Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Idade dos Metais

História Geral

PUBLICIDADE

Dentro da divisão dos períodos da Pré-História, a Idade dos Metais corresponde à sua última fase. Além de ser herdeira de todas as transformações ocorridas nos períodos anteriores, ela abriu caminho para o surgimento das primeiras civilizações da Antiguidade.

Trata-se de um período de transição e tem esse nome em função do uso dos metais na fabricação de armas e demais instrumentos usados no cotidiano. Foi nesse período que ocorreu o surgimento das primeiras cidades. A sociedade no final da Pré-História se organizava de forma complexa, com agricultores, pastores e o surgimento do artesão, que trabalhava com os metais. Os armamentos que tinham metais na sua fabricação foram as primeiras armas de guerra.

Leia também: O cotidiano da mulher pré-histórica

Principais características da Idade dos Metais

A Idade dos Metais começou por volta do ano 6 mil a.C., logo após o período Neolítico, quando os grupos que eram nômades se tornaram sedentários graças à agricultura. A última fase da Pré-História ficou marcada pela formação dos primeiros aglomerados urbanos. As aldeias agrícolas se transformaram em cidades por mérito do êxito nas colheitas e do aumento populacional.

Os instrumentos de pedra, tão úteis para os hominídeos nos primeiros períodos pré-históricos, foram substituídos por outros feitos de metal. O fogo ganhava uma nova utilidade: fundir e modelar o metal. O primeiro a ser trabalhado foi o cobre. Com o passar do tempo, outros tipos de metais foram utilizados, como o bronze e o ferro. Os instrumentos de metal foram empregados como armas de guerra e no trabalho cotidiano, como a caça, a pesca e na prática agrícola. O trabalho se tornava eficiente.

Desde o Paleolítico, primeiro período da Pré-História, que havia divisão do trabalho entre os grupos humanos. Na Idade dos Metais, a organização social tornou-se complexa. O uso do metal exigia trabalho qualificado. Surgiu a figura do artesão, responsável por extrair o metal da natureza e modelá-lo em armas, arado, entre outros.

As armas de metal intensificaram as guerras entre os grupos humanos. Dessa forma, a dominação de um povo sobre o outro, bem como a conquista de territórios e de cidades tornaram-se constantes entre as civilizações da Antiguidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Períodos da Idade dos Metais

  • Idade do Cobre

O cobre foi o primeiro metal encontrado pelos hominídeos, consequentemente o primeiro a ser utilizado na fabricação de armas e instrumentos. O cobre era martelado a frio e, com o passar do tempo, o fogo foi utilizado na fundição e modelagem. Além da confecção de armas, o cobre foi usado na fabricação de vasilhas e potes para armazenar a produção agrícola excedente. Como a produção agrícola aumentou nos últimos períodos da Pré-História, era preciso fabricar objetos resistentes para armazenar o que era colhido.

Machado feito de cobre. [1]
Machado feito de cobre. [1]
  • Idade do Bronze

Na busca pela formação de instrumentos resistentes, os metais encontrados eram misturados. O bronze é o resultado da mistura do cobre com o estanho. Esse metal é mais rígido e resistente do que o cobre e permitiu a confecção de instrumentos que resistissem ao tempo e garantissem segurança aos grupos em guerra com seus inimigos.

A rigidez do bronze garantia durabilidade aos objetos produzidos pelos hominídeos.
A rigidez do bronze garantia durabilidade aos objetos produzidos pelos hominídeos.
  • Idade do Ferro

O ferro foi o último tipo de metal utilizado pelos hominídeos durante a Pré-História. Tal qual os outros metais, o ferro foi utilizado na fabricação de ferramentas e armas de guerra. O diferencial é que a especificidade da técnica exigida para a fabricação do metal impediu a sua disseminação entre os grupos pré-históricos. Para se obter o ferro, era necessária sua fundição, remoção de impurezas e regulação da quantidade de carbono. O ferro só era utilizado após a aprendizagem da sua preparação.

Objeto feito com ferro durante a Idade dos Metais. [2]
Objeto feito com ferro durante a Idade dos Metais. [2]

A arte na Idade dos Metais

A metalurgia promoveu a última transformação da Pré-História. O uso dos metais favoreceu a confecção de ferramentas e armas mais resistentes e de maior durabilidade. Os soldados que iam para a guerra utilizavam armaduras e espadas feitas de metal. A fundição foi o principal meio de transformação do metal.

Veja também: Aspectos importantes sobre a arte na Pré-História

Vaso feito de ferro. [3]
Vaso feito de ferro. [3]

Resumo sobre a Idade dos Metais

  • A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas.

  • Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.

  • Com armamentos mais potentes e resistentes, em razão do uso do metal na fabricação, as guerras entre as tribos se tornaram constantes.

  • Os aglomerados agrícolas se transformaram em cidades.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - As características da Idade dos Metais são:

A) os hominídeos usavam pedra polida e eram nômades.

B) uso dos metais na fabricação de armas para guerra.

C) sedentarização dos grupos humanos.

D) os hominídeos viviam nas cavernas.

Resolução

Alternativa B. Os hominídeos utilizavam os metais como cobre, bronze e ferro para fabricar armamentos para a guerra, como lanças, escudos e armaduras. Com isso, os conflitos entre os agrupamentos se tornaram frequentes.

Questão 2 - Assinale a alternativa que corretamente aponta os metais usados pelos hominídeos no último período da Pré-História.

A) Ferro e manganês

B) Ouro e prata

C) Cobre e bronze

D) Prata e ferro

Resolução

Alternativa C. O primeiro metal utilizado pelos hominídeos foi o cobre. Com o passar do tempo, houve a procura por outros tipos de metal para atender à demanda do momento. O bronze foi muito útil na fabricação de ferramentas e armas resistentes.

Crédito das imagens

[1] National Archaeological Museum of Spain / Commons

[2] Miljananrt4217 / Commons

[3] Dosseman / Commons

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Idade dos Metais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-metais.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Os dados e polêmicas dessa manifestação do homem pré-histórico.
Clique para saber mais a respeito da arte na Pré-História. Entenda o que era, como era produzida, qual era o seu propósito e os principais exemplos conhecidos.
Pré-História, História, Teoria da História, Neolítico, Paleolítico, Nomadismo, domínio das técnicas agrícolas, criação do Estado, visão histórica preconceituosa.
Acesse e conheça mais sobre o Período Mesolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período da Pré-História e a sua produção artística.
Acesse o site e conheça mais sobre o período Neolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período, suas produções artísticas e atividades econômicas.
Acesse e veja quem eram e o que faziam os primeiros hominídeos. Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos no Paleolítico.
Descubra a origem dos primeiros povos africanos. Clique aqui!