Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é deslocamento de equilíbrio?

O que é?

O deslocamento de um equilíbrio é o mecanismo da própria reação química de voltar ao equilíbrio após a ocorrência de uma perturbação (por exemplo, mudança na pressão).
Esquema mostrando pressão sendo exercida em um sistema em equilíbrio
Esquema mostrando pressão sendo exercida em um sistema em equilíbrio
PUBLICIDADE

Segundo o químico francês Henry Louis Le Chatelier, deslocamento de equilíbrio é uma situação em que uma reação química é deslocada (para o sentido direto ou para o sentido inverso) quando submetida a uma perturbação externa. Essa afirmação proposta pelo químico passou a ser conhecida como princípio de Le Chatelier.

Obs.: reação direta é aquela em que os reagentes se transformam em produtos, já a reação inversa é aquela em que os produtos se transformam em reagentes.

Uma reação está em equilíbrio quando a velocidade da reação direta é a mesma da reação inversa, ou seja, os reagentes se transformam em produtos com a mesma velocidade com que os produtos se transformam em reagentes.

Representação geral de uma reação química em equilíbrio
Representação geral de uma reação química em equilíbrio

De acordo com o princípio de Le Chatelier, sempre que uma força atuar sobre uma reação em equilíbrio, o deslocamento de equilíbrio irá ocorrer no sentido de anular essa perturbação e estabelecer uma nova situação de equilíbrio na reação.

As perturbações capazes de deslocar um equilíbrio químico são:

Variação da concentração

Quando a concentração em quantidade de matéria (em mol/L ou molar) de um participante da reação é alterada (seja diminuída ou aumentada), irá ocorrer o deslocamento do equilíbrio, desde que esse participante não esteja no estado sólido.

Assim, de acordo com o princípio de Le Chatelier, se a concentração de um participante for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido contrário ao aumento. Porém, se a concentração do participante for reduzida, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido da diminuição. Por exemplo:

Representação geral de uma reação química em equilíbrio
Representação geral de uma reação química em equilíbrio

  • Aumentando a concentração de A = equilíbrio desloca para a direita

  • Diminuindo a concentração de B = o equilíbrio desloca para a esquerda

→ Variação da pressão

A variação da pressão só promove deslocamento em equilíbrios que apresentam componentes gasosos, já que quando ela é aumentada as moléculas ampliam os choques entre si, e quando a pressão é diminuída, elas diminuem os choques entre si.

Os choques entre as moléculas aumentam com o aumento da pressão, porque o volume (espaço) é diminuído consequentemente, enquanto que a diminuição da pressão é acompanhada com o aumento do volume.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obs.: Em um equilíbrio químico, a análise do efeito da modificação da pressão leva em consideração o volume molar dos reagentes e produtos, volume esse que está relacionado com os coeficientes da reação. Na equação abaixo o volume do reagente é 4 e do produto é 2.

Equação que indica os volumes presentes na formação da amônia
Equação que indica os volumes presentes na formação da amônia

De acordo com o princípio de Le Chatelier, se a pressão de um sistema for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de maior volume, enquanto que se a pressão for diminuída ocorrerá o deslocamento do equilíbrio.

Equação que representa o equilíbrio de formação da amônia
Equação que representa o equilíbrio de formação da amônia

  • Aumentando a pressão = equilíbrio desloca para a direita (por ser o lado de menor volume).

  • Diminuindo a pressão = o equilíbrio desloca para a esquerda (por ser o lado de maior volume).

Variação da Temperatura

O aumento da temperatura de uma reação em equilíbrio favorece para que as moléculas se choquem mais, enquanto que a diminuição da temperatura diminui a agitação delas e, consequentemente, os choques. Sendo que o aumento da temperatura sempre favorece reação endotérmica (aquele que absorve energia).

A análise do efeito da temperatura em um equilíbrio leva em consideração, principalmente, o ΔH da reação. Se o ΔH for positivo, a reação direta será endotérmica, enquanto a inversa será exotérmica. Caso o ΔH seja negativo, a direta será exotérmica e a inversa, endotérmica.

Equação contendo a variação de entalpia na formação da amônia
Equação contendo a variação de entalpia na formação da amônia

  • Aumentando a temperatura = equilíbrio desloca para a esquerda (por ser o sentido da reação endotérmica, já que o ΔH é negativo).

  • Diminuindo a temperatura = o equilíbrio desloca para a direita (por ser o sentido da reação exotérmica, já que o ΔH é negativo).


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é deslocamento de equilíbrio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-deslocamento-equilibrio.htm. Acesso em 27 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba como a variação da pressão influencia o deslocamento do equilíbrio químico de sistemas gasosos.
Entenda como a variação da concentração dos reagentes e dos produtos de uma reação causa o deslocamento do equilíbrio químico.
Entenda como a variação da temperatura causa o deslocamento do equilíbrio químico e muda o valor da constante de equilíbrio, Kc.
A temperatura tem grande influência na velocidade das reações, sendo diretamente proporcionais. Veja por que isso acontece lendo esse texto.
Clique e aprenda a diferenciar um processo endotérmico de um processo exotérmico por meio de exemplos práticos do cotidiano.
Analisando os Termômetros
A influência da acidez e basicidade em equilíbrios químicos.
Saiba como a pressão influencia na mudança de fase e porque uma garrafa cheia de água e fechada quebra quando colocada no congelador.
Você sabe o que é equilíbrio térmico? Entenda como funciona esse importante fenômeno da Física e aprenda a calcular a temperatura de equilíbrio térmico.
Clique neste link e tenha acesso a um material com resoluções completas de alguns exercícios sobre equilíbrio químico das últimas edições do Enem. Para acompanhar a solução desses exercícios, é interessante relembrar assuntos como força de ácidos e bases, hidrólise salina, pH e deslocamento de equilíbrio.