Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Revolução Russa?

A Revolução Russa foi um dos principais eventos históricos do século XX e teve como principal resultado a construção do Estado Soviético.

Estátua de Lenin, um dos líderes da Revolução Russa de 1917.
Vladimir Lenin foi um dos principais líderes bolcheviques da Revolução Russa de 1917.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Revolução Russa representou a construção de um Estado e de uma sociedade considerada por muitos especialistas como socialista. Tida por muitos historiadores como um dos principais eventos históricos do século XX, a Revolução Russa foi iniciada em 1917, quando a população ganhou as ruas pedindo por melhores condições de vida e pela retirada da Rússia da I Guerra Mundial.

Os protestos levaram ao fim do czarismo, e um governo provisório foi instalado. Partidos foram formados, e, entre eles, os bolcheviques acabaram tomando a liderança da revolução, finalizada em sua última fase, a Guerra Civil Russa, e com o início do Estado soviético.

Leia mais: Domingo Sangrento — quando as tropas do czar Nicolau II abriram fogo contra um protesto pacífico em 1905

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Revolução Russa

  • Foi um evento histórico que representou o início da construção de um Estado socialista na Rússia.

  • Começou em 1917, após o fim do regime czarista de Nicolau II.

  • Com a queda do czar, instituiu-se um governo provisório, e vários partidos surgiram.

  • A disputa principal entre esses partidos deu-se entre mencheviques, que queriam uma transição pela democracia burguesa até o comunismo, e os bolcheviques, que queriam uma ditadura do proletariado tendo em vista o socialismo.

  • A revolução teve várias fases, e a final delas foi constituída por uma guerra civil entre o Exército Branco e o Exército Vermelho, com este último saindo vencedor.

  • Após a Guerra Civil Russa, os bolcheviques consolidaram seu poder e a União Soviética começou a ser construída.

Videoaula sobre Revolução Russa (1917)

Como se iniciou a Revolução Russa?

A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917, quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.

Em virtude dessa manifestação popular e de uma conjuntura política não favorável ao poder despótico de Nicolau II, o czarismo teve fim, sendo constituído em seu lugar um governo provisório, que governaria o país até a elaboração de uma Constituição para a Rússia. O governo provisório era apoiado pela Duma, o Parlamento russo, que administrou o país sem, no entanto, conseguir atender às reivindicações da população.

Ainda em fevereiro, os operários de São Petersburgo voltaram a criar os sovietes. Criados inicialmente em 1905, durante a Revolução Russa de 1905, os sovietes eram os conselhos de operários, formados apenas por delegados de origem trabalhadora, e tinham por função ser um órgão de administração política e econômica. Os sovietes foram constituídos também dentro das fábricas, passando a ser órgãos de gestão do processo de produção.

A existência simultânea da Duma e dos sovietes caracterizou o “duplo poder”, com a Duma representando os interesses da burguesia e da aristocracia russa, e os sovietes, os interesses dos operários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os bolcheviques e os mencheviques?

Alguns partidos políticos disputavam a direção do movimento revolucionário, que se expandiu entre fevereiro e outubro de 1917, alcançando todo o território do Império Russo. Os principais partidos estavam à esquerda do cenário político. Dois deles eram decorrentes de uma cisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que deu origem aos mencheviques e aos bolcheviques.

  • Mencheviques: eram partidários, em linhas gerais, de que a revolução passasse inicialmente por uma democracia representativa burguesa para estimular o desenvolvimento das forças de produção capitalista, estágio necessário para a chegada ao comunismo. O principal líder menchevique naquele momento era Kerenski, que chegou a dirigir o governo provisório até outubro de 1917.

  • Bolcheviques: discordavam dessa posição, pois eram partidários da tomada do poder de Estado pelos trabalhadores, com a direção de seu próprio partido. O objetivo era constituir a ditadura do proletariado, que conduziria a sociedade russa para o socialismo, tendo o Estado como principal impulsionador do desenvolvimento das forças produtivas.

Protesto bolchevique dispersado com tiros de metralhadoras, julho de 1917.
Protesto bolchevique dispersado com tiros de metralhadoras, julho de 1917.

Havia ainda uma importante participação de anarquistas na organização das massas trabalhadoras russas, principalmente ligadas à luta dos comitês de fábrica e à constituição de um forte movimento operário e camponês na Ucrânia, liderado por Nestor Makhno.

Ainda do lado dos camponeses, havia os socialistas-revolucionários, partido político que representava esse grupo social, que compunha a imensa maioria da população russa. Os camponeses não esperaram ações do governo provisório para verem atendida sua principal reivindicação, que era a distribuição das terras pertencentes à nobreza e à Igreja Ortodoxa. As ocupações de terras cresceram entre fevereiro e outubro, fortalecendo a luta pela reforma agrária.

De toda forma, foram os bolcheviques que conseguiram liderar o movimento, principalmente depois da chegada de Vladimir Ilich Lenin, em abril de 1917. Como um dos principais líderes bolcheviques, Lenin conseguiu orientar o partido no sentido da tomada do poder de Estado, buscando o apoio das massas por meio de duas expressões de ordem principais:

  1. Paz, pão e terra”: tinha por objetivo apontar a necessidade de retirada do país da I Guerra Mundial, acabar com a fome da população e realizar a reforma agrária.

  2. Todo poder aos sovietes”: indicava a necessidade do poder estar baseado na organização criada pelos trabalhadores, entendendo o operariado como liderança na construção do socialismo.

O que foi a Guerra Civil Russa de 1917 a 1921?

Em outubro de 1917, os bolcheviques e os socialistas-revolucionários de esquerda decidiram pela tomada do poder de Estado. Após a formação da Guarda Revolucionária pelo soviete de São Petersburgo, a principal ação foi a tomada do Palácio de Inverno, onde se reunia o Governo Provisório. A partir desse momento, os bolcheviques construiriam sua liderança na revolução e um novo Estado na Rússia.

Com a tomada do poder, iniciou-se uma nova etapa da Revolução Russa, caracterizada pela Guerra Civil, que durou de 1917 a 1921. Os bolcheviques formaram o Exército Vermelho, que cresceu rapidamente, e passaram a enfrentar o Exército Branco, formado por generais ligados à aristocracia e burguesia russa, com o apoio dos países capitalistas do Ocidente. Outro grupo que passou a enfrentar o Exército Branco foi a Makhnovtchina, composta por camponeses e trabalhadores ligados a Nestor Makhno.

A Guerra Civil foi composta de combates duros e levou a sociedade a uma situação de extrema penúria, com a falta de alimentos e a morte de centenas de milhares de pessoas. Para organizar o nascente Estado, os bolcheviques adotaram como forma de administração política e econômica o que ficou conhecido como comunismo de guerra, que consistia na militarização do trabalho nas cidades e no confisco da produção agrícola dos camponeses. Essa situação causou um extremo desgaste com estes últimos, além da prática de confisco ter ainda incentivado a formação de um mercado clandestino.

  • Quem venceu a Guerra Civil Russa?

A guerra civil terminou em 1921 com a vitória do Exército Vermelho, a eliminação da oposição política aos bolcheviques e o desmantelamento do exército de Makhno. Outro fato simbólico do fim da guerra civil foi o esmagamento pelo Exército Vermelho da Revolta de Kronstadt, ocorrida em uma fortaleza naval que representava o principal foco de enfrentamento ao czarismo desde 1905. A principal reivindicação dos revoltosos era a eleição de sovietes livres, sem o monopólio bolchevique, em uma posição semelhante a que existiu em fevereiro de 1917.

Ameaçados, os bolcheviques esmagaram a revolta, pondo fim na chamada Terceira Revolução Russa — depois da primeira de fevereiro de 1917 e da segunda de outubro de 1917 — e consolidando seu poder no comando do Estado. A partir desse momento, iniciava-se o período de construção do Estado soviético, marcado pela reconstrução econômica e pelas disputas internas pelo poder do partido. Caso queira saber mais sobre a Guerra Civil Russa, clique aqui.


Por Me. Tales Pinto 

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "O que é Revolução Russa?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao-russa.htm. Acesso em 28 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante