Whatsapp

Distância entre dois pontos

Matemática

PUBLICIDADE

A distância entre dois pontos é o primeiro conceito aprendido e um dos mais importantes dentro da geometria analítica, considerando que outros conceitos dessa área derivam da ideia de distância entre dois pontos.

Leia também: Condição de alinhamento de três pontos

O que é distância entre dois pontos?

A distância entre dois pontos depende do lugar geométrico em que esses pontos estão localizados. Por exemplo, se dois pontos estão em uma reta, a distância é dada pelo módulo da diferença entre eles, veja:

  • Exemplo

Imagine a seguinte situação, em uma viagem, quando estamos passando por uma rodovia, temos algumas placas que marcam o quilômetro ou posição em que estamos naquele instante. Em um instante inicial passamos pela placa km 12, em seguida passamos pela placa km 68.

Para sabermos quanto andamos, é preciso considerar as duas placas: a do km 12 e a do km 68. Desse modo calculamos o módulo da diferença entre esses dois pontos para obtermos a distância percorrida, assim:

|12 - 68|=

|68 - 12| =

56 km

A rota desenvolvida por GPS é uma aplicação prática do conceito de distância entre dois pontos.
A rota desenvolvida por GPS é uma aplicação prática do conceito de distância entre dois pontos.

Distância entre dois pontos no plano cartesiano

Para determinar a distância entre dois pontos no plano cartesiano, é necessário realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Confira:

Note que na distância entre o ponto A e B existe uma variação tanto no eixo x quanto no eixo y, logo, a distância entre os pontos deve ser dada em função dessas variações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também que a distância entre os pontos é a hipotenusa do triângulo formado. Além disso, aplicando o teorema de Pitágoras e isolando o lado dab, temos:

Leia também: Generalidades sobre as equações da reta

Fórmula da distância entre dois pontos

A distância entre os pontos A(xa, ya) e B(xb, yb) é definida pelo comprimento do segmento representado por dab e tem medida dada por:

Como calcular a distância entre dois pontos?

Para determinar a distância entre dois pontos no plano, basta substituir corretamente os valores das coordenadas dos pontos na fórmula. Veja a seguir:

  • Exemplo

Calcular a distância entre os pontos P (-3, -11) e Q (2, 1).

Perceba que na fórmula devemos subtrair os valores das abscissas de cada ponto e, em seguida, elevar ao quadrado, e o mesmo deve acontecer com os valores das ordenadas. Assim:

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Sabendo que a distância entre os pontos A e B é de (raiz de 29) e que o ponto A (1, y_a) pertencente ao eixo O_x e B (-1, 5), determine y_a.

Solução:

Substituindo na fórmula de distância entre dois pontos, temos:

Como o ponto A pertence ao eixo X, então de fato y = 0.

Questão 2 – (UFRGS) A distância entre os pontos A (-2, y) e B (6, 7) é 10. O valor de y é:

a) -1

b) 0

c) 1 ou 13

d) -1 ou 10

e) 2 ou 12

Solução

Substituindo os dados do enunciado, temos:

Resolvendo a equação do segundo grau, segue que:

Resposta: Alternativa C 

 

Por Robson Luiz
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Distância entre dois pontos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/distancia-entre-dois-pontos.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Calcule a distância entre os pontos A e B, sabendo que suas coordenadas são A (2,5) e B (– 5, – 2).

Questão 2

Calcule o valor da coordenada x do ponto A (x,2) sabendo que a distância entre A e B (4,8) é 10.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Determinando a bissetriz dos quadrantes de acordo com a equação da reta.
Conheça a definição e a classificação dos cilindros. Formado pelo conjunto de segmentos de reta paralelos a uma reta dada, cujas extremidades são um círculo e um plano paralelo a esse círculo, o cilindro pode ter seu volume e área calculados. Clique e aprenda quais são as fórmulas usadas nesses cálculos.
reta, condição de alinhamento de três pontos, ponto, coeficiente angular, cálculo do coeficiente angular, igualdade dos coeficientes angulares, retas paralelas, retas coincidentes.
Descubra o que são cônicas, figuras geométricas planas obtidas pela intersecção de um plano com um cone de revolução. As cônicas conhecidas são: circunferência, elipse, parábola e hipérbole. Aprenda também as equações reduzidas e a definição básica de cada uma dessas figuras. Clique aqui e saiba mais!
Clique para aprender a calcular a distância entre dois pontos no espaço e para obter uma demonstração de sua validade.
Determinando a equação da reta.
A equação da circunferência depende da coordenada do centro e do raio, veja aqui como determinar sua equação reduzida. Confira nossos exercícios sobre o tema!
Conheça a equação da reta, entenda o que é coeficiente angular e coeficiente linear, bem como aprenda a encontrar a equação de uma reta qualquer.
Clique e veja como algumas equações são utilizadas para o cálculo da velocidade média de um veículo!