Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Período Mesolítico

História Geral

PUBLICIDADE

O Período Mesolítico é um momento da Pré-História de transição entre os períodos Paleolítico e Neolítico. Correspondente aos anos 10 mil a 8 mil a.C., o Mesolítico foi marcado por transformações na vida dos hominídeos e na estrutura geológica e climática da Terra.

Por ser uma fase de transição, foi marcado pela transformação na vida humana e no ambiente ao redor. A produção artística do período marcou a presença da figura humana nos desenhos feitos nas paredes das cavernas.

Veja também: Idade dos Metais – o último período da Pré-História

Divisão do Período Mesolítico

O Mesolítico é dividido em duas fases:

  • Epipaleolítico: corresponde à fase final do Paleolítico e ao início do Mesolítico, sendo caracterizado pelo momento posterior à glaciação.

  • Protoneolítico: período final do Mesolítico e que antecede o Neolítico.

Características do Período Mesolítico

Por ser um período de transição, o Mesolítico marca as inúmeras transformações ocorridas na forma de viver dos hominídeos e na formação da Terra. Nesse período, o planeta sofreu alterações climáticas e geológicas que propiciaram um ambiente favorável para que os homens saíssem das cavernas e exercessem atividades na natureza. Com o fim do período glacial, quando a temperatura era baixa, o ambiente se tornou mais ameno.

Com o clima favorável, não havia mais a necessidade de os grupos humanos se deslocarem de um lugar para outro para se proteger das intempéries naturais. Isso favoreceu o início da sedentarização desses grupos, ou seja, a permanência em um único lugar para viver, o que seria comum no Neolítico, período que sucedeu o Mesolítico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi nesse período de transição que o Planeta Terra começou a adquirir as suas feições atuais, como a formação das florestas e desertos. A estabilidade geológica permitiu que os hominídeos se estabelecessem em um único lugar para viver, além de conhecer a terra onde habitavam, dando início aos primeiros cultivos de sementes. O uso do fogo favoreceu o desenvolvimento dos hominídeos ao preparar alimentos, espantar animais e se aquecer nos dias frios.

Mudanças do Período Mesolítico

Por ser um período de transição, o Mesolítico foi caracterizado por inúmeras mudanças, não apenas no meio ambiente, como também na forma como os hominídeos se organizavam e seus corpos mudavam com o passar do tempo. Veja algumas dessas mudanças a seguir.

  • Início do processo de sedentarização: uma das marcas do Período Neolítico é a sedentarização dos hominídeos, ou seja, os grupos humanos deixaram de se deslocar de um lugar para o outro e se fixaram em uma única região. Esse processo começou no Mesolítico, em razão da estabilidade geológica da Terra e da adaptação a esse ambiente.

  • Domesticação dos animais: os hominídeos perceberam que era possível usar animais de pequeno porte, como cachorros e galinhas, para o dia a dia, e não somente para se alimentar de sua carne.

  • Fim das glaciações: a transição do Paleolítico para o Mesolítico foi marcada pela glaciação, ou seja, o congelamento de grande parte da Terra. No Mesolítico, o clima se tornou ameno, favorecendo a saída dos hominídeos das cavernas e o mais amplo conhecimento do ambiente onde habitavam.

  • Descoberta e controle do fogo: o fogo favoreceu o cozimento dos alimentos, bem como foi utilizado para aquecimento em dias frios, espantar animais selvagens e fazer caçadas à noite. Além disso, os integrantes da tribo fortaleceram suas relações por conta da proximidade ao redor da fogueira acesa.

Os hominídeos começaram a se fixar em único lugar para morar durante o Período Mesolítico e iniciaram a construção das primeiras casas.
Os hominídeos começaram a se fixar em único lugar para morar durante o Período Mesolítico e iniciaram a construção das primeiras casas.

Economia e sociedade no Período Mesolítico

A produção agrícola se iniciou no Período Mesolítico, quando os hominídeos, habitando o mesmo lugar, puderam plantar e colher sementes. O artesanato foi outra atividade econômica que surgiu, com a produção dos primeiros objetos de cerâmica.

As relações sociais começaram a se tornar complexas, em virtude das transformações ocorridas na Terra e na vida dos hominídeos. Surgiram também os primeiros artesãos, que precisavam de uma formação específica para fabricar a cerâmica e armas mais afiadas que seriam utilizadas nas caças ou no ataque contra tribos inimigas. Em alguns grupos humanos, observou-se o aumento populacional.

Arte no Período Mesolítico

A produção artística desse período foi marcada pela representação de figuras humanas nos desenhos feitos nas cavernas. Com as transformações na anatomia, como o aumento do cérebro e o bipedismo, ou seja, andar com os membros inferiores, deixando os superiores livres para outras ações, a arte primitiva se aprimorou. Em vez de apenas desenhar os animais capturados ou que desejavam capturar, os hominídeos começaram a tentar reproduzir nas paredes das cavernas a sua imagem. Para saber mais sobre a produção artística desse período, leia: Arte na Pré-História.

A arte no Período Mesolítico foi marcada pelo aparecimento dos primeiros desenhos de figuras humanas nas paredes das cavernas.
A arte no Período Mesolítico foi marcada pelo aparecimento dos primeiros desenhos de figuras humanas nas paredes das cavernas.

Resumo sobre o Período Mesolítico

  • O Período Mesolítico corresponde aos anos 10 mil a 8 mil a.C. e foi marcado pela transição do Paleolítico para o Neolítico.

  • O Mesolítico é dividido em duas fases: Epipaleolítico e Protoneolítico.

  • As características desse período são: estabilidade geológica e climática da Terra, início da sedentarização dos hominídeos e estabelecimento das primeiras atividades agrícolas.

  • A economia e sociedade mesolítica foram marcadas pelas transformações do período, como os primeiros sinais de surgimento da agricultura e do artesanato, bem como o aumento populacional e o desenvolvimento de habilidades específicas.

  • A arte rupestre desse período apresentou uma novidade: o surgimento das primeiras figuras humanas nos desenhos feitos nas paredes internas das cavernas.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Assinale a alternativa correta que caracteriza o Período Mesolítico da Pré-História.

A) O Mesolítico é um período pré-histórico marcado pelo uso dos metais para a confecção de objetos do dia a dia e armas.

B) A caça, a pesca e a coleta de frutos são atitudes dos hominídeos que viveram no Mesolítico.

C) O Mesolítico é um período da Pré-História caracterizado por grandes transformações, como o uso do fogo e o início da sedentarização dos hominídeos.

D) No Mesolítico, os hominídeos surgiram na Terra e começaram o processo de adaptação ao meio ambiente.

Resolução

Alternativa C. O Período Mesolítico é caracterizado pela transição do Paleolítico para o Neolítico, quando ocorreram inúmeras transformações na vida dos hominídeos, bem como no Planeta Terra.

Questão 2 - (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

A) o aparecimento da linguagem falada.

B) a domesticação dos animais e plantas, isto é, o aparecimento da agricultura e do pastoreio.

C) o aparecimento da magia e da arte.

D) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental.

Resolução

Alternativa B. A domesticação dos animais e plantas e o aparecimento da agricultura e do pastoreio são características do Período Mesolítico, ou seja, da transição do Paleolítico para o Neolítico.


Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Período Mesolítico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/periodo-mesolitico.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para saber mais a respeito da arte na Pré-História. Entenda o que era, como era produzida, qual era o seu propósito e os principais exemplos conhecidos.
Veja como a descoberta dos metais transformou a vida dos hominídeos. Conheça os metais usados e seu uso nos combates durante a Idade dos Metais.
Acesse o site e conheça mais sobre o período Neolítico. Acompanhe as transformações ocorridas nesse período, suas produções artísticas e atividades econômicas.
Acesse e veja quem eram e o que faziam os primeiros hominídeos. Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos no Paleolítico.
A ocupação do território e as civilizações que se formaram no Brasil durante a Pré-História.