Whatsapp

O Terremoto no Haiti

Geografia

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de alta magnitude atingiu o Haiti, causando muita destruição e mortes.
PUBLICIDADE

O Haiti é um país localizado na América Central, sua extensão territorial é de 27.750 quilômetros quadrados, totaliza em seu território mais de 10 milhões de habitantes. Antiga colônia francesa, o país é a primeira república negra do mundo, sendo fundada em 1804 por antigos escravos.

Marcada por uma série de governos ditatoriais e golpes de estado, a população haitiana presencia uma guerra civil e muitos problemas socioeconômicos. O Haiti é o país economicamente mais pobre da América, seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,404 (baixo); aproximadamente 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia.

Além de todos esses fatores, o país passou por outra tragédia, dessa vez de ordem natural. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Diversos edifícios desabaram, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.

Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu a cerca de 10 quilômetros de profundidade, a 22 quilômetros de Porto Príncipe. Esse primeiro terremoto antecedeu outros dois de magnitudes 5,9 e 5,5. Esse fato promoveu grande destruição na região da capital haitiana, estima-se que metade das construções foram destruídas, 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil.

Mulher sendo salva dos escombros causados pelo terremoto
Mulher sendo salva dos escombros causados pelo terremoto

Entre os feridos e mortos, estão alguns brasileiros, o Brasil é responsável pelo processo de pacificação no Haiti, comanda mais de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem 1.266 militares no país. Uma semana após o terremoto, foram confirmadas 21 mortes de brasileiros, sendo 18 militares e três civis. Entre eles está a médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, médica pediatra e sanitarista, Zilda tinha 73 anos.

Esse terremoto agravou os problemas sociais do Haiti, várias pessoas estão utilizando as ruas como moradia com receio de outro tremor e a consequente derrubada das casas. Fato que realmente aconteceu no dia 20 de janeiro. Esse novo terremoto ocorreu no sudeste do país, a pouco menos de 60 quilômetros de Porto Príncipe, e derrubou algumas construções que estavam com as estruturas abaladas em consequência do tremor do dia 12 de janeiro.

A água potável, alimentação e remédios não são suficientes para suprir as necessidades da população. Com esse cenário, uma onda de saques ocorreu no país, além de confrontos pela aquisição de alimentos.

A Organização das Nações Unidas enviou tropas e ajuda humanitária, além de 17 equipes de busca e resgate. Uma haitiana, Hoteline Losama, após passar sete dias soterrada, foi salva por especialistas em resgate franceses, estadunidenses e haitianos, um dos integrantes do grupo de resgate disse que foi “uma bênção” ter retirado a moça com vida. A ONU anunciou que foram destinados 1,2 bilhão na ajuda ao Haiti.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Veja Mais:

Terremotos - Entenda as causas e consequências dos terremotos.

Os terremotos e seus efeitos - Fenômeno que produz elevados prejuízos financeiros e humanos. 

Terremotos e o homem - A convivência humana com os abalos sísmicos. 

Riscos de terremotos no Brasil - As possibilidades de ocorrência de terremotos no Brasil. 

As consequências do terremoto no Haiti
As consequências do terremoto no Haiti

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "O Terremoto no Haiti "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-terremoto-no-haiti.htm. Acesso em 22 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A respeito das características do Haiti, avalie as proposições a seguir.

I) Localizado na América Central, o Haiti possui mais de 10 milhões de habitantes.

II) Há vários anos a população haitiana está sob o comando de governos democráticos e abertos.

III) No passado, o Haiti foi colônia da França. Na atualidade, é uma república que foi fundada em 1804 por escravos.

IV) As questões sociais e econômicas do país tiveram sua gênese no terremoto de 2010, que provocou queda na qualidade de vida da população.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III.

b) I, II e III.

c) I, II e IV

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

Questão 2

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, provocando mais de 250 mil feridos, 1,5 milhão de desabrigados e mais de 200 mil mortes. Além desse terremoto, que outras ocorrências naturais agravaram ainda mais a situação da população haitiana?

a) Pouco tempo após o terremoto de 12 de janeiro de 2010, ocorreram outros abalos sísmicos de magnitudes acima de 5 na escala Richter.

b) A ocorrência de chuvas torrenciais e contínuas causaram alagamentos nas áreas já totalmente destruídas.

c) O desmatamento das áreas degradadas por pessoas que se aproveitaram da situação caótica do país.

d) O deslizamento de terras das áreas de relevo mais acentuado como consequência dos abalos sísmicos.

e) Após o terremoto de janeiro de 2010, o Haiti sofreu uma intensa seca prolongada que limitou a produção de alimentos.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Veja aqui a relação básica entre a primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia e os terremotos.
A história do primeiro país latino-americano que obteve a independência.
Clique aqui e conheça quais são os possíveis efeitos dos terremotos!
Confira aqui quais foram os cinco piores terremotos do planeta!
Entenda por que há tantos terremotos no Chile, além de conferir um esquema explicativo e o histórico dos principais abalos sísmicos do país.
Veja quais são as possibilidades de ocorrerem terremotos no Brasil.
Entenda como ocorrem os terremotos e as consequências desse fenômeno natural. Veja também os principais terremotos que aconteceram no mundo.
Clique e veja como se formam os terremotos no Brasil. Veja quais os maiores tremores registrados no país e seus efeitos. Entenda o funcionamento de um abalo sísmico.