Os óxidos básicos são compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos) que apresentam o oxigênio com NOX igual a -2 ligado a um metal* com NOX igual a +1, +2 ou +3 ou ainda a alguns semimetais.
*OBS.: O metal deve pertencer às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos, do Boro ou ser algum elemento de transição.
Os elementos químicos que podem apresentar NOX +1, +2 ou + 3 que não formam óxidos básicos são:
-
Zinco (Zn)
-
Crômio (Cr): apenas de NOX +3
-
Ferro (Fe): apenas de NOX +3
-
Chumbo II (Pb): apenas de NOX +2
-
Alumínio (Al)
-
Estanho (Sn)
-
Arsênio (As)
-
Berílio (Be)
-
Antimônio (Sb)
-
Manganês (Mn): apenas de NOX +3
-
Bismuto (Bi)
A regra de nomenclatura aplicada aos óxidos básicos é a seguinte:
Óxido + de + nome do elemento
OBS.: Caso o metal não pertença à família dos alcalinos, alcalinoterrosos ou do Boro, devemos indicar o NOX do elemento por meio de um algarismo romano no final do nome.
Veja alguns exemplos:
Esse óxido apresenta o elemento cálcio, que pertence à família dos alcalinoterrosos. Isso indica que não precisamos indicar o NOX no nome. Assim, o nome desse óxido é:
Óxido de cálcio
Esse óxido apresenta o elemento ferro, que não pertence às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos e do Boro. Assim, devemos indicar o número de oxidação no nome do óxido.
Como não há nenhum índice (número) na fórmula, isso indica que a carga do ferro apresenta o mesmo número da carga do oxigênio (-2), mas com sinal contrário. Logo, seu NOX é +2. Por isso, o nome desse óxido é:
Óxido de ferro II
Esse óxido apresenta o elemento prata, que é um elemento de transição, mas, de acordo com a regra IUPAC, não necessita de indicação do seu número de oxidação no nome do óxido. Assim, o nome desse óxido é:
Óxido de prata
Esse óxido apresenta o elemento potássio, que pertence à família dos alcalinos, o que nos impede de escrever qualquer algarismo romano no nome. Assim, o nome desse óxido é:
Óxido de potássio
Esse óxido apresenta o elemento ouro, que não pertence às famílias dos alcalinos, alcalinoterrosos e do Boro. Por essa razão, devemos indicar o número de oxidação desse elemento no nome do óxido.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como temos o índice 2 no metal, que provém do cruzamento da carga do oxigênio, automaticamente o índice 1 que está na frente do oxigênio provém do cruzamento do metal. Por isso, seu NOX é +1. Assim, o nome desse óxido é:
Óxido de ouro I
Esse óxido apresenta o elemento gálio, que pertence à família do Boro. Isso indica que não devemos escrever seu número de oxidação no nome. Assim, o nome desse óxido é:
Óxido de gálio
Características dos óxidos básicos
Como os óxidos básicos apresentam metais e o oxigênio na sua constituição, são denominados de compostos iônicos, ou seja, são formados por ligações iônicas. Como apresentam esse tipo de ligação química, possuem as seguintes características:
-
São sólidos em temperatura ambiente;
-
Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição;
-
Somente os que apresentam metais alcalinos e alcalinoterrosos possuem boa solubilidade em água.
-
Propriedade química, isto é, podem transformar-se em outras substâncias de acordo com o reagente com o qual forem misturados. Veja dois exemplos:
1º) Exemplo: Quando são misturados com a água, sofrem reação química e formam uma base inorgânica, como descrito na equação abaixo:
MeO + H2O → MeOH
Veja a reação entre o óxido de bismuto III e a água:
Bi2O3 + 3 H2O → 2 Bi(OH)3
O Bismuto (de carga +3) interage com a hidroxila (de carga -1), formando o hidróxido de bismuto III [Bi(OH)3], que possui o índice 3 por causa do cruzamento de cargas. Como temos 2 bismutos no reagente, é necessário colocar o coeficiente 2 na base (hidróxido de bismuto) e o coeficiente 3 no H2O para igualar a quantidade de hidrogênios e oxigênios nos reagentes e produto.
2º) Exemplo: Quando esse tipo de óxido é misturado com um ácido, sofre uma reação química, formando um sal inorgânico e água, como descrito na equação abaixo:
MeO + HX → MeX + H2O
Veja a reação entre o óxido de cálcio e o ácido clorídrico:
CaO + 2 HCl → CaCl2 + H2O
O cálcio (cátion que apresenta NOX +2) interage com o cloro (ânion que apresenta NOX -1), formando o sal CaCl2 (o índice 2 resulta do cruzamento de cargas) e água. Como temos dois cloros e dois hidrogênios no produto, é necessário colocar o coeficiente 2 no HCl do reagente.
Por Me. Diogo Lopes Dias