Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os piores terremotos da história

Geralmente os terremotos causam grandes destruições, podemos destacar o que ocorreu no Chile, em 1960, e outro no Alasca, em 1964, como os piores terremotos da história.

Consequências do terremoto na Indonésia
Consequências do terremoto na Indonésia
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os terremotos são desencadeados por falhas geológicas, atividades vulcânicas e pela colisão entre placas tectônicas. Esse fenômeno provoca tremores passageiros na superfície terrestre e pode gerar a formação de ondas gigantes (tsunamis) nos oceanos, que, caso atinjam a porção terrestre, podem causar grandes danos.

Os abalos sísmicos ocorrem há milhares de anos, no entanto, com o atual sistema de informação é possível obter notícias de terremotos em diferentes partes do planeta. O avanço tecnológico nos meios de comunicação permite que as informações sejam divulgadas rapidamente para o mundo. Com isso, temos a sensação que a quantidade de terremotos está aumentando.

Algumas áreas do planeta são mais propícias para a ocorrência de terremotos, pois estão localizadas em zonas de convergências de placas. Esse é o caso do Japão, Indonésia, Chile, Haiti, etc. As regiões situadas nas bordas das placas tectônicas são as que mais sofrem com o poder destrutivo dos terremotos.

A gravidade de um terremoto depende de sua magnitude na Escala Richter, da profundidade do hipocentro (local onde ocorre o encontro das placas) e da quantidade de pessoas que habitam o local atingido. Levando em consideração a magnitude, os cinco piores terremotos já registrados no planeta são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1°) Chile – Em maio de 1960, um terremoto de 9,5 graus na Escala Richter atingiu a cidade de Valdivia, provocando a morte de mais de 5.700 pessoas.

2°) Alasca – Um terremoto de 9,2 graus na Escala Richter atingiu o Alasca em 1964. Nessa ocasião, mais de 100 pessoas morreram e o número de vítimas só não foi maior porque a região era pouco povoada.

3°) Indonésia – Em dezembro de 2004 foi registrado um terremoto de magnitude de 9,1 graus. O encontro das placas tectônicas ocorreu no Oceano Pacífico, formando um tsunami. Nessa ocasião, mais de 230 mil pessoas morreram.

4°) Japão – Localizado na área mais sísmica do planeta, o Japão foi atingido por um terremoto de 9,0 graus na Escala Richter. Um tsunami invadiu a porção leste do país, provocando a morte de mais de 10 mil pessoas. Esse fato ocorreu no dia 11 de março de 2011.

5°) Rússia – Um terremoto de magnitude de 9,0 graus na Escala Richter foi registrado em 1952 na Península de Kamchatka, situada na porção leste da Rússia. Os prejuízos foram financeiros, não havendo mortes provocadas por esse abalo sísmico.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Os piores terremotos da história"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-piores-terremotos.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante