para identificar esse importante grupo de substâncias inorgânicas, bem como as regras de nomenclatura utilizadas para nomeá-los e as principais classificações (duplo, ácido, básico, anfótero e neutro) que eles podem receber.
O que é Química?

Óxidos neutros

Conheça as principais características e os tipos de óxidos neutros. Clique e confira!
Química

Principais Óxidos do Cotidiano

Os óxidos estão presentes no cotidiano desde o gás dos refrigerantes até a poluição da atmosfera. Saiba mais sobre os principais óxidos aqui.
Química

Determinação do Número de Oxidação (NOX)

Veja nesse texto um conjunto de regras que permite determinar o número de oxidação (NOX) de uma maneira bem simples, sem precisar das fórmulas eletrônicas dos compostos.
Química

Óxidos duplos ou mistos

Saiba quais compostos fazem parte da classe dos óxidos duplos ou mistos, e quais as suas principais aplicações e nomenclaturas.
Química

Óxidos anfóteros

Entenda quais compostos fazem parte da classe dos óxidos anfóteros, que, por sua vez, agem como ácidos ou como bases, dependendo da substância com a qual estão reagindo.
Química

Óxidos básicos

Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.
Química

Óxidos ácidos

Aprenda mais sobre os óxidos ácidos, suas propriedades, aplicações e exemplos de óxidos que contribuem para a chuva ácida: dióxido de carbono, dióxido de enxofre, etc.
Química

Conceito de Número de Oxidação (Nox)

Entenda o que é o Número de Oxidação (Nox) nos seguintes casos: em compostos iônicos, moleculares, em elementos isolados e em substâncias simples.
Química

Classificação dos óxidos

Conheça os tipos de óxidos existentes.
Química

Nomenclatura dos óxidos

Você sabe realizar a nomenclatura dos óxidos formados por metais e por ametais? Aprenda como e tire todas as suas dúvidas aqui!
Química

PUBLICIDADE