PUBLICIDADE
Hipotermia é uma condição em que se observa a queda na temperatura corporal de um indivíduo. A temperatura do nosso corpo é resultado de um processo conhecido como termorregulação, que mantém nossa temperatura dentro de uma faixa considerada normal. Garantir uma temperatura adequada é fundamental para o funcionamento do organismo. Sendo assim, temperaturas muito baixas ou muito altas podem ter consequências, alterando processos biológicos e reações enzimáticas, por exemplo.
Diferentemente do que muitos pensam, a hipotermia merece atenção assim como a febre e, se não tratada adequada e rapidamente, pode desencadear a morte do indivíduo. Algumas pessoas são mais suscetíveis a ter hipotermia, sendo esse o caso de idosos, pessoas em situação de rua e doentes crônicos.
Leia também: Febre, uma condição em que a temperatura corpórea está acima da faixa normal.
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é hipotermia?
- 2 - Causas da hipotermia
- 3 - Sintomas da hipotermia
- 4 - Primeiros socorros em caso de hipotermia
- 5 - Hipotermia infantil
- 6 - Hipotermia terapêutica
O que é hipotermia?
Hipotermia pode ser definida como a temperatura central do organismo igual ou abaixo de 35 ºC. Vale destacar que alguns autores consideram a hipotermia como uma temperatura corporal central inferior a 36 ºC. A temperatura central, que é a temperatura do coração, pulmão, cérebro e órgãos esplâncnicos, geralmente está entre 36,6 ºC e 37, 6 ºC e garante a manutenção do equilíbrio interno.
De acordo com a gravidade da hipotermia, ela é classificada em leve, moderada ou grave. Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.
A queda da temperatura do nosso corpo possui impactos fisiológicos, como a redução do ritmo cardíaco. A hipotermia pode ser responsável ainda por colapso circulatório e até mesmo a morte do paciente, estando essas situações relacionadas normalmente com a hipotermia grave.
Causas da hipotermia
A hipotermia pode ser causada por diferentes fatores, como:
-
baixas temperaturas;
-
alguns tipos de medicamento, como sedativos e anestésicos;
-
distúrbios nutricionais, como desnutrição grave; e
-
doenças congênitas, como hipotireoidismo congênito.
São considerados grupos mais propensos à hipotermia:
-
idosos;
-
pessoas em situações de rua;
-
doentes crônicos;
-
alcoólatras.
Leia também: 15 curiosidades sobre o frio
Sintomas da hipotermia
A hipotermia pode desencadear sintomas como tremores, pele fria, dificuldade para respirar e redução da velocidade dos batimentos cardíacos. Além disso, o paciente pode ter confusão mental, fala lenta e confusa, sonolência e fraqueza.
Em situações de exposição ao frio, por exemplo, inicialmente o indivíduo apresenta arrepios e a pele fica mais fria, como resultado da vasoconstrição cutânea, a qual é responsável pela redução da perda de calor. A pessoa então começa a apresentar tremores, que são uma forma de o corpo conseguir produzir calor e garantir seu funcionamento. Entretanto, com a exposição prolongada, os tremores vão diminuindo e o sistema termorregulador do corpo vai entrando em colapso. As funções vitais vão se alterando e, na hipotermia grave, batimentos cardíacos e a frequência respiratória ficam quase imperceptíveis. A morte é inevitável caso nenhuma medida seja tomada.
Leia também: Reações corporais durante o frio
Primeiros socorros em caso de hipotermia
Em caso de hipotermia, os primeiros socorros consistem basicamente no aquecimento do corpo do indivíduo. Quando a pessoa teve contato com água gelada, por exemplo, é importante retirar as roupas molhadas ou úmidas e fornecer à vítima agasalhos e cobertores para que ela se aqueça. Se a pessoa estiver consciente, podem ser oferecidas bebidas quentes, como chás. É importante nunca forçar a ingestão caso a pessoa esteja inconsciente. Vale destacar ainda que bebidas alcoólicas não são recomendadas para casos de hipotermia. Deve-se procurar o quanto antes atendimento médico.
Hipotermia infantil
A hipotermia infantil é também uma condição importante e que merece atenção, principalmente em bebês, nos quais se observa uma rápida perda de calor. Para evitá-la, algumas medidas simples podem ser adotadas, tais como:
-
agasalhar a criança adequadamente;
-
evitar banhos demorados;
-
garantir a rápida troca de roupa após o banho;
-
oferecer medicamentos apenas se recomendados pelo médico e obedecendo às doses estabelecidas.
Leia também: Hipertermia — a condição desencadeada com o aumento da temperatura central do corpo
Hipotermia terapêutica
A hipotermia terapêutica é uma técnica em que se reduz a temperatura corpórea do paciente de maneira controlada. Ela é utilizada, por exemplo, para reduzir complicações neurológicas após uma parada cardiorrespiratória e para evitar lesão cerebral em recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquêmica, uma complicação da asfixia perinatal. A hipotermia apresenta, nesse contexto, um efeito protetor, atuando, por exemplo, na supressão da ação de radicais livres e reduzindo o metabolismo cerebral.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia