Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais do Estado de São Paulo

Estação ecológica Juréia Itatins
Estação ecológica Juréia Itatins
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil, esse é o principal componente da federação por abrigar os principais centros financeiros, industriais e difusão de informações e pesquisas.

Em sua área territorial de 248.196,960 km2 existem diversos tipos de componentes naturais responsáveis por compor a paisagem, nesses os de maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões. A primeira se apresenta em uma estreita faixa litorânea, na qual se encontram a Serra do Mar, Paranapiacaba e Itatins e os morros e do Vale Ribeira.

O segundo se apresenta desde a parte sul do Estado de São Paulo até a região nordeste, nas proximidades do território de Minas Gerais.

A terceira abrange desde o planalto atlântico ao oeste do Estado, onde estão localizados o vale do Médio Tiête, Paranapanema e Mogi-Guaçu. A superfície do território apresenta altitudes que podem variar de 300 a 900 metros em 85% da área estadual. O ponto mais elevado do Estado é a Pedra da Mina, localizada na Serra da Mantiqueira com 2.770 metros de altitude.

Clima

No Estado de São Paulo o clima que predomina é o tropical atlântico, nas áreas com proximidade ao litoral, e tropical de altitude, que prevalece no interior, nos lugares de altitudes elevadas a temperatura média anual é de 20° a 22º C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer do ano duas estações distintas se apresentam compostas por uma estação seca e outra chuvosa, salvo na faixa litorânea em que os períodos de estiagem são restritos. Apesar de ocorrer o clima tropical, acontecem geadas nos meses de inverno, principalmente em altitudes acima de 1.200 metros.

Vegetação

O Estado paulista possui em seu território basicamente três tipos distintos de cobertura vegetal, o litoral é representado pelo mangue, além da Mata Atlântica na Serra do Mar e nas outras partes do território predomina florestas tropicais.

A vegetação de São Paulo é bastante variada, demonstra de forma sintetizada diferentes domínios naturais existentes no Brasil. Diante disso, é possível verificar que no centro e oeste do Estado ocorrem cerrados, campos sujos e cerradões, em suma, existe vestígios de florestas tropicais e subtropicais.

Hidrografia

A Bacia Hidrográfica do Paraná abrange o Estado de São Paulo. Os rios de São Paulo são extremamente importantes para o transporte hidroviário e também na geração de energia elétrica.

No transporte hidroviário existe a hidrovia Tiête-Paraná que possui 2.400 quilômetros de extensão, no qual 800 km estão situados no Estado de São Paulo.

Principais rios do Estado: Tiête, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul, Piracicaba, Pardo, Mogi-Guaçu, Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspectos naturais do Estado de São Paulo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-estado-sao-paulo.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante