Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Caixa de Pandora

Caixa de Pandora é um mito grego que aborda a criação de Pandora, primeira mulher na Terra e a grande responsável por espalhar o mal pelo planeta.

Pandora abrindo a caixa que continha todos os males do mundo.
Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada pelos deuses e quem abriu uma caixa que espalhou todos os males pelo planeta.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Caixa de Pandora é uma narrativa da mitologia e da religiosidade grega que explica como o mal e as doenças se espalharam pelo planeta. Pandora era uma mulher, a primeira a existir, sendo criada por Hefesto com base em instruções dadas por Zeus, o principal deus do panteão grego.

A criação de Pandora é apresentada nos mitos gregos como uma forma de Zeus vingar-se de Prometeu por ter roubado o fogo e entregue aos homens. Pandora casou-se com Epimeteu, irmão de Prometeu, sendo a responsável por abrir uma caixa que continha todos os males existentes, espalhando-os pelo mundo.

Leia também: Atena — por que ela era considerada a deusa da sabedoria?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Caixa de Pandora

  • Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher a ser criada.

  • Pandora foi criada por Hefesto, por um pedido de Zeus, e recebeu dons de outros deuses gregos.

  • Esse mito é mencionado por Hesíodo em dois trabalhos atribuídos a ele: Teogonia e Os trabalhos e os dias.

  • Ela foi criada com o objetivo de Zeus vingar-se da humanidade e de Prometeu, por este ter roubado o fogo dos deuses.

  • Casou-se com Epimeteu, irmão de Prometeu, e abriu uma caixa que continha diversos males, espalhando-os pelo planeta.

Videoaula sobre a Caixa de Pandora

Quem é Pandora?

Pandora é uma personagem da mitologia grega, reconhecida como a primeira mulher após ter sido criada por Hefesto, deus da metalurgia. A criação de Pandora por Hefesto foi realizada mediante instruções diretas de Zeus. Os historiadores entendem que o mito relacionado com Pandora pode ser classificado como uma teodiceia porque procura explica a origem do mal existente no planeta.

O mito de Pandora foi mencionado duas vezes por Hesíodo, escritor grego que ficou conhecido por registrar parte expressiva das narrativas da religiosidade grega. Pandora foi mencionada por Hesíodo em Teogonia e em Os trabalhos e os dias. No primeiro, o mito dela é mencionado sem que o nome Pandora fosse citado. No segundo, o nome de Pandora é diretamente citado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como Pandora foi criada?

A criação de Pandora tem relação com uma disputa entre Prometeu e Zeus. Prometeu era um titã que ficou conhecido como o criador do homem (referência ao gênero masculino), fazendo-o à semelhança dos deuses. Ele, junto de seu irmão, Epimeteu, também foi o responsável por distribuir todas as qualidades necessárias para que os homens e os animais pudessem sobreviver.

Entretanto, o seu trabalho possuía um critério: fazer com que as habilidades dadas ao homem fizessem dele um ser superior aos animais. Durante a distribuição das habilidades, Epimeteu gastou todos os seus recursos, ficando sem nada a oferecer que desse uma grande vantagem ao homem. Prometeu, então, decidiu intervir na situação.

Prometeu subiu ao Olimpo para roubar o fogo dos deuses e entregá-lo aos homens, que puderam usá-lo para se aquecer, cunhar moedas, construir armas e subjugar os animais. A ação de Prometeu, no entanto, deixou Zeus furioso, e este decidiu vingar-se dos homens, de Prometeu e de Epimeteu.

Zeus convocou Hefesto para que ele fabricasse a mulher, conforme suas instruções, e o mito grego usa palavras pouco elogiosas para referir-se e essa criação. Segundo Hesíodo, Zeus fez a mulher para vingar-se de Prometeu e dos homens: “farei um mal, com o qual, então, todos se alegrarão no seu ânimo, o mal acolhendo”.|1|

A criação da mulher, chamada Pandora, contou com o auxílio de outros deuses, além de Hefesto. Afrodite deu-lhe graça e a habilidade de causar desejos; Atena deu-lhe a habilidade do artesanato; Hermes, uma mentalidade desonesta e a capacidade de enganar. Ela também foi colocada nas melhores roupas e com os melhores enfeites.

Como Pandora abriu a caixa?

Após sua criação, Pandora foi oferecida por Zeus a Epimeteu, irmão de Prometeu. Ao ver a beleza e graça de Pandora, o titã se esqueceu do conselho de Prometeu e recebeu o presente de Zeus. O conselho de Prometeu era que Epimeteu não aceitasse nenhum presente vindo de Zeus. Epimeteu casou-se com Pandora e teve uma filha com ela chamada Pirra. A partir desse ponto, os mitos gregos possuem diferentes versões.

Uma versão fala que Pandora foi dada a Epimeteu com uma caixa (também um presente de Zeus) que continha todos os males existentes; mas outra versão conta que a caixa pertencia ao próprio Epimeteu, estando guardada em sua casa. Pandora teria visto a caixa e, tomada pela curiosidade, aberto rapidamente o objeto, fazendo com que todos os males escapassem e se espalhassem pelo mundo.

Entre os males estavam as dores, as doenças, a inveja, o ódio, a vingança, a guerra, os vícios, a necessidade de trabalhar para sobreviver, entre outros. Esse evento marcou o fim de uma era de inocência e paz definida por Hesíodo como Era de Ouro.

Nota

|1| CHANOCA, Tatiana Alvarenga. O lugar do mito de Pandora nos poemas de Hesíodo: Teogonia 570-612 e Os trabalhos e os dias 54-104. Para acessar, clique aqui.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Caixa de Pandora"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/a-caixa-pandora.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Afrodite

Acesse o texto para saber mais sobre Afrodite, deusa grega da beleza, do amor, do desejo e da fertilidade. Veja como era o culto a essa deusa na Grécia.
Mitologia

Apolo

Acesse para conhecer a história de Apolo, um dos deuses mais famosos da Grécia Antiga. Veja algumas das histórias que envolvem essa divindade.
Mitologia

Deusa Atena

Você conhece Atena, a deusa grega da sabedoria? Conheça os principais atributos dessa divindade, bem como suas origens e como era o culto prestado a ela.
Mitologia

Hera

Clique no link para saber mais detalhes acerca de Hera, uma das mais importantes deusas da mitologia grega. Veja como era a adoração a Hera na Grécia Antiga.
Mitologia

Hércules

Acesse o texto e conheça um pouco sobre Hércules, famoso personagem da mitologia grega. Conheça suas origens e os 12 trabalhos que ele executou.
Mitologia

Medusa

Clique para aprender mais sobre a Medusa, ser monstruoso da mitologia grega. Conheça versões sobre sua origem e o mito da sua morte envolvendo Perseu.
Mitologia

Perséfone

Clique e aprenda quem foi Perséfone, deusa grega da agricultura, da vegetação e do submundo. Conheça a história do rapto de Perséfone por Hades.
Mitologia

Teogonia e a origem dos deuses gregos

Conheça as narrativas que compõem a Teogonia que trata da origem dos deuses e heróis da mitologia grega.
Mitologia

Zeus

Acesse para saber mais detalhes sobre Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Conheça a história da guerra que ele liderou contra os titãs.
Mitologia