Topo
pesquisar

Medida da Temperatura

Física

PUBLICIDADE

Os átomos ou moléculas que constituem um corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, encontram-se em constante movimento (Agitação Molecular). Por essa razão, os líquidos e os gases não apresentam uma estrutura molecular organizada, ao contrário do que ocorre com os sólidos.

Quanto mais agitadas estiverem as moléculas em um corpo, maior será sua temperatura; em contrapartida, quanto menor for a agitação dessas moléculas, menor será sua temperatura.
 

Define-se: Temperatura é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado.

O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
 


 

O álcool ou mercúrio fica dentro de um recipiente chamado bulbo que, quando em contato com o corpo, atinge o equilíbrio térmico, se expande e torna possível a verificação da temperatura.
Existem vários tipos de termômetros, veja alguns exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)




Termômetro Digital e Culinário

 


Termômetro Clínico e Hospitalar (aplicado em autoclaves)

 


Termômetro Automotivo e Industrial


No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Medida da Temperatura "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/medida-temperatura.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola