Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Terremoto de grande magnitude atinge Indonésia, mais uma vez

Entenda as causas do país ser sempre castigado por terremotos.

Em 21/11/2022 10h38 , atualizado em 21/11/2022 11h37
Indonésia sofre mais uma vez as consequências de um terremoto de magnitude 5,6
Até o momento, quarenta e seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feriadas * Crédito da Imagem: Shutterstock / Umarazak

PUBLICIDADE

A Indonésia sofre mais uma vez as consequências de um terremoto de magnitude 5,6 que a atingiu nesta segunda-feira, 21 de novembro. 

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, responsável por registrar tremores em todo o mundo, o epicentro ocorreu em Cianjur, na região ocidental de Java, a principal ilha do país e que fica a cerca de 75 quilômetros da capital do país, Jacarta.

Até o momento, quarenta e seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feriadas. Segundo autoridades de Cianjur, há ainda centenas de desaparecidos, e dezenas de prédios foram total ou parcialmente danificados.

O tremor aconteceu a uma profundidade de 10 quilômetros, sendo sentido também de maneira bem forte na área metropolitana de Jacarta, que tem centenas de prédios comerciais. Os arranha-céus da capital balançaram por mais de três minutos e alguns foram evacuados.

Veja: Os terremotos e seus efeitos

Veja também: Os piores terremotos da história

Histórico de terremotos

A Indonésia é formada por um grande arquipélago de mais de 270 milhões de pessoas, sendo frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis devido à sua localização, chamada de “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, especialistas comentam que é incomum que os tremores sejam sentidos em Jacarta.

No início do ano, em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 tirou a vida de, pelo menos, 25 pessoas e feriu mais de 460 na província de Sumatra Ocidental. Em 2021, em janeiro, um terremoto de magnitude 6,2 matou mais de 100 pessoas e feriu quase 6.500 na província de West Sulawesi.

Um forte terremoto e tsunami no Oceano Índico em 2004 mataram quase 230 mil pessoas em mais de dez países na região, mas a maioria das mortes ocorreu na Indonésia.

Leia: Risco de terremotos no Brasil

Leia também: Tsunami no Brasil: possibilidade ou lenda?

Por Érica Caetano
Jornalista

*Crédito imagem

Shutterstock e Umarazak

PUBLICIDADE