Palco de importantes acontecimentos da História do Brasil, Avenida Paulista completa 131 anos
Palco de importantes acontecimentos da História do Brasil, Avenida Paulista completa 131 anos
Principal avenida do país, que conta com 2,8 km de extensão, foi planejada para ser ampla e arborizada
Em 08/12/2022 14h40
, atualizado em 08/12/2022 15h14
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A Avenida Paulista, considerada a principal do Brasil, completa 131 de inaguração hoje, 8 de dezembro. A avenida abrange as zonas Centro-Sul, Central e Oeste da capital Sâo Paulo.
Uma das curiosidades sobre a Avenida Paulista é que ela foi totalmente planejada para ser arborizada e larga. Com 2,8 km de extensão, a avenida mais famosa do Brasil também é um dos principais centros econômicos do país e abriga várias empresas de renome.
A Avenida paulista foi inaugurada no ano de 1891. Conforme o livro Cidade de São Paulo: Estudos de Geografia Urbana (1958), em um primeiro momento ela se chamaria Avenida das Acácias, ou Prado de São Paulo. Mas, o engenheiro que a construiu, Joaquim Eugênio de Lima, optou por chamá-la Avenida Paulista em homenagem aos paulistas.
Veja abaixo momentos nos quais a Avenida Paulista foi palco de acontecimentos importantes da História do Brasil:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Diretas Já
As Diretas Já foram uma das manifestações mais famosas da História do Brasil e que tiveram como um dos palcos a Avenida Paulista. Além disso, o movimento realizou campanhas em várias outras cidades brasileiras por meio de comícios em praças públicas, reunindo milhares de pessoas.
Diretas Já foi o nome de um movimento político que ganhou força entre os anos de 1983 e 1984. Defendia a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que procurava garantir a realização de eleições presidenciais diretas em 1985.
Caras-pintadas no Governo Collor
Durante o Governo Collor, o segundo semestre de 1992 ficou marcado pelas manifestações dos caras-pintadas, que também ocorreram na Avenida Paulista.
Milhares de cidadãos foram às ruas, vestiram-se e pintaram-se de verde e amarelo para protestar contra Collor, enquanto outros preferiam usar preto. O coro popular exigia o afastamento do presidente de suas funções.
No Congresso, o impeachment de Fernando Collor de Melo foi aprovado por 441 a 38 votos e, no Senado, por 76 a 3. Collor tentou se preservar renunciando, mas não deu certo. Seu impeachment foi consolidado, ele perdeu o cargo de presidente do Brasil e também seus direitos políticos por oito anos.
Impeachment de Dilma Rouseff
As manifestações contra o governo de Dilma Rousseff tiveram início em 2013 em vários locais do país, entre os quais a Avenida Paulista.
Dilma foi derrubada por um processo de impeachment sob a acusação de realizar crime de responsabilidade fiscal. Em 31 de agosto de 2016, o processo de impeachment de Dilma Rouseff foi confirmado.
Avenida Paulista, corredor cultural
A Avenida Paulista também é palco de diversas atividades culturais. Aos domingos, a avenida é fechada e os paulistas podem passear e apreciar shows, peças de teatro, artesanatos, etc.
Um dos principais museus do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), também se localiza na Avenida Paulista. O espaço costuma ser ponto de encontro de manifestantes.
É também na maior avenida do país onde ocorre uma das maiores festas de ano novo. O Governo do São Paulo anunciou na última terça-feira (6) que, depois de dois anos de cancelamento da festa em razão da pandemia do coronavírus, a Avenida Paulista voltará a ter o Réveillon.
Outro importante acontecimento do esporte no Brasil, a Corrida Internacional de São Silvestre, também ocorre na Avenida Paulista. A competição tem largada no período da manhã, na Avenida Paulista com a Rua Augusta, e chegada na mesma Avenida Paulista, em frente ao Edifício Cásper Líbero.