O petróleo no Enem pode ser cobrado de diversas formas, desde os processos de extração até o descarte das mercadorias feitas com ele. É um produto de relevância econômica e geopolítica imensurável, entretanto, proporcional a sua importância são os perigos envolvidos no sistema de extração deste combustível fóssil.
Por isso, é necessário a participação de diversos profissionais especializados e a implementação de procedimentos de segurança, tanto para proteger as pessoas como o meio ambiente.
A fim de compreender melhor o petróleo e suas possíveis abordagens no Enem, fomos conversar com Marcelo Laurentino, professor de Química no cursinho pré-vestibular Educafro Valongo e funcionário da Petrobras em uma refinaria na cidade de Cubatão, também falamos com Elisa Parmejane, professora de Geografia do Colégio Rio Branco. Confira o que descobrimos!
O que é o petróleo e da onde ele surge?
De acordo com Marcelo Laurentino, o petróleo é uma mistura complexa de moléculas de compostos de hidrocarbonetos associadas a pequenas moléculas de nitrogênio, enxofre e oxigênio. Em outra palavras, o petróleo é o resultado do soterramento de grandes florestas e animais, que aconteceu há milhões de anos, debaixo de grande pressão e temperatura.
As moléculas do petróleo são encontradas nas formas gasosa, líquida e sólida em poros e microporos das rochas, segundo o professor de Química. Com mais detalhes, Marcelo explica:
Elas (as moléculas) se acumularam, sobretudo, em rochas sedimentares, onde se concentram em solos impermeáveis formando bolsões de reservatórios de petróleo. Muita gente acha que são grandes poços de petróleo mas, na verdade o petróleo é encontrado em microporos, ou seja, são micro gotinhas contidas dentro da rocha.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que o petróleo pode fazer?
O petróleo é uma matéria-prima muito versátil, ele pode ser utilizado em diversas áreas industriais e também é útil para atividades do dia a dia das pessoas comuns. Sendo tão farto de finalidades, é comum nos questionarmos: desde quando as sociedades humanas manuseiam o petróleo?
Segundo o professor Marcelo Laurentino, o petróleo já é conhecido há milênios, todavia, apenas após a Revolução Industrial ele veio a ser amplamente utilizado. O educador nos detalha o processo de extração e explica os tipos de materiais originários de cada etapa do procedimento. Veja:
O petróleo é obtido através de um processo chamado destilação fracionada – um processo físico de separação das moléculas presentes nessa mistura complexa de moléculas. Essa separação ocorre em uma torre de destilação fracionada, considerando temperatura e pressão reguladas. Nela, os compostos mais leves sobem e os mais pesados descem, gerando compostos com mais ou menos carbonos.
O professor continua a explicação, ele afirma que os compostos que possuem de um a dois carbono formam o gás natural, os que possuem de três a quatro formam o gás de cozinha, os que possuem de cinco a seis formam um éter de petróleo utilizado como solvente na indústria. Mais produtos que podem ser feitos, a depender da quantidade de carbono, são a gasolina, a parafina, o asfalto, o querosene, a vaselina, entre outros.
A professora Elisa Parmejane destaca a capacidade do petróleo de também fornecer energia a partir de combustíveis utilizados em carros, navios, aviões, além de geradores de energia e aquecimento doméstico e industrial. A professora de Geografia lista mais produtos que utilizam petróleo em sua produção:
- Tintas
- Tecidos sintéticos
- Vernizes
- Plástico
- Solventes
- Fertilizantes
- Agrotóxicos
- Detergentes
- Cosméticos
- Produtos de higiene
Como a extração do petróleo afeta a natureza?
Apesar de possuir inúmeras funcionalidades, o petróleo e seus processos de extração apresentam grandes ameaças ao meio ambiente. Conforme a Geógrafa Elisa Parmejane, os principais riscos são:
Derramamentos de Petróleo: Derramamentos acidentais de petróleo no oceano ou em áreas terrestres podem causar danos severos aos ecossistemas.
Emissões de Gases de Efeito Estufa: A queima de petróleo para obtenção de energia libera dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Desmatamento e Degradação do Solo: A construção de infraestruturas para exploração e transporte de petróleo na maioria das vezes requer desmatamento.
O professor de Química ressalta que acidentes podem ter graves consequências como mortandade em larga escala de peixes, aves marinhas e outras espécies animais. Ele também salienta os danos causados pelo petróleo e seus derivados ao meio ambiente, pois, são materiais que ficaram muito tempo preservados e quase não existem organismos capazes de degradá-los.
O que estudar sobre petróleo para o Enem?
Com tantos assuntos relacionados, o que pode cair sobre Petróleo no Enem? Bom, sobre este tema, a professora Elisa disse:
Os itens que destacamos até aqui como a formação, extração, utilização do petróleo e seus impactos ambientais;
Os aspectos econômicos e geopolíticos da produção e comercialização do petróleo como campos de exploração, formação de preços e pagamentos de direitos de propriedade (royalties);
As principais regiões e países produtores e sobretudo, a importância do cartel da OPEP;
No Brasil, destaque para o pré-sal e também para a questão de se explorar petróleo em áreas ambientalmente frágeis como a foz do Amazonas.
Por Tiago Vechi
Jornalista