close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

As bissetrizes dos quadrantes

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O plano cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares que se cruzam na origem das coordenadas (0,0), estabelecendo quatro quadrantes. A intersecção perpendicular dos eixos forma ângulos de 90º.

No plano cartesiano, ao traçarmos uma reta, que passa pelo ponto (0,0) formando um ângulo de 45º com a abscissa (eixo horizontal), estamos dividindo um quadrante ao meio e determinando a sua bissetriz.

Podemos traçar as bissetrizes dos quadrantes de duas formas: bissetriz dos quadrantes pares e bissetriz dos quadrantes ímpares.


Bissetriz dos quadrantes ímpares

A bissetriz dos quadrantes ímpares é determinada por uma reta que intercepta o ponto (0,0) traçando as bissetrizes dos quadrantes I e III.


O coeficiente angular será igual a m = tg 45° = 1. Um dos seus pontos será (0,0) e todos os outros pontos pertencentes à reta b terão as ordenadas e abscissas iguais, por exemplo, (4,4), (5,5), (6,6), (7,7),... .

Considerando qualquer um desses pontos e o coeficiente angular igual a 1, podemos concluir que a reta que representa a bissetriz dos quadrantes ímpares terá - de acordo com os conceitos de Geometria Analítica - a equação fundamental: y – y0 = m (x – x0).
Substituindo o ponto (2,2), temos:

y – 2 = 1 (x – 2)
y – 2 = x – 2
y = x

Bissetriz dos quadrantes pares

A bissetriz dos quadrantes pares é determinada por uma reta que intercepta o ponto (0,0) traçando as bissetrizes dos quadrantes II e IV.



O coeficiente angular será igual a m = tg 135° = -1. Um dos seus pontos será (0,0) e todos os outros pontos pertencentes à reta b terão os valores das ordenadas opostos aos valores das abscissas, por exemplo, (4,-4), (5,-5), (6,-6), (7,-7),... .

Considerando qualquer um desses pontos e o coeficiente angular igual a -1, podemos concluir que a reta que representa a bissetriz dos quadrantes pares terá - de acordo com os conceitos de Geometria Analítica - a equação fundamental: y – y0 = m (x – x0).
y – (–2) = –1 (x – 2)
y + 2 = –x + 2
y = – x

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Analítica - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "As bissetrizes dos quadrantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/as-bissetrizes-dos-quadrantes-1.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual é o módulo de 29-32n?

Por Matheus Schmitt
Responder
Ver respostas

BOM DIA , EQUAÇAO ERRADA. ENVIADA POR MARCOS NOE.

Por Pedro Silva
Responder
Ver respostas

Estude agora


Equações Trigonométricas

Equações trigonométricas são equações (igualdades) que possuem pelo menos uma razão trigonométrica em que o...

Inequações modulares

Nesta aula vamos relembrar o que é módulo e faremos uma análise do significado de inequação modular....